Animação reconta história bíblica num misto de musical e ação para toda a família
“Davi: Nasce um Rei” é uma primorosa animação dirigida por Phil Cunningham (O Jovem Davi) e Brent Dawes (O Ritmo da Selva: O Filme). Este também assina o roteiro ao lado de Kyle Portbury e Sam Wilson, com produção da Heaven Content e 360 WayUp, empresas fortes no segmento cinematográfico cristão.
O filme versa sobre a vida de Davi, jovem pastor de ovelhas que se tornará o Rei de Israel. Para cumprir sua missão, porém, ele terá que enfrentar a desconfiança – e ganância – de Saul, além dos exércitos inimigos.
O longa-metragem recria trechos dos livros bíblicos de Samuel, iniciando com Davi ainda pré-adolescente, protegendo seu rebanho de ovelhas de um leão faminto. Em seguida, ele recebe a missão que poderá mudar sua vida e de sua família para sempre.
A produção funciona por alguns motivos específicos: é uma história bíblica de fácil assimilação e amplamente conhecida, a animação é bem feita e, como todo bom desenho animado, que pretende agradar crianças, sem abrir mão do olhar cuidadoso dos pais, traz vários números musicais, que ajudam a contar a história. O que nos remete a clássicos da época de ouro da Disney, como O Rei Leão, Branca de Neve e os Sete Anões, entre outros… Em suma, é uma animação bíblica, mesclada a um musical clássico de animação.
Entre as cenas que merecem destaque estão a que abre o filme, com Davi usando toda a sua astúcia para salvar seu rebanho; a famosa passagem em que ele precisa lutar com um gigante do exército inimigo – tudo nesta cena é magistral e, na parte do final do filme, com Davi já adulto, o momento em que ele é salvo das mãos de seus algozes pela população, antes amedrontada e acuada, agora transformada em bravos guerreiros.
Algumas passagens engraçadinhas também são um deleite para os fãs de desenhos animados: a sequência em que Davi precisa cantar para o rei Saul, mas passa por um processo de limpeza e arrumação antes; a gula de um de seus vários irmãos; as bagunças que o menino faz, sempre que passa com suas ovelhas pelo vilarejo e, claro, sua irmãzinha mais nova, que serve como alívio cômico nos momentos mais densos da história. Além das melhores tiradas nos adultos, ela ainda fica animada com a possibilidade de se tornar princesa, caso a profecia de que seu irmão será rei se cumpra.
O filme, porém, se perde na duração: São 1h50 de uma história relativamente simples, fácil de se contar, e que caberia facilmente em 1h30. Ou seja, durante cerca de vinte minutos, nada de realmente útil acontece no filme. Isso fica mais evidente na transição entre a adolescência e a vida adulta de Davi. O espectador acaba se perdendo na passagem de tempo num trecho relativamente “dormível” do filme. Isso, claro, não desabona o conjunto da obra, mas fosse um pouco mais curta, teria sido mais bem aproveitada.
Em resumo, “Davi: Nasce um Rei” é um excelente filme de animação para toda a família: as crianças vão gostar das cenas de aventura e das músicas, os adultos vão gostar da mensagem de fé passada na história e, mesmo que você não for cristão, pode assistir como uma historinha clássica: uma fábula ou um conto de fadas, por exemplo. Vale a pena conferir.
***
Cotação por Ossos:

9,0
***
Sinopse:
Das canções de sua mãe que embalavam seu coração às silenciosas conversas com um Deus fiel, a trajetória de Davi nasce da devoção e da escuta interior. Quando o gigante Golias surge para intimidar um povo inteiro, é esse jovem pastor — munido apenas de coragem e uma fé inabalável — quem decide enfrentar o impossível. Sua jornada culmina em uma batalha que vai muito além de uma coroa: é a luta pela identidade, pela fé e pela alma de um reino inteiro.
***
Ficha Técnica:
Vozes originais:
Brandon Engman
Phil Wickham
Asim Chaudhry
Mick Wingert
Ashley Boettcher
Mark Whitten
Brent Mukai
Katie Bernstein
Will de Renzy-Martin
Reina Ozbay
Lauren Daigle
Adam Michael Gold
Kamran Nikhad
Mark Jacobson
Brian Stivale
Sloan Lucas Muldown
Jon Olson
Mark Silverman
*
Gênero: Animação.
Duração: 115 minutos.
Direção: Brent Dawes, Phil Cunningham.
Roteiro: Brent Dawes, Kyle Portbury, Sam Wilson.
Distribuidora: Heaven Content.
***
Galeria de Fotos:












***
LUMITV – 6ª Temporada – 4º Programa:
(estreia domingo, 18/01/2026, link em breve)
