NOTA DE REPÚDIO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JAIR BOLSONARO

O Projeto Lumi, blog de entretenimento com foco no audiovisual, vem a público expressar seu repúdio em relação às últimas ações do presidente da república Jair Bolsonaro que cerceia a produção cinematográfica no Brasil.

De acordo com as últimas medidas do presidente, toda produção deverá passar pelo crivo, ou nas próprias palavras de Bolsonaro, pelo “filtro” do Governo, caso desejem usar recursos gerenciados pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Segundo o presidente, alguns filmes não podem ser produzidos utilizando recursos da agência. Além disso, o presidente diminuiu o poder de participação da indústria cinematográfica e da sociedade civil na agência, concentrando a maior parte do poder nas mãos de seus aliados políticos.

Resta lembrar a Jair Bolsonaro que, embora ele seja presidente do Brasil, não lhe compete escolher os temas a serem filmados por este ou aquele estúdio. Isto configura uma grave violação da liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal.

Em outras palavras, o presidente instaura uma censura sobre a produção audiovisual brasileira, ameaçando extinguir a ANCINE, caso seus desejos pessoais não sejam atendidos, mostrando-se mais uma vez fechado ao diálogo e optando por usar de um autoritarismo que em nada combina com um país democrático.

Reiteramos nosso apoio à indústria cinematográfica, aos profissionais e estudantes da área, para que possam ser livres para criar. Sem amarras, sem filtros, sem censura!

Projeto Lumi

Vespasiano, 19/07/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s