[OCUPA +] Evento acontece neste domingo em Vespasiano

Show de Carlão & Cia, as intervenções do grupo Palco Vivo e a participação dos alunos das oficinas realizadas na cidade pelo projeto Ocupa+ estão na programação

RedaLumi

Neste domingo, a Lagoa do Morro Alto, em Vespasiano, será palco do projeto OCUPA +. O evento começa às 9h e traz diversas atrações culturais para a população da Região Metropolitana.

A programação começa logo cedo, às 9h, com um momento de acolhimento, seguido pela atividade Ginástica 60+, voltada ao público da melhor idade. Em seguida, a Capoeira Adaptada do professor Bráulio Soares traz uma atividade inclusiva que valoriza ritmos e movimentos tradicionais da capoeira, e, na sequência, os alunos da oficina de Dança de Roda, sob a condução da professora Belkis Amorim, apresentam passos das danças de rodasque resgatam memórias e fortalecem o espírito coletivo.

Às 11h, é a vez do grupo Palco Vivo Produções Artísticas transformar a Lagoa do Morro Alto em um palco de festa com o Cortejo de Palhaços. Palhaços, malabaristas e artistas em perna de pau interagem com o público em um espetáculo repleto de cores, humor e acolhimento. Mais tarde, às 12h20, o palhaço Potássio, também do Palco Vivo, apresenta o solo As Aventuras de Potássio, com números de malabarismo, monociclo e improvisos que arrancam gargalhadas.

Entre uma atração e outra, a contação de histórias com Alessandra Visentin e João de Ana, às 11h40, convida o público a mergulhar na tradição oral e no imaginário popular. Já às 13h, o Ocupa + apresenta o show com Cris Souki, que divide o palco com os alunos formados pelas oficinas do projeto interpretando canções que celebram a cultura popular brasileira e criando uma atmosfera de afeto e pertencimento“Poderemos aplaudir o talento dos alunos das oficinas de canto popular e dança de roda, que comprovam o poder das vivências artísticas e culturais como fonte de alegria, conhecimento e boa convivência,” afirma Flávia.

O clima festivo segue às 13h30 com a Turminha da Alegria, comandada pela Tia Tamara, que convida as crianças para atividades de pintura facial, coreografias e brincadeiras. Às 14h, a C2 Cia de Dança Concepções Contemporâneas apresenta o espetáculo Boi Ancestral – um encontro com nossas raízes, um mergulho em tradições afro-brasileiras que resgata a memória imaterial do Boi da Manta e conecta passado e presente em um diálogo intergeracional.

O encerramento, às 14h40, fica por conta de Carlão & Cia, grupo de Vespasiano formado por músicos autodidatas que cresceram aprendendo com a música de seus pais. O show passeia pelo sambacom repertório que combina clássicos e improvisos, sempre em sintonia com o público. Mais que uma apresentação musical, o espetáculo de Carlão & Cia é um convite à celebração da identidade cultural local e um ponto de encontro entre gerações, fechando o festival com energia contagiante.

Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa conta com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães e do Instituto Unimed-BH, e realização da Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. “Reafirmamos a cada ano o nosso compromisso em democratizar a cultura e celebrar a riqueza artística local, com um carinho especial pelo público 50+,” afirma Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto.

Deixe um comentário