Dez Mortes Impactantes no Cinema

No Dia de Finados, Projeto Lumi relembra cenas memoráveis da sétima arte
Antônio Pedro de Souza

            O Dia de Finados, celebrado neste 2 de novembro, é uma data marcada por homenagens aos entes queridos que não estão mais entre nós. Aproveitando a deixa, o Projeto Lumi resolveu vasculhar sua cinemateca e resgatar 10 momentos do cinema que fazem até o coração mais duro se derreter.

10ª – Murphy: Robocop – O Policial do Futuro (1987)

01 - A Morte de Murphy

            O filme é um clássico e o ponto de partida é trágico: a morte do policial Murphy, que futuramente seria transformado no Robocop, é uma das mais sangrentas e impactantes do cinema. As tomadas com os projéteis atingindo várias partes do corpo do policial são impressionantes em especial a que mostra a mão de Murphy sendo estilhaçada.

            Cena bônus: No mesmo filme, próximo do fim, é igualmente impactante a cena em que um dos criminosos bate o carro em um tanque de produtos tóxicos e literalmente derrete.

9ª – Arnie: Christine – O Carro Assassino (1983)

02 - A Morte de Arnie

            O melhor livro de Stephen King, que originou o melhor filme de John Carpenter não poderia ficar de fora desta lista. Em Christine, Arnie compra um carro possuído pelas forças do mal e, no fim, acaba morrendo pelo próprio carro, que parece “sentir” pelo que fez. A cena dramática é reforçada pela canção “We Belong Together”.

8ª – Marion: Psicose (1960)

03 - A Morte de Marion

            O livro de Robert Bloch que originou o filme de Alfred Hitchcock traz uma cena bem mais pesada, mas Hitch soube transformar a famosa cena do chuveiro em um dos assassinatos mais impactantes, sofisticados e lembrados da sétima arte. A trilha sonora de Bernard Herrmann acentua as facadas e os vários ângulos de câmera potencializam no público a vertigem sentida pela vítima.

7ª – Ana: Central do Brasil (1998)

04 - A Morte de Ana

            A morte da personagem é necessária para dar início à história de superação de Josué e Dora, mesmo assim, não deixa de ser impactante. Após escrever uma carta ao pai de Josué, Ana atravessa a rua e é atropelada por um ônibus. A cena do garoto olhando o corpo inerte da mãe é de cortar o coração.

6ª – Pam: O Massacre da Serra Elétrica (1974)

05 - A Morte de Pam

            Ela não foi a primeira vítima de Leatherface, mas foi o primeiro contato com a brutalidade do filme de Tobe Hopper. Depois que seu namorado leva uma marretada na cabeça, Pam vai investigar e encontra a “casa dos horrores” da família. Ao tentar escapar, é agarrada por Leatherface e pendurada num gancho de açougue! Enquanto agoniza, vê o corpo do namorado ser serrado! Como se não bastasse, é colocada em um freezer e achada mais tarde por seu amigo Jerry, que também sucumbe perante à família…

5ª – Sam: Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

06 - A Morte de Sam

            Assim como a morte de Ana em Central do Brasil, a de Sam é estritamente necessária para se contar a história, nem por isso deixa de ser triste. O rapaz está no auge de sua carreira como bancário e tem a vida amorosa encaminhada com Molly. Na saída de uma ópera, sofre uma tentativa de assalto e é baleado, morrendo na hora.

4ª – Pamela: Sexta-Feira 13 (1980)

07 - A Morte de Pamela

            A mãe do Jason infernizou a vida dos monitores do acampamento do Lago Cristal entre 1958 – um ano depois do seu filho se afogar – e 1980. Mas, desta vez, depois de matar muita gente, a psicopata encontrou seu fim de forma trágica: Alice pega o facão da assassina e o usa com toda sua força. A cabeça de Pamela voando pelos ares enquanto esguichos de sangue saem do seu pescoço é um dos melhores momentos deste clássico oitentista.

3ª – Homem de Ferro: Vingadores Ultimato (2019)

08 - A Morte do Homem de Ferro

            O blockbuster da Marvel encerrou um ciclo de 22 filmes com uma história sobre amizade e sacrifício. E a morte de Tony levou muita gente às lágrimas.

2ª – Mufasa: O Rei Leão (1994)

09 - A Morte de Mufasa

            Mesmo sendo um desenho animado, duvido você não ter chorado com a morte do primeiro Rei Leão. Principalmente quando Simba o vê caído no chão e o chama: “Pai! Levante! Temos que ir pra casa!” É desolador!

1ª – Jack: Titanic (1997)

10 - A Morte de Jack

            A pergunta a ser feita não é se caberiam os dois (Jack e Rose) na porta, mas se a porta suportaria o peso dos dois sem virar. E isso foi mostrado no filme de James Cameron. O fato é que Jack salva a vida de Rose em vários momentos e, após o naufrágio do transatlântico Titanic, tem sua “missão cumprida”, morrendo congelado no meio do Oceano Atlântico. O instrumental de “My Heart Will Go On” tocado no momento em que Rose descobre o destino do seu amado ajuda a potencializar a carga dramática da cena, que se tornou uma das mais memoráveis do cinema.

***

Mortes bônus na TV:

3ª – Terry: 24 Horas – 1ª Temporada

01 - Terry Bauer

            A esposa de Jack Bauer sofreu bastante durante os 24 episódios da primeira temporada de 24 horas e acabou tendo um fim trágico: foi morte por Nina com um tiro na barriga. Foi ainda mais trágico por estar grávida.

2ª – Charlie: Lost – 3ª Temporada

02 - Charlie

            O músico viciado conquistou os fãs da série ao longo dos 72 episódios em que esteve presente (mais da metade da série, que fechou com 120). E, embora Desmond pressentisse sua morte desde o começo da temporada, o público ainda sonhava com um erro das previsões, mas os roteiristas foram inflexíveis: Charlie morre afogado no fim do último episódio da terceira temporada e como legado deixa a frase “apocalíptica”: “Não é o barco da Penny.”

1ª – Fred: Mulheres Apaixonadas (2003)

03 - Fred

            O penúltimo capítulo de “Mulheres Apaixonadas” trouxe uma cena impactante para os fãs: a morte do estudante Fred. Apaixonado pela professora Raquel, Fred passa a ser ameaçado pelo ex-marido dela, Marcos. Os embates são constantes e no fim, o vilão sequestra o rapaz e passa a chantagear a ex. Para poupar a vida de Raquel, Fred toma uma atitude drástica: toma o volante das mãos de Marcos, que perde o controle do carro e o veículo cai de um penhasco no mar. Fred e Marcos morrem na queda, mas o corpo do vilão não é encontrado. No fim do último capítulo, durante a cerimônia de formatura no colégio, Raquel revela a todos que está grávida de Fred. Final poético…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s