Flores de Aço: Poesia cinematográfica na medida certa

Longa estrelado por Julia Roberts mostra o amadurecimento de uma jovem mulher rumo à descoberta da vida
Por Antônio Pedro de Souza

            Um dos filmes mais singelos que tive o prazer de ver no começo deste ano é uma “fita” datada de 1989: Flores de Aço, estrelado por Julia Roberts. A personagem de Julia vive momentos de descoberta e aperfeiçoamento da própria identidade, tudo cercado por momentos de pura poesia.

            O longa começa com a preparação do casamento de Shelby (Roberts) que, apesar de feliz com a chegada do “grande dia”, preocupa toda a família – em especial a mãe – devido sua extensa ficha clínica. A moça é diabética e possui diversas complicações o que, em sua última consulta médica, foi determinante para que o médico desse o veredito: não é possível que ela engravide.

            Preocupada com o que seu noivo vai pensar, ela cogita desistir do casamento, mas o rapaz segue até o fim disposto a subir no altar e “passar por cima” dos problemas de saúde de Shelby.

            Juntam-se à família da moça, algumas figuras icônicas da pequena cidade: a cabeleireira que vive em pé de guerra com o marido desempregado e o filho mimado; uma tresloucada senhora que briga com todos a sua volta e a viúva do ex-prefeito da cidade, que procura investir o dinheiro que recebeu de herança.

            No salão, começa a trabalhar outra jovem que não sabe o paradeiro do marido e, para aliviar a tensão e o medo, torna-se uma fanática religiosa – embora passe a ser cortejada por um jovem garçom e se afeiçoar por ele.

            Todas as histórias começam a se entrelaçar em uma trama por vezes divertida, por vezes dramática, mas sempre com muita poesia cinematográfica infiltrada em cada detalhe de cada cena.

            Os personagens são carismáticos e conquistam o público – mesmo os personagens mais ranzinzas – e o enredo se mostra leve, mesmo nos momentos mais duros, fazendo uma ótima alusão ao título “Flores de Aço”: algo duro, frio, mas ao mesmo tempo delicado… (em inglês, o título é “Steel Magnolias”).

            Mostrado de forma cronológica, o longa dá alguns saltos no tempo para mostrar a vida de Shelby tempos após o casamento, bem como ela e sua família irão enfrentar a notícia que deveria ser de pura alegria, mas que devido seu estado de saúde, vem carregada de preocupação: Shelby engravida do marido!

            Depois, à medida que a criança se desenvolve com saúde, a jovem mãe começa a definhar, levando a história a um desfecho que promete emocionar até o mais sisudo dos espectadores.

            Flores de Aço é um daqueles filmes para serem vistos em quaisquer momentos: tristeza, já que ele passa uma mensagem de superação; alegria, já que ele nos lembra que nada é eterno – nem as coisas boas nem as ruins; bem como num simples momento de descontração, já que é uma delicada obra de arte cinematográfica. Delicada como uma flor, mas com toda a firmeza do aço…

***

Nota: 10

***

Sinopse oficial:

M’Lynn é a mãe de Shelby Eatenton, que está para ficar noiva. A amiga Truvy Jones faz o seu cabelo para o noivado com a ajuda de Annelle Dupuy Desoto. Shelby é diabética e talvez não possa ter filhos. O tempo passa, e o grupo de mulheres experimenta tragédias e momentos felizes, se fortalecendo e se aproximando uma das outras.

***

Ficha Técnica:

Título: Flores de Aço

Título Original: Stell Magnolias

Diretor: Herbert Ross

Roteirista: Robert Harling

Elenco:

Sally Field – M’Lynn Eatenton

Dolly Parton – Truvy Jones

Shirley MacLaine – Louisa ‘Ouiser’ Boudreaux

Daryl Hannah – Annelle Dupuy Desoto

Olympia Dukakis – Clairee Belcher

Julia Roberts – Shelby Eatenton Latcherie

Dylan McDermott – Jackson Latcherie

Tom Skerritt – Drum Eatenton

Estúdio Produtor:

Rastar Films

Lançamento: 1989

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s