UFMG: Gestão de Cultura é referência em encontro nacional

Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, vai abordar também o trabalho do fórum que reúne as instituições públicas brasileiras

RedaLumi

            O diretor de Ação Cultural da UFMG, professor Fernando Mencarelli, participará, nesta sexta-feira, 4 de dezembro, do Encontro Nacional Universidade e Cultura, em que será discutida a inclusão das instituições de ensino superior portuguesas no Plano Nacional das Artes. A iniciativa – que alia os ministérios da Cultura, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal – vem sendo implementada desde 2019 e visa fomentar a presença efetiva das artes em todos os segmentos da educação no país.

            Mencarelli vai apresentar a política da UFMG para a cultura e seus diversos espaços, o papel das universidades no plano desenvolvido para o setor na primeira metade dos anos 2010 e a rede nacional consolidada pelo Forcult, Fórum de Gestão Cultural das Instituições Federais de Ensino Superior.

           

O convite à participação da UFMG foi feito pelo comissário do Plano Nacional de Artes, o filósofo, professor e curador Paulo Pires do Vale. “Ele conhece muito bem o trabalho realizado na Universidade, que considera exemplar, visitou alguns de nossos equipamentos e ficou muito bem impressionado também com a parceria entre as instituições no Brasil”, comenta Mencarelli, que é professor da Escola de Belas Artes, na área das artes cênicas.

            O outro convidado estrangeiro do seminário virtual é Emmanuel Ethis, reitor da Academia de Rennes, na França. Sua exposição vai enfocar o programa Université, Lieu de Culture, por meio do qual o governo francês compreende e estimula o papel das universidades como agentes de difusão e experimentação cultural e artística, em diálogo estreito com o ensino e a pesquisa.

            Segundo Fernando Mencarelli, a participação das universidades no Plano Nacional de Artes de Portugal começa a ser estruturada numa segunda etapa da implementação da iniciativa. Estarão no encontro do dia 4 dirigentes das universidades do Porto –coorganizadora do evento, com o governo –, de Lisboa, de Coimbra, de Aveiro, do Minho e dos Açores, entre outras.   

            Saiba como participar do webinário: up.porto/casacomum

___

Fotos:

1 – Fernando Mencarelli: Raphaella Dias

2 – Exposição “Bonecos”, de Cecília Gália Costin: Flickr Cedecom UFMG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s