“Fátima – A História de um Milagre” aquece o coração em tempos sombrios

Filme reconta a história da aparição de Nossa Senhora em Portugal

Antônio Pedro de Souza

            Trazendo à tona uma história já conhecida, “Fátima – A História de um Milagre” é um desses filmes que aquecem o coração em tempos tão difíceis. A história se passa em dois tempos: 1989 e 1917. No fim da década de 1980, Irmã Lúcia vive reclusa em um convento, quando recebe um jornalista e lhe reconta sua história: Em 1917, ela e outras duas crianças, Jacinta e Francisco, viram Nossa Senhora, nos arredores de Fátima, Portugal.

            Sem acreditar totalmente do que Irmã Lúcia diz, o repórter faz a pergunta que a religiosa ouviu a vida inteira: Por que a mãe de Jesus apareceria para apenas três crianças pobres, já que poderia ter se revelado a qualquer um em qualquer época? É aí que passamos a acompanhar o passado de Lúcia, sua relação com Jacinta e Francisco e as diversas aparições milagrosas que mudaram a realidade de muitas pessoas no começo do século XIX.

            Sem apelar para um didatismo desnecessário, o filme aborda a história já conhecida por boa parte dos católicos e acrescenta novos elementos que foram descobertos no passar dos últimos cem anos.

            A história emociona, cativa e conforta, sem exageros. Merece destaque a atuação das três crianças que representam os pastores que tiveram a visão da santa e, óbvio, a participação mais que especial de Sônia Braga (creditada como Sónia Braga) vivendo a já religiosa Irmã Lúcia na segunda fase do filme.

            A reconstituição da época é outro espetáculo: em especial no que se refere às peregrinações dos fiéis ao local da aparição e aos cenários da guerra. Ainda, o ceticismo dos poderosos, que é posto em xeque no decorrer da história.

            Um filme recomendado para os bons e maus momentos da vida.

***

Cotação por ossos: 10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s