Filme estrelado por Johnny Depp foi comentado por Natália Barros no Cine Brasil
A cineasta e musicista Natália Barros foi a responsável pelos comentários de “Edward – Mãos de Tesoura”, na última segunda-feira (12), na sessão Segunda no Cine, realizada no Cine Theatro Brasil. Ela destacou as cores, objetos em cena e, claro, o simbolismo usado pelo diretor Tim Burton no filme de 1990, que se tornou um ícone do cinema, com diversas reprises na TV.
O tema do ciclo curatorial deste mês no Cine Brasil é “A Construção de Ícones do Cinema”, sejam esses ícones personagens famosos, como Edward e Carlitos ou objetos e cenas que ficaram eternizados na memória dos cinéfilos.
Durante a conversa, Natália Barros comentou, por exemplo, sobre o uso das cores no longa-metragem: desde as casinhas padronizadas no começo do filme, sempre alegres e vivas, mas com tons pacíficos nas cores, até o colorido vivo e forte do jardim da mansão de Edward, que contrasta com o lado mais sombrio da casa. Quando Edward vai morar com a família Boggs, a vida da pequena cidade vira de cabeça para baixo: novas esculturas – diferentes umas das outras – aparecem nos jardins, cortes de cabelos e tosas caninas, atendendo os mais diferentes estilos, e uma curiosidade coletivo acerca do novo morador do bairro, ditam as primeiras semanas. Porém, Edward não se adapta totalmente ao local, e passa a viver grandes desventuras que despertam ciúmes, cobiça e até luxúria.
Detalhes como as cores das roupas dos personagens centrais também foram alvo do estudo de Natália e dos comentários do público: o contraste do vermelho e do verde, típicos do período natalino, presentes nas roupas, enfeites e acessórios dos vários personagens no ato final do longa, e que se chocam com o branco da roupa da personagem Kim, que por sua vez, dialoga com a neve produzida por Edward, e transmite paz e aconchego, apesar do distanciamento físico necessário para a segurança da moça.
Para conferir o comentário de Natália Barros na íntegra, assista ao vídeo disponível ao fim deste texto.
VEM AÍ:
Nesta segunda-feira, 19/5, será a vez de “Laranja Mecânica”, comentado por Maria Trika; dia 26/5, tem “Os Caça-Fantasmas”, com comentários de Renato Silveira e Kel Gomes.
Em junho, os filmes serão: “O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2/6), “Donnie Darko” (9/6), “Matrix” (19/6), “A Chegada” (23/6) e “O Grande Lebowski” (30/6). Julho começa com “Juventude Transviada” (7/7) e, pelo teaser exibido antes da sessão de estreia, ao longo do ano serão exibidos “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Meninas Malvadas”, entre outros clássicos.
CONFIRA:
Comentários de Natália Barros para o filme “Edward – Mãos de Tesoura”
Galeria de fotos da noite:


