Crítica: Mar em Chamas

Um filme de desastre com uma mensagem urgente

Tatiane Barroso

Em 1969, o governo norueguês anuncia a descoberta de um dos maiores campos de petróleo do mundo no vizinho Mar do Norte, iniciando um período próspero de perfuração. 50 anos depois, as consequências ambientais começam a se manifestar, na forma de uma rachadura que se abre no fundo do oceano, causando o colapso de uma plataforma. Uma equipe de pesquisadores, incluindo a operadora de submarinos Sofia, corre para procurar os desaparecidos e avaliar a causa dos danos, mas o que eles descobrem é que este é apenas o começo de uma possível catástrofe apocalíptica. À medida que as plataformas são evacuadas, o companheiro amoroso de Sofia (Kristine Kujath Thorp) Stian (Henrik Bjelland), fica preso nas profundezas do mar, e Sofia deve mergulhar para resgatá-lo. 

Mar Em Chamas é um filme catástrofe como boas atuações, enredo interessante e ação conduzida sem elementos irreais como os que vemos nos filmes estralados por  Dwayne Johnson ou Jason Statham. Kristine Kujath Thorp entrega uma a heroína crível, forte e determinada. