Livro-Reportagem “Não Tenho Pai, Mas Sou Herdeiro” será lançado neste sábado em Belo Horizonte

Com distribuição gratuita, será preciso fazer agendamento para participar do lançamento da obra

RedaLumi

            O livro “Não Tenho Pai, Mas Sou Herdeiro: Histórias e Registros de Paternidades Ausentes” será lançado neste sábado, 21/11, das 10h às 15h, na Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – Belo Horizonte). Por causa da pandemia de COVID-19, será preciso agendar horário para participar do lançamento, que terá distribuição gratuita da obra. O agendamento pode ser feito através deste formulário online. O uso de máscara durante o evento é obrigatório.

            Mais de cinco milhões de crianças no Brasil não tem o nome do pai da certidão. Isso sem contar os adultos e aqueles que, mesmo carregando o sobrenome paterno, não tiveram pais presentes. Apesar de comum, por que falar sobre essa ausência ainda parece ser tão difícil? Essa foi uma das perguntas que motivou a idealização do livro-reportagem Não tenho pai, mas sou herdeiro: histórias e registros de paternidades ausentes pelas jornalistas Alice Machado e Isabelle Chagas, e que chega, agora, ao público de Belo Horizonte. A reportagem é composta de entrevistas, cartas, depoimentos e textos informativos sobre o tratamento que é dado ao assunto na Justiça. Além disso, traz dados inéditos sobre a realidade brasileira, que atestam que o país é um dos líderes nos rankings de abandono paterno. Em 2011, 66% de todos os mandados de prisão de Minas Gerais corresponderam ao não pagamento de pensão alimentícia, sendo que apenas 36,5% desse total foi cumprido. Nos anos posteriores, esse percentual foi ainda mais baixo: 2013 contabilizou 24,5% dos mandados cumpridos, enquanto em 2016 só 27% foram concretizados. O projeto nº 1006/2017 foi aprovado no Edital da Lei de Incentivo à Cultura (2017) oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016), tem patrocínio da Cardiesel e da MGS e apoio da Quixote Livraria e Café.

            Para garantir segurança e organização ao encontro, a cada hora serão admitidas apenas 15 pessoas. Por isso, é muito importante que todos os interessados façam o agendamento e não se atrasem. O uso de máscara é obrigatório e pedimos que, caso quem se inscreveu tenha quaisquer sintomas relacionados à Covid-19, entre em contato conosco pelo livro.naotenhopai@gmail.com e não compareça.

___

Foto: Isabelle Chagas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s