[Superguia] Stephen King assombra o público do Cine Humberto Mauro

Mostra “Do Terror ao Drama” exibe clássicos adaptados da obra do escritor, e inicia com a “Maratona das Páginas Macabras”

Antônio Pedro de Souza

Um dos maiores escritores da atualidade, Stephen King é o tema da próxima mostra do Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro/Belo Horizonte – dentro do complexo do Palácio das Artes). A partir do domingo, 27/7, serão 30 sessões, com 19 filmes, dedicadas ao mestre do terror, mostrando que, além de nos assustar com seus vampiros, lobisomens, cachorros raivosos e carros possuídos, King também se sai muito bem no campo do drama, com obras que acompanham desde um condenado no corredor da morte, até um grupo de pré-adolescentes descobrindo os segredos da vida e da morte. Aliás, a grande premissa da mostra é exatamente ressaltar como o escritor estadunidense transita tão bem entre os gêneros literários e cinematográficos sem perder a qualidade e a eficiência na escrita.

Para começar, porém, um brinde aos cinéfilos cativos do Cine Humberto Mauro: a tão aguardada volta da Maratona Cinematográfica: Intitulada em 2025 de “Maratona das Páginas Macabras”, a programação terá cerca de 28 horas de exibições cinematográficas inspiradas em livros de suspense e terror de diversas épocas. O evento começa às 18h da sexta-feira, 25/7, terminando, aproximadamente, às 22h do sábado, 26/7, com 14 filmes exibidos – boa parte simultaneamente na sala do Humberto Mauro e nos jardins internos do Palácio das Artes. Uma excelente oportunidade para rever títulos queridos, conhecer obras-primas do cinema e, claro, reencontrar amigos.

A Maratona Cinematográfica é um dos eventos mais aguardados do ano pelos frequentadores do Cine Humberto Mauro e ocorre, geralmente, no período das férias escolares de julho. Desde a retomada das atividades do cinema pós-pandemia, a maratona já exibiu longas de suspense e terror dentro da mostra dedicada ao cineasta Tim Burton em 2023, clássicos da ficção científica no “cinema através das décadas”, em 2023, e em 2024, embora não tenha ocorrido em seu formato tradicional, proporcionou dois momentos interessantes, uma palestra sobre o restauro de filmes de José Mojica Marins, seguida da exibição da trilogia do Zé do Caixão (“À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” e “Encarnação do Demônio”) e, dias depois, a exibição da saga Nancy Thompson com os filmes “A Hora do Pesadelo”, “A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy”, “A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos” e “O Novo Pesadelo de Wes Craven: O Retorno de Freddy Krueger”.

Agora, após o hiato de dois anos, o formato tradicional, que ultrapassa as 24 horas de exibições cinematográficas está de volta, com direito as já aguardadas sessões ao ar livre. O Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, explica o formato e a curadoria dos filmes: “Vamos voltar com o projeto da maratona, realizado pela última vez com a edição ‘De Volta para o Futuro’. Dessa vez, a gente intitulou de ‘Maratona das Páginas Macabras’, porque escolhemos 14 longas-metragens de diferentes épocas, estilos e nacionalidades, que têm em comum serem adaptações de livros de terror. São livros de diferentes formatos e impactos, mas com versões cinematográficas de muita relevância. As exibições começam a partir de 18h, na sexta-feira, tanto dentro do cinema quanto fora, e aí a gente vira a madrugada. As sessões ao ar livre terminam às 4h15 da manhã. Vai ter um café da manhã, às 6h20, para quem estiver presente, e durante o sábado continuamos com as exibições dos filmes, agora apenas dentro do cinema. Há uma diversidade muito grande nas abordagens literárias e, consequentemente, nas obras que serão exibidas, que vão desde um terror mais explícito a um horror psicológico. Vai ser uma maratona de experiências sensoriais.”

