Programação “Memorial Vale”: Confira o que acontece neste fim de semana

Filmes, música e poesia estão em cartaz nas plataformas digitais do espaço

RedaLumi

            O Memorial Vale continua sua série de eventos culturais on-line. Neste fim de semana, tem exibição de filmes, apresentações musicais e saraus. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada pelas redes sociais e canal do Youtube do Memorial. Confira:

03/12 – FILME “PRESSÁGIO PARA TEMPOS E MUNDOS AINDA NÃO IMAGINADOS”, DE BRENO HENRIQUE

            No dia 3 de dezembro, quinta, às 19h30 horas, o Memorial Vale exibe o filme “Presságio para tempos e mundos ainda não imaginados”, de Breno Henrique de Almeida Rocha. No filme, um jogo de dispositivos e linguagens é acionado, com fotografias de família, textos, mensagens, registros do cotidiano provocado e tencionado agora por múltiplos processos de fabulação, que confluem em uma experiência fílmica que subverte a linearidade do tempo. O evento integra o projeto “Mostra de Filmes” do Memorial Vale.

            Breno Henrique é formado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA e Mestrando em Comunicação Social pela UFMG. Roteirizou e dirigiu o curta metragem “Como se o céu fosse oceano” vencedor do prêmio de melhor filme na mostra Competitiva Minas, do Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte Festcurtas BH – 2019.

04/12 – RECITAL DE FLAUTA COM RODRIGO FRADE

            No dia 4 de dezembro, sexta, às 19h30 horas, o Memorial Vale apresenta o recital de flauta com o músico mineiro Rodrigo Frade. Rodrigo vai tocar peças escritas originalmente para esse instrumento que englobam 300 anos de música, do Barroco ao século XXI. O evento integra o projeto “Contemporâneo”, do Memorial Vale.

            Flautista natural de São João del Rei (MG), Rodrigo Frade é doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

05/12 – CURTA METRAGEM ELÃ, COM YAN NICOLAS S.T.

            No dia 5 de dezembro, sábado, às 11 horas, o Memorial Vale exibe o curta metragem Elã, do artista plástico Yan Nicolas S.T., com duração de 7’55. O filme, feito em 2020, questiona quais os limites que existem entre realidade, ficção, e sonho. “Existem forças que nos movem para aquilo que mais desejamos, um impulso repentino, que nos tira de lugares de (des)conforto”, pergunta Yan. O evento faz parte do projeto “Mostra de Filmes” do Memorial Vale.

            Yan Nicolas é de BH, tem 22 anos e está estudando Artes Visuais (bacharelado, na habilitação em Desenho) na Escola de Belas Artes da UFMG. Participou de exposições coletivas, como “DERIVA XII” (2018), “Arquitetura da Paisagem” como convidado pela professora Eliana Ambrosio (2018), participou da “Farofa Gráfica” da VIII Semanária das Artes Gráficas, realizada no dia (2018), no Mama_Cadela, em Belo Horizonte, e fez parte da exposição “Desenho um traçado”, na galeria da Escola de Belas Artes UFMG (2019). Desenvolveu a oficina “Incentivo do processo da criação artística” selecionado pelo projeto de convivência da moradia da UFMG (2018). E participou como artista convidado da oficina de fotografia com câmera de celular, que fez parte do projeto “Territórios Populares/VAC 2020 Verão Arte Contemporânea” (2020).

05/12 – JUJU DO VALE FAZ BATE-PAPO MUSICAL

            No dia 5 de dezembro, sábado, às 19h30 horas, o Memorial Vale exibe o bate-papo musical entre o cantor e compositor Juju do Vale e o jornalista e poeta Vinícius Fernandes Cardoso. Eles apresentarão cinco músicas e um poema de de Juju do Vale, entrecruzadas por colocações variadas, em clima de descontração. O evento integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale.

            O cantor e compositor Juju do Vale desde 2014 mantém o Canal Juju do Vale, no You Tube. Em 2020 produziu CD independente, “Vou Seguir Em Frente”, com 17 faixas de músicas de motes variados, desde as que tratam das suas origens interioranas, mas também jocosas, satíricas e de duplo sentido, até românticas e animadas.

06/12 – ANGELUS, COM O PIANISTA RICARDO ITABORAHY

            No dia 6 de dezembro, domingo, às 11 horas, o pianista Ricardo Itaborahy apresenta “Angelus”, seu álbum autoral instrumental lançado em 2020. O trabalho retrata a face musical do compositor, com fortes influências do barroco e arranjos para piano solo. A apresentação integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.

            Ricardo Itaborahy (pianista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical) desenvolve uma brilhante carreira no cenário da música brasileira. Em 2018 recebeu das mãos do maestro Wagner Tiso o Prêmio “Revelação” após apresentar seu “Concerto de Piano” no Festival Internacional de Piano Solo. Pianista autodidata, toca desde os 3 anos de idade. Lançou os cds “Ricardo Itaborahy – Belafonte” e “Ricardo Itaborahy – Trino” compostos por composições de sua autoria, além de clássicos da música brasileira e do jazz universal em arranjos instrumentais modernos. Como pianista do Dudu Lima Trio, apresentou-se em shows nos mais nobres palcos do país. Gravou e lançou com o trio 11 cds e 6 dvds, e se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta, João Bosco, Emmerson Nogueira, o saxofonista canadense Jean Pierre-Zanella e o guitarrista norte-americano Stanley Jordan.

07/12 – SARAU DO MUTHA – MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE, COM IAN GUIMARÃES HABIB

            No dia 7 de dezembro, segunda-feira, às 19h30, o Memorial Vale apresenta o sarau literário do Museu Transgênero de História e Arte – MUTHA. A iniciativa é de Ian Guimarães Habib, que pretende criar o MUTHA como espaço cultural de criação e manutenção de arquivo sobre História e Arte trans do Brasil através da apresentação de ensaios literários-acadêmicos, palestras-performances, poesias e trechos de obras históricas. Integra o projeto “Sarau” do Memorial Vale.

            Ian Guimarães Habib é performer, escritor, pesquisador e professor transgênero (UFMG/UFRGS). Mestrando em Dança (CAPES/UFBA), com o projeto Corpos Transformacionais. Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas das transformações corporais e alterações de estados corporais. Criou e produz o @desmonteseminario e o ABCDário Desmonte, uma atividade pedagógica de extensão universitária em plataformas artísticas voltadas ao ensino de Raça, Gênero e Deficiência. Coordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA) e integrante do Gira e do Grupo Porra (PPGDAN). É Ativista em Direitos Humanos (Livres&Iguais/ONU) com foco em produções acadêmicas e empregabilidade cultural da população trans.

Acesse:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.instagram.com/memorial.vale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

___

Fotos:

1 – Filme “Presságios”: Breno Henrique

2 – Músico Rodrigo Frade: Jackson Godoi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s