Documentário sobre motéis teve pré-estreia lotada em São Paulo
A Fistaile lançou nessa quinta-feira (12) nos cinemas EROS, documentário erótico da diretora Rachel Daisy Ellis. Interessada em investigar o motel, a maior instituição de sexo do país, a cineasta convidou frequentadores de diferentes partes do Brasil para gravarem uma de suas noites em uma suíte. O resultado é uma costura de experiências e visões profundas que, por mais distintas que sejam, compartilham entre si olhares profundos sobre as relações de intimidade e afeto.
Descrito pela diretora como um “pornô existencial”, a intimidade que EROS evidencia não se resume a sexo: há prazer e fantasias sim, mas há também amor, solidão, liberdade, confiança e introspecção. Quer dizer, entre as quatro paredes de um quarto de motel, existe uma vulnerabilidade reveladora muito rica – não só para entender os indivíduos retratados, mas a própria relação do Brasil com estes estabelecimentos tão tradicionais.
Para essa investigação, a diretora optou pelo autorregistro como linguagem, pedindo que seus personagens registrassem com os próprios celulares o que bem entendessem. “Me interessava pensar também até que ponto as pessoas usariam o palco da suíte do motel como espaço de performance de suas histórias e reflexões e como seria a mistura de performance e registro de observação”, explica Ellis. “Quando vi as primeiras filmagens dos personagens, fiquei impressionada. Tinha algo mágico ali, entre o exibicionismo e a partilha íntima, que foi muito especial.”
O lançamento acontece após a pré-estreia de EROS no REAG Belas Artes, em São Paulo, onde o filme teve sessão esgotada, seguida por um debate com a diretora, a jornalista e crítica de cinema Barbara Demerov e o psicanalista e professor da PUC-SP Pedro Ambra. “Ver o filme em uma sala cheia é sempre muito especial, porque ele provoca muitas reações e emoções, e ter essa experiência coletiva tem muita potência”, afirma Ellis. “Foi muito lindo ver tanta gente empolgada com o filme ao final da sessão”.
O filme pode ser visto nas salas de cinema de Aracaju (SE), Salvador (BA), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Poços de Caldas (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), São Paulo (SP) e Niterói (RJ).
___
Foto: Fistaile/Divulgação: Sinny – Assessoria e Comunicação