A partir do domingo, Stephen King ganha a tela do Cine Humberto Mauro com adaptações que marcaram a história do cinema e ajudaram a popularizar a literatura do escritor, cujo primeiro romance foi publicado em 1974 e do qual foi feita a primeira adaptação em 1976. Ou seja: Há 5 décadas, King nos emociona e nos assusta. Nada como uma maratona e uma mostra na sala de cinema mais charmosa da cidade, para celebrar esse marco. Durante a mostra, duas sessões serão comentadas e haverá, ainda, uma sessão especial com música ao vivo.

Abaixo, você acompanha a programação completa, sinopses dos filmes e curiosidades das sessões.  Pegue a pipoca*, um manual de exorcismo e confira – se tiver coragem, claro:

____

*O consumo de alimentos é proibido no interior do cinema.

MARATONA DAS PÁGINAS MACABRAS

Quando: Das 18h de sexta-feira, 25/07/2025 às 22h de sábado, 26/07/2025 (o último filme começará às 20h15).

Entrada: Gratuita – Ingressos retirados no site Eventim, uma hora antes de cada sessão e meia hora antes na bilheteria do cinema, mediante a apresentação de documento com foto. Para as sessões ao ar livre, não é necessária a retirada de ingressos. Espaço sujeito à lotação.

O que você precisa saber: Pensada para transitar por diversas épocas, a “Maratona das Páginas Macabras” traz filmes de suspense e terror que foram adaptadas de livros, servindo como um brinde à mostra “Stephen King: Do Terror ao Drama”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sexta-Feira, 25/07/2025

18:00 – Os Inocentes (The Innocents, Jack Clayton, EUA – Reino Unido, 1961) | 12 anos | 1h40

Exibição na sala e nos jardins internos do Palácio das Artes

Inspirado no livro “A Outra Volta do Parafuso” (1898), escrito por Henry James

Sinopse: Na Inglaterra vitoriana, a Srta. Giddens é contratada para cuidar de Flora e Miles, duas crianças órfãs que vivem com seu tio em uma remota propriedade rural. Logo após sua chegada, a governanta começa a ter visões de fantasmas, o que a leva a acreditar que as crianças estão sendo possuídas pelos espíritos da antiga governanta, Miss Jessel, e do ex-valete, Peter Quint. A trama se desenrola em torno da luta de Giddens para proteger a inocência das crianças e desvendar a verdade por trás dos eventos sobrenaturais que assombram a mansão. 

20:00 – Os Pássaros (The Birds, Alfred Hitchcock, EUA, 1963) | 14 anos | 1h59

Exibição na sala e nos jardins internos do Palácio das Artes

Inspirado no conto “Os Pássaros” (1952), escrito por Daphne du Maurier

Sinopse: Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

22:15 – O Enigma de Outro Mundo (The Thing, John Carpenter, EUA, 1982) | 14 anos | 1h49

Exibição na sala e nos jardins internos do Palácio das Artes

Inspirado na novela literária “Who Goes There?” (1938), escrita por John W. Campbell

Sinopse: Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.

Sábado, 26/07/2025

00:15 – Hellraiser – Renascido do Inferno (Hellraiser, Clive Barker, Reino Unido, 1987) | 14 anos | 1h34

Exibição na sala e nos jardins internos do Palácio das Artes

Inspirado na novela literária “The Hellbound Heart” (1986), escrita por Clive Barker

