Poemas do escritor foram gravados por diversos artistas
RedaLumi
Acontece neste domingo, 16/06, o lançamento do projeto “Poemacast”, do escritor Pedro Muriel. Para apresentar o projeto, o poeta mineiro criou um espetáculo onde funde artes visuais, teatro, dança, música e poesia. O show começa às 11h, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia – BH). A entrada tem preço único de R$15,00.
O espetáculo utiliza 20 poemas e um elenco eclético para construir narrativas e entrelaçar várias linguagens artísticas ao novo conteúdo poético de Pedro Muriel. Com duração de 45 minutos, o resultado é de uma mostra, ou de um espetáculo audiovisual focado em produzir significados e expandir a obra do autor. No palco, juntam-se a Pedro Muriel: Lula Ribeiro, Daniela Zuppo, Joana Ribeiro, Clara Assumpção e Iara Machado. Além da presença em áudio descrições de Leila Ferreira, Luis Melo, da irmãs Tamara, Laura e Marina Helena Klink, Suely Machado, Marcella Gózzi, Pablo Borges, Cláudio Fraga, Carolina Pimentel, Chico Mendonça, Elba Oliveira, Raquel Alvarez, Daniela Tameirão e Rafaela Reis, todos integrantes do projeto POEMACAST.
“O objetivo do PoemaCast é celebrar o encontro entre pessoas e literatura e compartilhar poesia”, diz o poeta.
PROCESSO:
Para a primeira temporada do PEDRO MURIEL POEMACAST, a curadoria formada por Pedro Muriel, André Martins Cardoso, Leonardo Martins Cardoso, Anderson Alves e Roberta Muriel, reuniu textos do poeta, dividindo-os em dois grupos, sendo a primeira parte do acervo literário de seus dois primeiros livros Proesia e JOTAPEDROMURIELBORGES Numa Esquina dos Trópicos, lançados em 2017 e 2018, respectivamente, e a segunda textos inéditos.
Em seguida à seleção dos poemas, o projeto convidou 55 pessoas (anônimos, poetas, amigos e admiradores de Pedro Muriel) que receberam poemas previamente escolhidos e foram convidados a interpretar a obra do autor registrando as suas vozes em trechos áudio recitados. Seguindo o propósito inicial de conectar pessoas e compartilhar poesia, todo esse conteúdo foi publicado diretamente no Spotify. Atualmente, a plataforma de audiostreaming possui cerca de 140 milhões de usuários e está presente em mais de 60 países.
“Em 2018, quando minha amiga Suely Machado colocou o poema em um espetáculo de dança da sua Companhia, o Grupo Primeiro Ato, nasceu algo novo, algo importante. Foi o despertar de um desejo de democratizar e libertar minha poesia, utilizando tecnologia, audio, celulares e pessoas. Com um universo todo na cabeça, reunimos um acervo de textos inéditos e outros de livros já publicados por mim. A partir disso, reunimos amigos e amantes da arte para estruturar um novo projeto que se apropriasse desse tipo de narrativa. O POEMACAST em sua arrebatadora ação colheu 60 registros de vozes que ressignificaram tantas coisas e que agora estão disponíveis na web, via rede social Spotify para todo o mundo”, conta Pedro Muriel.
NA WEB:
https://www.instagram.com/pedrohmurielbertolini/
https://www.facebook.com/pedro.m.bertolini