Confira o destaque para os dias 04, 05 e 06 de setembro
O mês de setembro no Memorial Minas Gerais Vale celebra, por meio das atrações on line do #MemorialValeEmCasa, a 14º Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação. Confira os destaques deste fim de semana:
04/09, 05/09 e 06/09 – SENSAÇÕES MEMORÁVEIS TRAZ COLAGENS COM POESIA E INTUIÇÃO
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, sempre às 11h, a jornalista, escritora e poeta Mariana Lage irá ensinar uma técnica de colagem meditativa e intuitiva, capaz de trazer elementos do inconsciente, com um exercício de respiração. Numa série de três aulas, Mariana Lage apresenta as ferramentas necessárias e os meandros de uma técnica de colagem que permite a qualquer pessoa produzir uma composição imagética, a partir de recortes de revistas, enciclopédias e livros ilustrados. A base do fazer é a SoulCollage, técnica criada pela psicanalista jungiana Seena Frost, que estimula a produção de colagens, através de uma postura intuitiva, meditativa e relaxada. A técnica de Frost funciona como uma atitude de permitir que as imagens submerjam do inconsciente sem esforço, sem a condução racional ou uma ação determinante e desejosa do que deve ou não entrar na composição. No último vídeo, Mariana estende a técnica do SoulCollage para a poesia, e incentiva a criação de poemas a partir desse método despretensioso e intuitivo. O evento integra o projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Alessandro Aued.
5/09 – BATE-PAPO MUSICAL COM KAROL CONKA

No dia 5 de setembro, sábado, às 15h, Karol Conka, uma das vozes mais expressivas do rapper brasileiro, reconhecida por exaltar a força da mulher na sociedade, em especial da mulher negra, falará sobre sua trajetória artística em um vídeo gravado exclusivamente para o Memorial Vale e exibido nos canais on line da instituição. O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral que atravessa os becos e as vielas do espaço de saber chamado Favela e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.