Sinopse: Frank Cotton (Sean Chapman) é um conhecedor da depravação sexual, que busca a mais nova experiência sensual e compra um belo e intrincado cubo de quebra-cabeças. Só que Frank tem uma experiência atra com o cubo ao resolver o enigma e abrir as portas do Inferno e do Céu, o que provoca sua morte. Após vários anos seu irmão Larry (Andrew Robinson), que ignora o que aconteceu com Frank, decide voltar para a casa da família, que estava fechada há dez anos. Larry se muda juntamente com sua segunda esposa, Julia (Clare Higgins), mas sua filha, Kirsty (Ashley Laurence), optou por morar sozinha. Um acidente faz o sangue de Larry cair no chão do sótão, fazendo com que ocorra a ressurreição de Frank. Porém o corpo dele está só meio composto, assim ele procura a ajuda de Julia, com quem tivera um tórrido envolvimento, para ter novamente a forma humana. Ainda secretamente apaixonada por Frank, Julia o ajuda seduzindo homens da cidade e levando-os até a casa, pois assim seu renascido amante pode beber o sangue deles para recuperar seu aspecto humano. Tentando melhorar sua relação com Julia, Kirsty, que nunca se sentiu a vontade com a madrasta, vai até a casa para conversar com ela. Quando está chegando vê Julia com um desconhecido, que na verdade é a próxima vítima e não o que Kirsty pensa. Ao entrar na casa, Kirsty fica diante do estranho que está coberto de sangue, e pede por socorro. Aterrorizada, ela se depara com o ainda incompleto Frank, que se identifica e tenta dominá-la. Apavorada, Kirsty pega por acaso o cubo e sente que ele é importante para Frank, então o atira pela janela, o que deixa Frank em pânico. Ao fugir, ela resgata o cubo e anda pelas ruas desnorteada, pois está dominada por um medo que nunca sentiu.

02:00 – O Exorcista (The Exorcist, William Friedkin, EUA, 1973) | 16 anos | 2h02

Exibição na sala e nos jardins internos do Palácio das Artes

Inspirado no romance “O Exorcista” (1971), escrito por William Peter Blatty

Sinopse: Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

04:15 – O Gato Preto (The Black Cat, Edgar G. Ulmer, EUA, 1934) | 14 anos | 1h05 |

Sessão apenas no Jardim Interno do Palácio das Artes.

Livremente inspirado no conto “O Gato Preto” (1843), escrito por Edgar Allan Poe

Sinopse: Em lua-de-mel na Hungria, Joan (Julie Bishop) e Peter Allison (David Manners) dividem uma cabine de trem com o Dr. Vitus Verdegast (Bela Lugosi), um cortês mas sofrido homem, que está retornando para as ruínas da cidade que defendeu antes de se tornar prisioneiro de guerra por 15 anos. Verdegast disse que está ali para visitar Hjalmar Poelzig (Boris Karloff), um velho amigo, mas na verdade é um acerto de contas. Após saírem do trem pegam um ônibus, que durante uma tempestade sofre um acidente. O motorista morre e Joan fica ferida, assim os viajantes buscam abrigo na casa de Poelzig, que por ser engenheiro fez uma casa bem diferente. Mas o que acontece dentro daquelas paredes é muito mais estranho e lá Verdegast vai extravasar sua fobia por gatos, descobrir o destino da sua mulher, sofrer por sua filha Karen (Lucille Lund) e jogar uma partida de xadrez para tentar salvar a vida de Joan.

04:15 – Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, Neil Jordan, EUA, 1994) | 14 anos | 2h03 |

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance “Entrevista com o Vampiro” (1976), escrito por Anne Rice

Sinopse: São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.

06:20 – CAFÉ DA MANHÃ MALDITO

06:50 – Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula, Francis Ford Coppola, EUA, 1992) | 16 anos | 2h08

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance epistolar “Drácula” (1897), escrito por Bram Stoker

Sinopse: Uma versão moderna do clássico romance de Bram Stoker. No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, Drácula perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas “noivas” e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

09:00 – O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, Roman Polanski, EUA, 1968) | 16 anos | 2h17

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance “O Bebê de Rosemary” (1967), escrito por Ira Levin

Sinopse: Um jovem casal, Rosemary (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.

12:00 – Desafio do Além (The Haunting, Robert Wise, EUA – Reino Unido, 1963) | 14 anos | 1h52

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance “A assombração da casa da colina” (1959), escrito por Shirley Jackson

Sinopse: O Dr. Markway (Richard Johnson) faz uma pesquisa para provar a existência de fantasmas e com isso se interessa pela Hill House, uma mansão com 90 anos localizada na Nova Inglaterra e que tem em sua história mortes, violência e loucura. Junto com ele estão Luke Sanderson (Russ Tamblyn), um cético que está para herdar a casa, a misteriosa e clarividente Theodora (Claire Bloom) e a insegura e carente Eleanor Lance (Julie Harris), cujos dons psíquicos a transformam no instrumento de ligação com os espíritos da velha mansão. Gradativamente fica óbvio que eles encontraram algo muito maior e aterrorizante do que poderiam imaginar.

