O festival acontece entre 23 e 28/9
Está chegando a hora de Belo Horizonte se transformar na capital do cinema. Entre 23 e 28/9, a 19ª edição do CINE BH ganha telas, palcos, praças e ruas da cidade. Entre os espaços escolhidos para receber a programação, está a Praça da Liberdade, importante polo histórico e cultural do município. É lá que ocorrerá o Cine Petrobras na Praça, que exibirá, entre outros, “Ritas” e “Milton Bituca Nascimento”.
Ao reunir longas e curtas que exploram a natureza, a cidade, a arte e a música, o Cine Petrobras na Praça reforça o compromisso da Petrobras com o acesso à cultura e o fortalecimento do audiovisual brasileiro. “O projeto amplia a experiência da CineBH, transformando a Praça da Liberdade em uma sala de cinema a céu aberto, acolhedora e acessível a todos. É uma oportunidade de reunir pessoas de diferentes idades e trajetórias em um espaço histórico de Belo Horizonte, celebrando a potência do cinema e seu papel como ferramenta de expressão e diálogo cultural”, afirma Raquel Hallak, coordenadora geral da CineBH.
O documentário “Ritas”, dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, abre a programação do Cine Petrobras na Praça na quinta-feira, dia 25, às 20h. No longa, a trajetória de Rita Lee é revisitada em uma espécie de “arqueologia pessoal”, em que a própria artista guia a narrativa com entrevistas concedidas ao longo da carreira e depoimentos recentes. O filme mostra Rita como poeta, compositora, escritora, eremita e musa, revelando sua capacidade de reinvenção e sua força criativa que atravessou gerações.
Na sexta, dia 26/9, às 20h, o filme “Lagoa do Nado – A festa de um parque”, de Arthur B. Senra, a câmera retorna ao subúrbio de Belo Horizonte para retratar o nascimento de um movimento de jovens skatistas, músicos e artesãos que transformaram uma fazenda abandonada em espaço de convivência, pertencimento e celebração coletiva. Senra, mestre em comunicação e professor de audiovisual, construiu carreira como curador, montador e diretor de obras ligadas à memória cultural. O longa integra a programação da Mostra A Cidade em Movimento e conta com roda de conversa após a sessão com a aprticipação de convidados e da curadora Bruna Piantino.
No sábado, dia 27/9, também às 20h, o documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes, parte da turnê de despedida do cantor mineiro para investigar a força espiritual e a dimensão mundial de sua obra. A cineasta, que já dirigiu filmes, séries e grandes shows ao vivo com reconhecimento na América Latina, EUA e Europa, apresenta um retrato íntimo e grandioso de Milton, destacando sua ligação profunda com a alma brasileira.
MOSTRINHA DE CINEMA E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
O Cine Petrobras na Praça também conta com uma programação especial para a criançada. Para encantar e agradar todas as idades, serão exibidos três curtas-metragens da Mostrinha de Cinema, além do especial Cine-Concerto Tela Sonora, que une música ao vivo e cinema de animação. A diversão atravessa o limite da tela com atrações circenses que acompanham as sessões e prometem muito riso e emoção para toda a família.
No sábado, 27 de setembro, às 17h, a Mostrinha de Cinema ocupa o Cine Petrobras na Praça com uma programação especial para toda a família. A tarde começa com a divertida intervenção circense do Palhaço Cloro, seguida por uma sessão de curtas-metragens que promete encantar crianças, jovens e adultos. Serão exibidos três filmes: “Menino Gepeto”, de Cláudio Constantino e Rafael Guimarães (Animação, 13min, MG, 2025); “Sobre Amizade e Bicicletas”, de Julia Vidal (Ficção, 12min, Brasil, 2022); e “SACIS”, de Lara Dezan (Ficção, 23min, MG, 2024). Uma experiência de riso, imaginação e descobertas no coração de Belo Horizonte, com entrada gratuita. No documentário
No domingo, 28 de setembro, às 16h, a programação do Cine Petrobras na Praça se encerra com um dia repleto de encantamento e surpresas. O público será recebido com o espetáculo circense do Palhaço Pitoco e o show de mágica de Roni Rodan, preparando o clima para uma experiência única: a sessão de curtas de animação acompanhada da performance Tela Sonora. Esse cine-concerto inédito reúne música eletrônica e animações brasileiras em um diálogo sonoro criado pelos artistas franceses Xavier Garcia e Jérôme Lopez, integrantes do coletivo Arfi, referência europeia desde os anos 1980 na revitalização do cine-concerto. O programa exibe quatro obras marcantes da animação nacional: “O Malabarista” (Iuri Moreno, 2018), “Caminho dos Gigantes” (Alois Di Leo, 2016), “Plantae” (Guilherme Gehr, 2017) e “Meow!” (Marcos Magalhães, 1981). Uma celebração de arte, música e cinema para toda a família.
___
Foto: Frame do filme “Milton Bituca Nascimento/Divulgação: Luz Comunicação
