Cine Humberto Mauro apresenta mostra dedicada a Henri-Georges Clouzot

Filmes podem ser conferidos gratuitamente até 21 de agosto
Antônio Pedro de Souza

            Segue no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte) a mostra dedicada ao cineasta Henri-Georges Clouzot. Confira, abaixo, os filmes que serão exibidos a partir desta segunda –feira:

Segunda-Feira, 19/08/2019:

16:00 – O Salário do Medo (1953), França, 14 anos, 156’

Las Piedras é um vilarejo controlado pela Southern Oil Company (S.O.C.) que está tomado pela pobreza. Quando um incêndio é iniciado num poço de petróleo perto do lugar, o presidente da S.O.C emprega um grupo de homens para ir ao local de caminhão e prevenir novos acidentes. O verdadeiro problema surge quando obstáculos começam a aparecer, sendo o primeiro uma íngreme montanha.

19:00 – As Diabólicas (1955), França, 16 anos, 117’

Christina Delassalle (Vera Clouzot) é casada com o sádico Michel Delassalle (Paul Meurisse). Rigoroso diretor do colégio que a pertence, ele frequentemente a humilha, maltrata alunos e funcionários e é odiado por todos. Em uma improvável parceria, Christina e Nicole (Simone Signoret), amante de Michel, decidem matá-lo e na sequência jogam o cadáver na imunda piscina da escola. Uma limpeza acontece, mas nenhum vestígio do corpo é encontrado e o mistério leva as duas mulheres à loucura.

21:15 – O Escândalo de Clouzot (Pierre-Henri Gilbert, 2017), França, 14 anos, 60’

O filme retrata a carreira de Henri-Georges Clouzot, um famoso roteirista e diretor francês. Ele sofreu dificuldades em sua carreira que não o permitiram trabalhar até 1947. Quando Clouzot retornou, sua carreira tornou-se cada vez mais sólida com os lançamentos de “O Salário do Medo” e “As Diabólicas”. Clouzot foi injustamente deixado de lado durante o movimento Nouvelle Vague, mas isso não apagou sua história como um dos mais importantes diretores franceses de todos os tempos.

Terça-Feira, 20/08/2019:

16:00 – O Mistério de Picasso (1956), França, 16 anos, 78’

Em 1955 um famoso diretor convenceu um genial pintor a deixar-se observar no exercício de sua arte. Utilizando materiais especiais que proporcionam uma visão desobstruída, Pablo Picasso pinta sob as lentes atentas de HenryGeorges Cluzot. Picasso faz 20 telas para o filme e Cluzot acompanha a criação de cada uma, adaptando seu olhar cinematográfico ao trabalho do artista, um dos mais importantes do século XX.

18:00 – O Inferno de Henri-Georges Clouzot (Serge Bromberg e Ruxandra Medrea, 2009), França, 14 anos, 94’

Em 1964 Henri-Georges Clouzot iniciou as filmagens de seu novo longa. L’Enfer contava com Romy Schneider e Serge Reggiani no elenco, era uma das mais caras produções francesas da História e retratava um conturbado relacionamento afetado pelos delírios ciumentos do marido. Após algumas semanas de trabalho o ator principal ficou doente, Clouzot sofreu um ataque cardíaco e a produção foi interrompida. Quarenta anos mais tarde a viúva do diretor libera os registros da época para Serge Bromberg e Ruxandra Medrea.

20:00 – O Assassino Mora do 21 (1942), França, 14 anos, 85’

Um assassino em série que deixa cartões de visita nos corpos de suas vítimas está a solta. Quando o Inspetor Wens (Pierre Fresnay), encarregado do caso, recebe uma pista que indica que o culpado está hospedado em uma pensão no número 21 da Avenida Junot, ele se hospeda lá disfarçado de pastor e acompanhado da mulher com quem está tendo um caso.

Quarta-Feira, 21/08/2019

17:00 – História Permanente do Cinema Especial: Marnie, Confissões de uma Ladra (Alfred Hitchcock, 1964), EUA, 12 anos, 130’

Sessão comentada por Matheus Antunes

20:15 – As Diabólicas (1955), França, 16 anos, 117’

A partir da quinta-feira, o Cine Humberto Mauro sedia a 21ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE (FestCurtas BH).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s