14:15 – O Chamado (The Ring, Gore Verbinski, EUA – Japão, 2002) | 16 anos | 1h55

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance “O Chamado” (1991), escrito por Koji Suzuki

Sinopse: Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.

16:30 –  Deixa Ela Entrar (Låt Den Rätte Komma In, Tomas Alfredson, Suécia – Noruega – França, 2008) | 16 anos | 1h54

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance “Deixa Ela Entrar” (2004), escrito por John Ajvide Lindqvist

Sinopse: Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.

18:30 – O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, Charles Laughton, EUA, 1955) | 14 anos | 1h32

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no romance “A Noite do Caçador” (1953 ), escrito por Davis Grubb

Sinopse: Durante a Depressão, no início dos anos 30, Ben Harper (Peter Graves) roubou o banco de West Virginia, matou duas pessoas e fugiu para sua casa com 10 mil dólares, que escondeu na boneca de sua filha. Antes de ser preso Ben fez que John (Billy Chapin) e Pearl (Sally Jane Bruce), seu casal de filhos, jurassem que nunca iriam dizer onde o dinheiro estava escondido. Harry Powell (Robert Mitchum), um assassino que se faz passar por pregador, é preso em uma casa de espetáculos por ter roubado um carro e mandado para a mesma cela de Ben, que foi condenado a morrer na forca. Enquanto esperava a execução Ben tinha sonhos que revelavam algo sobre o dinheiro, mas não tudo. Ben é executado e Harry, após cumprir uma pena de 30 dias, é libertado e então ruma para a casa de Ben. Harry chega ao lugarejo onde a família de Ben vivia e se insinua com os vizinhos Icey (Evelyn Varden) e Walt Spoon (Don Beddoe), que têm uma loja de doces, e impressiona o casal com seus dons como pregador. Willa Harper (Shelley Winters), a viúva de Ben, fica deslumbrada por Harry e logo os dois estão casados. Quando Henry constata que ela será um obstáculo para o dinheiro, corta sua garganta e joga seu corpo dentro do rio. Ele tenta fazer com que as crianças digam onde está o dinheiro, mas se Pearl mostra sinais de fraqueza John vigia sua irmã para que nada revele. Quando a situação fica insustentável as crianças fogem, descendo o rio em um pequeno barco. Mas Powell está determinado em conseguir o dinheiro e vai no encalço de John e Pearl.

20:15 – O Telefone Preto (The Black Phone, Scott Derrickson, EUA, 2021) | 16 anos | 1h42

Sessão apenas no Cine Humberto Mauro.

Inspirado no conto “O Telefone Preto” (2004), escrito por Joe Hill, filho de Stephen King

Sinopse: Em O Telefone Preto, em 1978, uma série de sequestros estão acontecendo na cidade de Denver. Ethan Hawke interpreta o “Grabbler”, um serial killer que tem seu alvo crianças do bairro. Finney Shaw, um garoto de 13 anos, é sequestrado. o garoto acorda em um porão, onde há apenas uma cama e um telefone preto em uma das paredes. Quando o aparelho toca, o garoto consegue ouvir a voz das vítimas anteriores do assassino, e elas tentam evitar que o Finney sofra o mesmo destino. Enquanto isso, sua irmã Gwen tem sonhos que indicam o lugar onde ele pode estar e corre contra o tempo para tentar ajudar os detetives Wright e Miller a ajudar o irmão, apenas para que isso seja em vão. Finney continua a fazer tentativas para escapar que apenas falham, até que uma das vítimas do serial killler fala sobre um plano que finalmente poderia levar Finney à liberdade.

