Agenda Cultural – Terça-Feira, 10/09/2019

Confira as atrações culturais em Belo Horizonte nesta terça-feira
RedaLumi

Coral Lírico de Minas Gerais interpreta repertório sacro na série Sarau Lírico

Local: Hall de Entrada do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – BH)

Horário: 12:00

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

            O Coral Lírico de Minas Gerais interpreta composições do repertório sacro do século XX. Com regência do maestro convidado Hernán Sánchez e acompanhamento de Fred Natalino, o repertório da apresentação reúne grandes obras de Moses Hogan, Randall Thompson, Roberto Delgado e Mark Hayes. Esse evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

            O programa tem início com a obra Choose Something Like a Star, de Randall Thompson. A composição é inspirada no poema do norte-americano Robert Frost. No texto, o eu lírico interroga as estrelas impassíveis, a respeito de significados existenciais, em grau crescente de intensidade.

            Randall Thompson usa uma escrita homofônica, em que todas as vozes se desenvolvem em um ritmo homogêneo de base, para realçar e revelar o aumento na veemência expressiva presentes no texto poético.

            Em seguida, o CLMG interpreta Prayer of St Francis, obra compositor filipino Robert Delgado, e que é baseada na oração de São Francisco de Assis. O tradicional spiritual Swingin with the saints, de Mark Hayes, também está no repertório. A obra mistura as canções tradicionais Swing Low, Sweet Chariot e Oh, When the saints go marchin’in. A música traz, também, uma dose de soul, gospel e um pulso do jazz vigorosos e estimulantes.

            Ainda no repertório, as obras Elijah Rock, em um arranjo rítmico e intenso, e I Can tell the world, com arranjos de Moses Hogan, considerado um dos principais arranjadores de Spirituals.

Ao Mestre, Com Carinho - 4
Cena de “Ao Mestre com Carinho”

Abertura da Mostra Sidney Poitier

Local: Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – BH)

Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão.

Horários, filmes, sinopses e classificações:

15:00 – Acorrentados (de Stanley Kramer, EUA, 1958, 97’) – 14 anos

            Joker Jackson (Tony Curtis) e Noah Cullen (Sidney Poitier) são prisioneiros que se odeiam. O ônibus que os leva para o presídio sofre um acidente e eles conseguem fugir. O problema é que os dois estão acorrentados. Juntos. Com a polícia em seu encalço, a dupla terá de superar as diferenças para seguir em frente.

17:00 – O Sol Tornará a Brilhar (de Daniel Petrie, EUA, 1961, 128’) – 12 anos

            Este drama segue os Youngers, uma família afro-americana que vive junta em um apartamento em Chicago. Após a morte do patriarca, eles tentam determinar o que fazer com o pagamento do seguro de vida. Opiniões sobre o que fazer com o dinheiro variam. Walter Lee (Sidney Poitier) quer fazer um investimento empresarial, enquanto sua mãe, Lena (Claudia McNeil), tem a intenção de comprar uma casa. São duas visões diferentes do sonho americano.

19:15 – Ao Mestre com Carinho (de James Clavell, EUA, 1967, 94’) – Livre

            Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.

21:00 – Adivinhe Quem Vem Para Jantar (de Stanley Kramer, EUA, 1967, 108’) – Livre

            Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

Odilon Esteves - Orlando Bento
O ator Odilon Esteves fará leitura dos textos de Lúcio Cardoso – Foto: Orlando Bento

Letra em Cena

Como ler… Lúcio Cardoso

 Local: Café do Teatro Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244, Lourdes – BH)

Horário: 19:00

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

            A análise da obra do autor mineiro, nascido em Curvelo, será feita pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG Jacyntho Lins Brandão. A leitura dos textos será feita por Odilon Esteves, ator da Cia. Luna Lunera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Sympla.

João Candido Portinari. Foto de Fernando Rabelo 01
João Cândido Portinari – Foto: Fernando Rabelo

Sempre um Papo com João Cândido Portinari

Local: Sala Juvenal Dias (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – BH)

Horário: 19:30

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

            O Sempre Um Papo recebe João Cândido Portinari criador do Projeto Portinari  e Presidente da Associação Cultural Candido Portinari, para o debate e o lançamento do livro póstumo do pai,   “Poemas de Portinari”, reeditado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em nova edição ilustrada.  A obra é comemorativa  dos 40 anos do Projeto Portinari. Nos últimos anos de sua vida, já consagrado como o grande pintor brasileiro, Candido Portinari passou a escrever poesia, sem a pretensão de publicar. Foi por insistência do amigo Antonio Callado que decidiu aprovar a publicação de uma coletânea, que saiu em 1964, dois anos após a morte do autor, pela José Olympio Editora.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s