Segunda no Cine: A violência como ícone em Laranja Mecânica

Filme de Stanley Kubrick foi comentado por Maria Trika

Antônio Pedro de Souza

A cineasta Maria Trika comentou a sessão de “Laranja Mecânica”, clássico de Stanley Kubrick, no Segunda no Cine exibido em 19/5, no Cine Brasil. Em sua análise, Trika ressaltou os elementos visuais que reforçam a violência da trama, bem como a fama controversa do longa e a vasta experiência de Stanley Kubrick em adaptar obras literárias.

Durante o bate-papo com o público, Maria Trika relembrou que Kubrick costumava se distanciar dos livros que adaptava para as telonas, o que acabava se mostrando uma decisão acertada, visto o sucesso que os filmes faziam com público e crítica – e como sobrevivem até hoje no imaginário popular.

Disse, ainda, que “Laranja Mecânica”, embora não seja o melhor filme de Kubrick, é um dos mais mencionados por fãs do diretor, o que pode levar a um caminho perigoso em relação à sociedade. Afinal, um filme declaradamente violento, com cenas que beiram o absurdo, flertando com comportamentos condenáveis, pode despertar uma legião de fãs, no mínimo, incoerentes.

A cineasta ressaltou que o modo como o filme retrata as relações de poder e a violência – em suas várias camadas e proporções – podem ajudar a entender a longevidade e importância do filme em discussões pelo mundo.

Ainda, o risco de “cortes”, ou seleções de pequenos trechos/cenas, sem contexto, que podem distorcer os aspectos da realidade ou da intencionalidade integral da obra.

Os comentários entre Maria Trika e público continuaram apontando cenas icônicas da produção.

VEM AÍ:

Em junho, os filmes serão: “O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2/6), comentado por Bernardo Coelho Sigaud; “Donnie Darko” (9/6), por Gustavo Borge; “Matrix” (19/6), por Antônio Pedro de Souza; “A Chegada” (23/6), por Ana Laura Negro e Davi; e “O Grande Lebowski” (30/6), por Gabriel Santiago. Julho começa com “Juventude Transviada” (7/7) e, pelo teaser exibido antes da sessão de estreia, ao longo do ano serão exibidos “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Meninas Malvadas”, entre outros clássicos.

CONFIRA:

Comentários de Maria Trika para o filme “Laranja Mecânica”:

Deixe um comentário