MOSTRA “STEPHEN KING: DO TERROR AO DRAMA”

Quando: Das 18h de domingo, 27/07/2025 às 18h35 de quarta-feira, 13/08/2025 (o último filme começará às 17h).

Entrada: Gratuita – Ingressos retirados exclusivamente no site Eventim, uma hora antes de cada sessão.

O que você precisa saber: Um dos mais prolíficos escritores contemporâneos, Stephen King lançou seu primeiro romance em 1974. Em 1976, foi feita a primeira adaptação cinematográfica de uma obra sua. Transita entre terror e drama, com livros que variam entre 200 páginas (Carrie) a mais de 1200 (A Dança da Morte).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Domingo, 27/07/2025

18:00 – Carrie, a Estranha (Carrie, Brian De Palma, EUA, 1976 | 16 anos | 1h38

Inspirado no romance “Carrie”, publicado em 1974

Sinopse: Baseado em um dos livros mais populares de Stephen King, o filme acompanha Carrie White (Sissy Spacek), uma adolescente tímida e socialmente excluída, que vive sob a repressão religiosa da mãe e o escárnio cruel dos colegas de escola. Tudo pode mudar quando Carrie descobre possuir poderes telecinéticos. Com um estilo visual hipnótico e atmosferas de crescente tensão, De Palma constrói um retrato perturbador do amadurecimento, da crueldade social e das forças reprimidas que podem irromper violentamente dentro do ambiente escolar

20:00 – Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone, David Cronenberg, EUA, 1983 | 12 anos | 1h40

Inspirado no romance “A Zona Morta”, publicado em 1979

Sinopse: Após um grave acidente, Johnny Smith (Christopher Walken) desperta de um coma com a capacidade de prever o futuro ao tocar as pessoas. Marcado por essa dádiva ambígua, ele se vê dividido entre o dever ético e o peso de uma existência isolada. Em Na Hora da Zona Morta, Cronenberg suaviza o horror corporal que o tornou tão conhecido em favor de uma narrativa mais introspectiva, que investiga o trauma, a responsabilidade e os limites do livre-arbítrio diante da consciência do que ainda está por vir

Terça-Feira, 29/07/2025

16:00 – O Sobrevivente (The Running Man, Paul Michael Glaser, EUA, 1987 | 16 anos | 1h41

Inspirado no romance “O Concorrente”, publicado em 1982, sob o pseudônimo de Richard Bachman

Sinopse: Num futuro distópico, o entretenimento se confunde com o controle social: prisioneiros são lançados em um jogo mortal televisionado, onde precisam lutar por suas vidas. Acusado injustamente, Ben Richards (Arnold Schwarzenegger) torna-se peça central desse espetáculo violento.

18:00 – Olhos de Gato (Cat’s Eye, Lewis Teague, EUA, 1985 | 16 anos | 1h34

Roteiro de Stephen King. Duas das histórias são inspiradas em contos do livro “Sombras da Noite”, publicado em 1978

Sinopse: Três histórias entrelaçadas por um misterioso gato de rua revelam, em diferentes tons, o medo, o absurdo e o desejo de libertação. De tentativas de parar de fumar a criaturas escondidas nas paredes, Olhos de Gato explora o fantástico e o insólito através de uma lente lúdica e sombria. Com roteiro de Stephen King, o filme conjuga humor negro e tensão crescente, evocando o medo infantil e os estranhos pactos que fazemos com o desconhecido.

20:00 – Cemitério Maldito (Pet Sematary, Mary Lambert, EUA, 1989 | 14 anos | 1h43

Inspirado no romance “Cemitério Maldito”, publicado em 1983

Sinopse: Ao se mudar para uma casa próxima a uma estrada movimentada, o médico Louis Creed (Dale Midkiff) descobre, com a ajuda do vizinho Jud Crandall (Fred Gwynne), um misterioso cemitério de animais escondido na mata — e, além dele, um antigo solo indígena capaz de trazer os mortos de volta. Quando uma tragédia atinge sua família, Louis decide ressuscitar quem amava, mesmo diante dos avisos de Jud e do espírito perturbador de Victor Pascow (Brad Greenquist).

