Quando for assistir Super Mario Bros. o Filme, esqueça o clichê da princesa em perigo, que precisa ser salva. Vá também sem muitas expectativas, pois lhe garanto que a experiência será recompensadora. Diferente do filme em live action feito em 1993, Super Mario Bros chegam os cinemas no formado de animação voltada para todo a família, fãs do jogo e para aqueles que nunca tiveram contato com o game.
A história começa fincada na realizada do nosso mundo atual, mas especificamente na cidade de Nova York, no Bairro do Brooklyn, no qual os dois irmãos enconadores Mario (Chris Pratt) e Luigi (Charlie Day) resolvem abrir o seu próprio negócio. Mas após tudo dar errado no seu primeiro trabalho, Mario vê nos encanamentos de subterrâneos de sua cidade a oportunidade de se redimir e levar a sua empresa ao sucesso.
É nesse momento que somos transportados para Mushroom Kingdom fantástico da Princesa Peach (Anya Taylor-Joy) e seus súditos. É nesse mundo também que reside o vilão Bowser (Jack Black), ou Rei Koopa Líder supremo dos Koopas, juntamente com arquipélago DK onde residem Donkey Kong (Seth Rogen) e seu pai Cranky Kongi (Fred Armisen).
Arisco a dizer que essa seja a adaptação mais fiel de um videogame para o cinema. Os diretores Aaron Horvath e Michael Jelenic juntamente com o roteirista Mathew Fogel optaram por manter uma história simples sem grandes reviravoltas. A impressão que fica é que ao longo dos 92 minutos de duração do filme, assim como no jogo, estamos passando de fase a medida que novos elementos do enredo e personagem nos são apresentados.
Voltando a Princesa Peach, diferente do jogo, no longa ela é muito mais poderosa e destemida. Não só toma para si a responsabilidade de salvar o seu reino com vê em Mario a oportunidade ter um aliado confiante e destemido a seu lado. Peach toma para si o protagonismo e ação de angariar mais aliados para sua luta. Luigi também tem um papel importante na trama. Aqui ele não né somente ajudante e companheiro de Mario nas missões, é também uma peça importante para o desenvolvimento da narrativa com um todo.
Super Mario Bros. o Filme é aquele quentinho no coração de uma geração que cresceu jogando o videogame, mas também consegue encantar e cativar uma nova geração de gamers. Fique até o final da exibição, pois há cenas pós-créditos que se tudo der certo Super Mario Bros. o Filme pode ter uma continuação.