[CINEMA]: “O Poderoso Chefão 3” volta aos cinemas com cenas inéditas

Francis Ford Coppola reedita a terceira parte de uma trilogia icônica

Antônio Pedro de Souza

            Sim, 2020 não está para brincadeira! Mas pelo menos dessa vez, a notícia é boa: a trilogia “O Poderoso Chefão” acaba de ganhar uma nova roupagem! E não estamos falando de uma quarta parte ou de uma refilmagem, mas de uma poderosa reedição do filme que encerra a saga da família Corleone. Chega aos cinemas “O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte de Michael Corleone”.

            A reedição foi feita pelo diretor Francis Ford Coppola que agora  apresenta um novo corte, com novas cenas e novos desfechos. Na prática, o material que havia sido gravado há três décadas, mas que não fora utilizado na versão final, lançada nos cinemas e, posteriormente, em home vídeo.

            A nova versão trará som e imagem remasterizados, com as já citadas novas cenas e destinos diferentes para os personagens. Além disso, os espectadores ainda poderão conferir uma mensagem especial do diretor Francis Ford Coppola apresentando o gran finale da família Corleone.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

            Esta nova versão de ‘O Poderoso Chefão: Parte III’ atinge a visão original do diretor Coppola e do roteirista Mario Puzo para o final, que foi meticulosamente restaurada para uma melhor apresentação do último capítulo da saga dos Corleone, que é legitimamente vista como uma das maiores da história do cinema. “‘O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte De Michael Corleone’ é um reconhecimento do título de Mario, e também meu preferido, que retrata nossas intenções originais para o que se tornou ‘O Poderoso Chefão: Parte III’”, disse Coppola. “Para esta versão, reorganizei cenas tomadas e combinações musicais. Com essas mudanças, mais a filmagem e o som restaurados, esta é, para mim, uma conclusão mais apropriada para ‘O Poderoso Chefão’ e ‘O Poderoso Chefão: Parte II’ e estou grato a Jim Gianopulos e à Paramount por me permitirem revisitá-la”

            Coppola e sua produtora, American Zoetrope, trabalharam a partir de uma varredura de 4K do negativo original para empreender uma cuidadosa restauração quadro a quadro do novo filme e o original ‘O Poderoso Chefão: Parte III’. A fim de criar a melhor apresentação possível, a equipe de restauração da Zoetrope e da Paramount começaram procurando por mais de 50 tomadas originais para substituir as óticas de menor resolução no negativo original. Este processo levou mais de 6 meses e envolveu a peneiração de 300 caixas de negativos. A Zoetrope trabalhou cuidadosamente para reparar arranhões, manchas e outras anomalias, que não puderam ser tratadas anteriormente devido às restrições tecnológicas, enquanto melhorias foram feitas na mistura do áudio 5.1 original.

            Estes esforços minuciosos de restauração não foram imunes à pandemia do novo coronavírus. Na metade do projeto, todo o trabalho – mesmo a busca do negativo – foi realizado pela Zoetrope e pela Paramount remotamente. “O Sr. Coppola supervisionou todos os aspectos da restauração enquanto trabalhava na nova edição, assegurando que o filme não só tenha uma aparência e um som impecável, mas também atenda seus padrões pessoais e sua visão de direção”, disse Andrea Kalas, vice-presidente senior da Paramount Archives.

Confira um pouco dos bastidores aqui:

O PODEROSO CHEFÃO NA CCXP

            Nesta sexta, dia 4, na CCXP Worlds, a Paramount Pictures traz a partir das 21h um painel com o ator Andy Garcia, que interpretou o mafioso Vincent Mancini em ‘O Poderoso Chefão – Parte III’. O astro vai relembrar o filme que marcou sua carreira e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Vincent Mancini, sobrinho de Michael Corleone (Al Pacino). 

            No evento virtual, Andy Garcia vai relembrar o filme que marcou sua carreira e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Vincent Mancini, sobrinho de Michael Corleone (Al Pacino).  O painel também irá discutir a relevância da trilogia para o cinema, inspirada no Best Seller de Mario Puzo, que possui fãs apaixonados de todas as gerações. O público ainda poderá assistir a uma mensagem especial do diretor Francis Ford Coppola sobre o Director´s cut de ‘O Poderoso Chefão – Parte III’.

PROGRAMAÇÃO

            O filme ficará em cartaz nas seguintes salas:

São Paulo (SP): Cinemark Iguatemi, Cinemark Higienópolis, Cinépolis JK Iguatemi, Cinépolis Jardim Pamplona, Imovision Reserva Cultura de Cinema, Espaço Itaú Augusta, Espaço Itaú Pompéia, Kinoplex Itaim, Kinoplex Parque da Cidade.

Barueri (SP): Cinépolis Iguatemi Alphaville. 

Rio de Janeiro (RJ): Cinépolis Lagoon, Cinépolis Rio Design Barra, Espaço Itaú Botafogo, Kinoplex Rio Sul, Kinoplex Via Parque.

Niterói (RJ): Imovision Reserva Cultural de Cinema Niterói.

Brasília (DF): Cinemark Iguatemi Brasília, Espaço Itaú Brasília.

Belo Horizonte (MG): Cinemark Diamond Mall, Cineart Ponteio.

            Além disso, a partir do dia 8, poderá ser comprado ou alugado nas plataformas: NET NOW Claro, Sky, Apple TV, Google Play, Vivo, Oi, Xbox Video ePlayStation Store.

Confira o trailer aqui:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s