[Estreia] Espetáculos infantis no festival Acessa BH

Dias 20 e 21/9, duas peças serão encenadas pela primeira vez, integrando a programação do festival que segue até 28/9

RedaLumi

O Festival Acessa BH, maior evento dedicado à cultura de pessoas com deficiência no país, realiza sua 5ª edição até 28 de setembro com mais de 30 atrações gratuitas em Belo Horizonte, reunindo artistas de nove estados brasileiros e do Reino Unido. 

Neste fim de semana, a programação traz duas estreias de espetáculos infantis, voltados para crianças e suas famílias: Maria quer ser rio, da Coletiva de Palhaças (AM), e Biruta, do Sapos e Afogados – Núcleo de Criação e Pesquisa em Arte e Saúde Mental (MG).

No sábado (20), às 16h, a Coletiva de Palhaças apresenta Maria quer ser rio, um espetáculo poético que narra a história de Mariazinha, uma menina com baixa visão que transforma o Rio Negro em um espelho encantado. Ao lado da coelha mágica Candimba, ela descobre seres encantados e a diversidade da infância amazônica, em uma montagem que celebra ancestralidade, acessibilidade e imaginação.

No domingo (21), às 16h, acontece a estreia de Biruta, do Sapos e Afogados –  Núcleo de Criação e Pesquisa em Arte e Saúde Mental, que aborda, com humor e poesia, a saúde mental infantojuvenil, questionando diagnósticos excessivos e valorizando a empatia e a afetividade. Inspirada na figura inquieta da biruta, a montagem acolhe a diferença como potência criativa e será seguida de um bate-papo com os artistas.

___

Foto: Stephanie Lauriano/Divulgação: Luz Comunicação

Deixe um comentário