Quarta-feira, 31/07/2025

15:00 – O Iluminado (The Shining, Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1980 | 14 anos | 2h26

Inspirado no romance “O Iluminado”, publicado em 1977

Sinopse: Durante o inverno, Jack Torrance (Jack Nicholson) aceita o trabalho de zelador de um hotel isolado nas montanhas, levando consigo a esposa e o filho pequeno. Com o tempo, o isolamento, os fantasmas do passado e a fragilidade mental de Jack se entrelaçam numa espiral de terror psicológico. Explorando a solidão, o desmoronamento da sanidade e o poder do não dito, Kubrick transforma o espaço físico do hotel em um labirinto mental, fazendo de O Iluminado um estudo inquietante sobre o colapso humano.

18:00 – Louca Obsessão (Misery, Rob Reiner, EUA, 1990 | 14 anos | 1h47

Inspirado no romance “Misery” (lançado originalmente no Brasil como “Angústia” e relançado como “Misery – Louca Obsessão”, publicado em 1987

Sinopse: Após um acidente de carro, o escritor Paul Sheldon (James Caan) é resgatado pela enfermeira obsessiva Annie Wilkes (Kathy Bates), que se declara sua fã número 1. Isolado na casa remota dela, ele é forçado a reescrever seu livro sob ameaça. Com tensão crescente e claustrofobia psicológica, o filme explora a linha tênue entre adoração e destruição.

20:00 – Christine, o Carro Assassino (Christine, John Carpenter, EUA, 1983 | 12 anos | 1h50

Inspirado no romance “Christine”, publicado em 1983

Sinopse: Arnie (Keith Gordon), um adolescente tímido e hostilizado, encontra um velho Plymouth Fury 1958 e decide restaurá-lo. À medida que o carro ganha nova vida, também transforma o comportamento de Arnie, revelando uma relação simbiótica e destrutiva. Em Christine, o diretor John Carpenter funde juventude, obsessão e possessividade numa narrativa que mescla terror mecânico e crítica social.

Quinta-Feira, 31/07/2025

15:00 – À Espera de um Milagre (The Green Mile, Frank Darabont, EUA, 1999 | 16 anos | 3h09

Inspirado no romance “À Espera de um Milagre”, lançado originalmente como uma obra seriada em seis volumes mensais e, posteriormente, em volume único. Publicado em 1996

Sinopse: Na Penitenciária Cold Mountain, o carcereiro Paul Edgecomb (Tom Hanks) vê sua rotina transformada com a chegada de John Coffey (Michael Clarke Duncan), um prisioneiro condenado à morte por um crime brutal, mas que demonstra uma doçura incompatível com sua suposta culpa. À medida que eventos sobrenaturais desafiam a lógica, o filme mergulha na tensão entre justiça e compaixão. Em À Espera de um Milagre, Frank Darabont constrói uma fábula sombria e comovente sobre o peso do julgamento humano, a possibilidade da redenção e os ecos do milagre onde menos se espera.

18:30 – O Aprendiz (Apt Pupil, Bryan Singer, EUA, 1998 | 16 anos | 1h51

Inspirado no conto “Aluno Inteligente”, da coletânea “Quatro Estações”, publicado em 1982

Sinopse: Todd Bowden (Brad Renfro), um adolescente fascinado por crimes de guerra, descobre que seu vizinho Arthur Denker (Ian McKellen) é, na verdade, um criminoso nazista: Kurt Dussander. Ele o chantageia para ouvir histórias do Holocausto, mergulhando numa espiral moral perversa. O filme analisa a sedução do mal, a cumplicidade juvenil e o peso do segredo, mostrando como a violência pode se infiltrar na normalidade.

