LARICA TOTAL: Especial de 10 anos

Marcos Tadeu

A onda de reencontros, episódios especiais nunca ficaram tão em alta nos anos 2021 e 2022. Tivemos grandes produções como Friends, Harry Potter e até na música como Sandy e Júnior, Rouge que apostaram em voltar com a nostalgia de seus sucesso para o grande público. Pensando nisso em mais um programa de TV, o “Larica Total” que fez um grande barulho nos anos 2008 a 2012 no Canal Brasil, decide retornar 10 anos depois em um episódio especial, no dia 19 de Fevereiro as 21h

O Episódio Especial

O Episódio acontece de maneira bem orgânica, começando de quando Caito Maintner manda um e-mail para sua equipe querendo encerrar o ciclo do programa em 2012 e o que levou a isso. É visível em suas falas como o cansaço de cair na rotina, a dedicação do apresentador e toda logística para ficar a frente das câmeras do programa mostra um certo desgaste. É interessante como cada um conta a sua versão de como enxergou esse e-mail e como isso sucedeu.

Sem dúvida o grande mote para esse episódio acontecer é como Paulo agora decide voltar ao Larica e encarar tudo de volta após 10 anos, o contato com cada amigo da equipe e de como aquilo poderia ser positivo ou negativo para eles

A narrativa assume um tom mais documental que explora parte do que foi o programa na época e como cada um está hoje em dia, os desafios, as ideias, a construção desse programa nos bastidores e como cada um da equipe levou não só a forma de fazer o programa mas sim de como bons amigos que se tornaram.

O que mais se destaca nessa composição do programa é que por ser um programa de retorno, o humor ácido e sarcástico é o tempero e está mais acentuado do que nunca. O alinhamento com a equipe de produção entre o apresentador Paulo de Oliveira, Caito Mainier, Felipe Abrahão e Leandro Ramos dão uma sinergia e uma energia muito boa para o que irá se tornar.

Finalmente chegamos ao episódio, o prato da vez do Chef é “Dedo no Cozido e gritaria” Paulo ainda esta mais rápido em suas piadas, na forma como  fala dos ingredientes e principalmente na forma de fazer o prato, é impossível não ver o programa e não dar boas risadas além de ficar com agua na boca. A volta após 10 anos foi uma ótima ideia de Paulo e concluída com sucesso, será que vai rolar mais outro episódio especial de 20 anos? Sem dúvida o saldo é muito positivo e queria mais uma nova temporada aproveitando toda a vibe desse reencontro

“Larica Total” estreou no Canal Brasil em 2008 e ficou no ar até 2012. Foram três temporadas, totalizando 74 episódios, nos quais foram preparadas receitas que se tornaram clássicos como o Frango Total Flex, o Sushi de Feijoada, Moqueca de Ovo, Churros de Aipim, Tortilha de Batata Blade Runner e o Ovo de Páscoa Natalino. A série tornou-se rapidamente um sucesso de audiência do canal mostrando o solteirão Paulo de Oliveira preparando pratos simples e sem muita técnica, com ingredientes acessíveis – numa pegada completamente diferente dos outros programas de gastronomia da TV paga.

“O ‘Larica’ foi um divisor de águas no Canal Brasil. Um programa pioneiro na TV brasileira, que ampliou muito o horizonte e o alcance do canal, trazendo um público mais jovem. O programa tem o DNA do Canal Brasil, reforçando conceitos que sempre foram importantes para a gente, como a irreverência e uma boa dose de transgressão. Todos os envolvidos no projeto – Paulo, Caito, Leandro, Felipe, Terêncio, Adriana, entre outros – são parceiros de longa data que sempre tiveram total liberdade de criação, e a química e o talento inesgotável deles sempre resulta em algo muito bom. Trazê-los de volta 10 anos depois é uma alegria imensa. Esse especial já nasce emblemático!”, afirma André Saddy, diretor-geral do Canal Brasil

Coletiva de Imprensa

No dia 15/02 foi realizada uma coletiva de imprensa em que jornalistas  equipe refletiu sobre o voltar a fazer o programa, das coisas não derem certo, se o humor ainda vão estar no mesmo tom  para o “LARICA TOTAL” VOLTA AO CANAL BRASIL EM ESPECIAL 10 ANOS APÓS SUA ÚLTIMA TEMPORADA. Confira alguns destaques do que foi dito na coletiva.

O Larica sempre foi uma vontade do público de retornar: “O que ficou claro para mim depois que gravamos, o documentário e o episódio. O Larica Total nunca foi substituído, ele inspirou dezenas de outros programas não só de culinária e pela anarquia mas não foi substituído, alguma coisa nós fizemos, prova disso é a #voltalarica” afirma Paulo de Oliveira.

O cansaço de Paulo por estar a frente das câmeras. “ Em Maio gravamos o Total Flex 1 e 2, e  eu amava aquela cozinha, o apartamento era fodidinho mas era ótimo. A primeira temporada foi muito bom, não sabíamos o que ia dar e a cosia estourou, com o tempo, eu fui ficando cansado, eu fui ficando escravo daquela energia, eles iam embora, a cozinha não podia reformar nem nada e Felipe danado começou a fazer uns takes na sala e de repente aquele apartamento todo era um personagem, o único lugar que eu poderia ficar era em cima daquele telhado lá e mesmo assim gravamos uns 3 episódios lá. Engraçado contar hoje mas naquela época para mim aquilo tudo foi ficando muito difícil e eu amava aquilo conta Paulo de Oliveira.

O formato e criação do Larica como programa original: “A ideia de se cozinhar com um solteiro sempre existiu mas ao mesmo tempo sempre teve uma coisa muito nossa e se a gente fizesse um programa que mostrasse um solteiro cozinhando com o que tem, “isso já existe”, “já foi feito” eu sei que o Larica é único, porque ninguém nunca vai fazer da nossa forma. A ideia mesmo surgiu do Tenencio e da Dri que tiveram a ideia, eu não queria aparecer.

O público do Larica era universitários– “Esse público novo eu não chego nele, ou eles não chegam em mim, o que eu sinto é que tem uma galera que era público naquela época “Você não conhece o Larica? É muito incrível” Eu sinto que tem uma galera meio órfã, nós fizemos um financiamento coletivo  e a galera tava ávida, eu lembro que o público do Larica, universitários.

Larica Total especial de 20 anos? Nova temporada? Um longa Metragem? Caito Mainier, Felipe Abrahão e Leandro Ramos afirmam que já tem um argumento mas que ainda é preciso ver como será a reação do público e ir com calma.

O Larica Total e  a diversidade. A gente é fruto do nosso tempo, sempre. Naquela época gostávamos de falar as coisas que pensávamos e o Larica sempre teve uma coisa de união, de englobar todo mundo sem se preocupar. O Paulo tinha essa coisa de “gatinho, gatinha, trans” qualquer um, para ele era de inclusão, o Larica sempre teve a coisa de trazer todo mundo para  dentro para uma grande festa, grande alegria porque a culinária também tem dessa coisa. Acho que hoje, 10 anos depois tem coisa que não nos cabe dizer, porque não é nosso lugar de fala, já existem essas pessoas que falam bem e lutam por essas coisas com propriedade. O Larica sempre foi inclusive nesse lugar, de ouvir que as pessoas são diferentes.

Confira a galeria de fotos* do especial:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s