“Ainbo – A Guerreira da Amazônia” mescla entretenimento e conscientização

Filme é a única estreia infantil para o período do Dia das Crianças

Antônio Pedro de Souza

            Distribuído no Brasil pela Paris Filmes (Crepúsculo, Detetives do Prédio Azul), “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” é uma divertida e comovente aventura animada co-produzida por Peru, Holanda e EUA. O filme dirigido por Richard Claus conta a história da jovem Ainbo, de treze anos, natural de uma tribo da floresta amazônica.

            Acompanhada de seus amigos animais Motelo Mama (uma tartaruga, que simboliza o grande espírito da floresta), Dillo (um tatu) e Vaca (uma anta), a garota adentra a floresta para impedir a devastação inconsequente realizada pelos povos “civilizados”. Paralelamente à luta contra o garimpo ilegal de ouro e outras práticas que colocam a floresta em perigo, Ainbo precisa lutar contra o espírito sombrio de Yacaruna.

            A garota, aos poucos, vai percebendo a importância da amizade e de se ter como aliados os animais já citados. É também um filme sobre amadurecimento (vide a idade da protagonista), autodescobertas e mesmo intercâmbio cultural, já que somos levados a conhecer os costumes de povos que habitam a nossa mais famosa floresta.

            Com uma animação bem caprichada, o longa enche os olhos do espectador e é repleto de cores vivas e passagens marcantes e divertidas. Há uma dosagem certa entre o drama, o humor e, óbvio, a mensagem ambiental que se deseja repassar para quem o assiste.

            Em tempos de tantos descuidos com um dos maiores bens naturais do mundo, “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” é um alento em transmitir um pedido de socorro para a Amazônia.

            Curiosamente, em época de reabertura dos cinemas, o desenho é a única opção infantil disponível nesta época do ano, em que se comemora o Dia das Crianças. Uma grande pedida, para um grande público.

***

Cotação por ossos: 10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s