20:45 – O Nevoeiro (The Mist, Frank Darabont, EUA, 2007 | 16 anos | 2h06

Inspirado na novela literária “A Névoa”, publicada em 1980, dentro da antologia Dark Forces: New Stories of Suspense and Supernatural Horror e republicada no livro Tripulação de Esqueletos, de 1985

Sinopse: Após uma tempestade, uma névoa densa envolve uma cidade do Maine, escondendo criaturas ameaçadoras. Um grupo de sobreviventes, liderado por David Drayton (Thomas Jane) e sua filha Billy (Nathan Gamble), se abrigam num supermercado, onde o medo e o fanatismo crescem. Com atmosfera opressiva e monstros lovecraftianos, o filme investiga o colapso da razão coletiva, a desintegração da esperança e o caos moral diante do desconhecido.

Sexta-Feira, 1º/08/2025

19:00 – It – A Coisa (It, Andy Muschietti, EUA, 2017 | 16 anos | 2h15 | Sessão comentada pela pesquisadora e crítica de cinema Yasmine Evaristo

Inspirado no romance “IT”, publicado em 1986

Sinopse: Derry, 1989. Crianças começam a desaparecer misteriosamente na cidade, enquanto um grupo de adolescentes — liderado por Bill (Jaeden Martell) — descobre que o mal assume a forma do palhaço Pennywise (Bill Skarsgård), entidade ancestral que se alimenta do medo. Unindo forças, os garotos decidem enfrentar a criatura.

Sábado, 02/08/2025

16:00 – CINEMA E PIANO | Roda de Conversa com performance ao vivo de Trilhas Sonoras de filmes inspirados nas obras de Stephen King . Mediação: Anderson Ribeiro – Música: Ighor de Bastos.

18:00 – Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, Frank Darabont, EUA, 1994 | 16 anos | 2h22

Inspirado no conto “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”, da coletânea “Quatro Estações”, publicado em 1982

Sinopse: Na prisão de Shawshank, Andy Dufresne (Tim Robbins) forja uma forte amizade com Red (Morgan Freeman). Ao longo dos anos, ele preserva a esperança e transforma o ambiente ao seu redor. Entre injustiças, burocracia penitenciária e momentos de camaradagem, o filme é um profundo retrato de resistência, redenção e da liberdade interior. Um clássico recente.

20:45 – Cujo (Lewis Teague, EUA, 1983 | 16 anos | 1h34

Inspirado no romance “Cujo”, lançado originalmente no Brasil como “Cão Raivoso”, publicado em 1981

Sinopse: Em uma pequena cidade americana, um cão, antes dócil, se transforma em uma ameaça mortal. Presos dentro de um carro sob o calor escaldante, uma mãe e seu filho enfrentam o terror e o desespero da espera por uma brutalidade iminente. Cujo transita entre o horror naturalista e o drama psicológico, transformando o espaço claustrofóbico do carro em uma arena do medo e da resistência diante de algo monstruoso.

Domingo, 03/08/2025

18:00 – Bala de Prata – A Hora do Lobisomem (Silver Bullet, Daniel Attias, EUA/Países Baixos, 1985 | 14 anos | 1h35

Inspirado no romance “A Hora do Lobisomem”, publicado em 1983

Sinopse: Num vilarejo pacato, mortes inexplicáveis despertam o medo de que algo monstruoso ronda a comunidade. Um garoto cadeirante, com a ajuda da irmã e do tio, desconfia de uma presença sobrenatural — e decide enfrentá-la. Combinando elementos de suspense, fantasia e coming-of-age, Bala de Prata projeta o olhar infantil sobre o horror, transformando o lobo interior numa metáfora para o mal que se oculta nas aparências cotidianas.

20:00 – Louca Obsessão (Misery, Rob Reiner, EUA, 1990 | 14 anos | 1h47

Terça-Feira, 05/08/2025

16:00 – It – Uma Obra Prima do Medo (It, Tommy Lee Wallace, EUA/Canadá, 1990 | 14 anos | 3h12

Inspirado no romance “IT”, publicado em 1986

Sinopse: Na cidade de Derry, um palhaço sinistro chamado Pennywise (Tim Curry) aterroriza um grupo de amigos. As crianças, do “Losers’ Club” — incluindo Bill (Richard Thomas), Ben (John Ritter), Eddie (Harry Anderson) e outros — enfrentam seus traumas antigos para derrotar o horror que retorna com força renovada.

