“É hora da onça beber água”, de Froiid, entra em cartaz na Galeria Genesco Murta

Espaço integra o circuito Palácio das Artes

RedaLumi

            Entra em cartaz nesta quinta-feira, 19/11, na Galeria Genesco Murta (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro-BH), a exposição É hora da onça beber água , de  Froiid (1986). A mostra venceu O Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais (antigo edital de Ocupação da Fundação Clóvis Salgado) e configura a primeira exposição individual do artista no Palácio das Artes. Graduado em Artes Plásticas, o artista possui enfoque em trabalhos que relacionam arte e o espaço urbano. Pela FCS, Froiid já exibiu nas mostras Leilão de Arte 1,99 (2014); Noite Branca (2012); e Grafitti sem Limites (2011), possuindo diversas outras exposições coletivas e individuais. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até 31/01/2021, de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h e aos domingos das 17h às 20h. Seguindo os protocolos de segurança, serão permitidas até 7 pessoas por vez na galeria. 

            É hora da onça beber água traz para a Galeria Genesco Murta uma mesa de bilhar de 13 metros, contendo quatorze bocas e trinta bolas, configurando uma plataforma interativa que torna o espectador parte fundamental da obra. Os sons da mesa serão amplificados por microfones e alto-falantes, criando uma atmosfera acústica e sensorial, e as paredes da galeria, pintadas na cor vermelha e verde, remetem às pinturas dos comércios e bares populares.

            O site specific também conta com dois quadros, onde os visitantes/jogadores poderão marcar e enumerar com giz o placar do jogo. Um suporte para os tacos também estará presente na parede, como nos tradicionais espaços de sinuca. Ao fundo da galeria, dois vídeos serão exibidos de forma contínua, com filmagens de jogadores profissionais de sinuca interagindo com a mesa exposta na galeria.

            Segundo o artista, a proposta é remodelar as experiências do jogo e cunhar uma experiência interativa e imersiva. “Busco criar outras possibilidades dentro da arte relacional, suspendendo as regras comuns e propondo diversas relações com o jogar, seja por escape da realidade, subversão da lógica ou crítica aos próprios mecanismos do jogo”, explica Froiid. “Dessa forma, se estabelece uma ampliação física, estética e sensorial da experiência”.

            O trabalho apresentado no Prêmio possui relação com os jogos de futebol de prego (petelecos) desenvolvidos pelo artista a partir de 2014. Nesse trabalho, Froiid propõe novas configurações geométricas dos campos, que, como na exposição inédita, permitem inúmeras possibilidades de interação. Ainda segundo Froiid, “a mostra rememora as propostas de arte neoconcretistas, onde buscava-se promover um modo diferenciado de relações com o observador. O público, que agora é partícipe, constrói seu próprio jogo de modo colaborativo: eles devem discutir o que é ou não é permitido, de forma livre e mutável, criando suas próprias regras e objetivos”.

___

Serviço:

Exposição É HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA, de Froiid

Local: Galeria Genesco Murta (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro)

Período expositivo: 19 de novembro de 2020 até 31 de janeiro de 2021

Horário de visitação: quinta-feira a sábado, das 12h às 20h

                                     Domingos, das 17h às 20h

Lotação: Sete pessoas por vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s