“Eu não quero voltar sozinho”: retrato das descobertas adolescentes

Curta lançado em 2010 mostra a amizade – e o amor – entre Giovana, Leonardo e Gabriel

Antônio Pedro de Souza

Parte 1

            Leonardo e Giovana são amigos desde a infância. Ele, deficiente visual, tem nela apoio incondicional para as dificuldades do dia a dia. Ela enxerga nele a possibilidade de um grande amor juvenil. Até o dia em que Gabriel entra no colégio.

            O aluno novo mexe com os sentidos e sentimentos do casal de amigos de um jeito como nenhuma outra pessoa havia feito até então. Enquanto Giovana se vê dividida entre o antigo e o novo amigo, Leonardo experimenta uma sensação nunca antes sentida.

            Construído com delicadeza, o curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho” lançado em 2010, escrito e dirigido por Daniel Ribeiro, explora o filão dos filmes para adolescentes com uma abordagem totalmente nova: é sincero, verdadeiro ao mostrar os conflitos internos pelos quais os mais novos passam nessa fase da vida.

            Entre brincadeiras, estudos e a descoberta do amor, Leonardo, Giovana e Gabriel viverão momentos de muito aprendizado e autoconhecimento. O curta consegue dosar bem as cenas dramáticas com os momentos cômicos, sem debandar para o besteirol ou se fixar num dramalhão choroso e desnecessário.

            As atuações de Ghilherme Lobo (Leonardo), Tess Amorim (Giovana) e Fabio Audi (Gabriel) é um achado cinematográfico, ao lado, claro, do roteiro bem escrito e bem filmado de Daniel Ribeiro.

            Destaque para a divertida cena em que Leonardo explicar para Gabriel que “ser cego tem suas vantagens, já que as pessoas fazem mais favores pra você”, bem como para o final, em que Léo descobre o que havia acontecido em seu quarto.

            O filme tem um final alternativo, que comento em outro texto e virou um longa-metragem em 2014 com o mesmo elenco e o título “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s