Formulário pode ser preenchido no site da fundação até o dia 7 de julho
RedaLumi
A Fundação Clóvis Salgado está com inscrições abertas para o VII Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para participar, os interessados devem preencher o formulário on-line disponível no site da fundação (clique aqui para acessar). Na sequência, o candidato deve enviar a documentação exigida para o e-mail jovens.solistas@appa.art.br. As inscrições são gratuitas e podem participar candidatos que se enquadrem nas seguintes categorias:
Instrumentista: ter até 25 anos completos até 7 de julho de 2019;
Jovem Regente: é necessário que o candidato tenha até 30 anos completos até 7 de julho de 2019;
Canto: devem ter até 35 anos completos até 7 de julho de 2019.
As audições acontecerão de 12 a 14 de julho.
PREMIAÇÃO
Como prêmio, os vencedores participarão das edições especiais das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto, com regência de Roberto Tibiriçá, ao lado da Orquestra Sinfônica. As apresentações serão realizadas no Grande Teatro do Palácio das Artes, em 23 e/ou 24 de julho.
O jovem regente selecionado que passar pelas três fases eliminatórias regerá a obra Abertura-Fantasia Romeu e Julieta do compositor russo Tchaikovsky, nos concertos de premiação. Um diferencial da modalidade Jovem Regente é a avaliação dos músicos da OSMG na fase final do concurso, em que cada candidato ensaiará a Orquestra por 30 minutos, e os membros decidirão qual o jovem regente será o vencedor.
Na modalidade Instrumentista, o concurso é destinado aos seguintes naipes: Cordas (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Violão e Piano), Madeiras (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote) e Metais (Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba). O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição, sendo uma de escolha própria e outra selecionada entre os títulos disponibilizados pelo edital. A modalidade Canto, contempla os registros vocais de: soprano, mezzosoprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição: uma canção e uma ária de ópera, ambas a serem escolhidas pelo candidato.
Já a modalidade Jovem Regente, destina-se a alunos que estejam cursando a matéria em alguma universidade ou estudando com algum professor de reconhecida experiência. O candidato deverá comprovar uma das duas situações e demonstrar preparo suficiente para desenvolver as atividades das provas eliminatórias.
A banca de avaliação para todas as modalidades terá como presidente o maestro Roberto Tibiriçá. Regente da OSMG nos anos de 2010 a 2013 e titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música, o maestro foi, também, vencedor do prêmio de Jovem Regente da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos anos de 1983 e 1984, onde passou a ser o Principal Regente-Convidado, atuando por quase 18 anos ao lado do Maestro Eleazar de Carvalho, criador do Concurso de Jovem Regente da Osesp. Em 2010, o maestro sugeriu o concurso em igual formato para a Fundação Clóvis Salgado.