19:30 – Conta Comigo (Stand by Me, Rob Reiner, EUA, 1986 | 12 anos | 1h25 | Sessão comentada por Antônio Pedro de Souza, crítico de cinema e escritor

Inspirado no conto “O Corpo”, da coletânea “Quatro Estações”, publicado em 1982

Quatro garotos partem em uma jornada a pé pelos trilhos do trem em busca do corpo de um menino desaparecido. Durante o percurso, enfrentam seus medos, fragilidades e as dores da passagem para a adolescência. Baseado em um conto de Stephen King, Conta Comigo constitui um extraordinário retrato do amadurecimento, marcado por laços de amizade e pela delicadeza do poder de nossas memórias.

Quarta-Feira, 06/08/2025

15:00 – Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone, David Cronenberg, EUA, 1983 | 12 anos | 1h40 17h Carrie, a Estranha (Carrie, Brian De Palma, EUA, 1976 | 16 anos | 1h38

Quinta-Feira, 07/08/2025

14:30 – Cemitério Maldito (Pet Sematary, Mary Lambert, EUA, 1989 | 14 anos | 1h43

16:30 – Os Vampiros de Salem (Salem’s Lot, Tobe Hooper, EUA, 1979 | 16 anos | 3h05

Inspirado no romance “Salem’s Lot”, lançado originalmente no Brasil como “A Hora do Vampiro” e relançado como “’Salém”. Publicado em 1975

Sinopse: Ao retornar à sua cidade natal para escrever um livro, o romancista Ben Mears se depara com uma presença sombria que lentamente toma conta de Salem’s Lot. Conforme moradores desaparecem ou mudam de comportamento, Ben suspeita que forças sobrenaturais estejam por trás dos estranhos eventos — mais precisamente, vampiros. Dirigido por Tobe Hooper (de O Massacre da Serra Elétrica), o filme adapta a obra de Stephen King em um inquietante épico televisivo, que transforma uma pacata cidade do interior em palco de um terror crescente, atmosférico e envolvente.

Sábado, 09/08/2025

14:30 – Christine, o Carro Assassino (Christine, John Carpenter, EUA, 1983 | 12 anos | 1h50

17:00 – O Iluminado (The Shining, Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1980 | 14 anos | 2h26

20:00 – Doutor Sono (Doctor Sleep, Mike Flanagan, EUA, 2019 | 16 anos | 2h30

Inspirado no romance “Doutor Sono”, publicado em 2013

Décadas após os eventos de “O Iluminado”, Dan Torrance (Ewan McGregor) vive assombrado pelos traumas do passado e pelo dom psíquico conhecido como “o brilho”. Quando conhece Abra (Kyliegh Curran), uma jovem com poderes ainda mais intensos, Dan se vê forçado a enfrentar um grupo de criaturas liderado por Rose (Rebecca Ferguson), que se alimenta da energia de iluminados. Em “Doutor Sono”, Mike Flanagan constrói um épico sombrio que transita entre a escrita de King e o legado cinematográfico deixado por Stanley Kubrick.

Domingo, 10/08/2025

17:30 – O Sobrevivente (The Running Man, Paul Michael Glaser, EUA, 1987 | 16 anos | 1h41 19h30 À Espera de um Milagre (The Green Mile, Frank Darabont, EUA, 1999 | 16 anos | 3h09

Terça-Feira, 12/08/2025

20:00 – Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, Frank Darabont, EUA, 1994 | 16 anos | 2h22

Quarta-Feira, 13/08/2025

15:00 – Cujo (Lewis Teague, EUA, 1983 | 16 anos | 1h34

17:00 – Bala de Prata – A Hora do Lobisomem (Silver Bullet, Daniel Attias, EUA/Países Baixos, 1985 | 14 anos | 1h35

Deixe um comentário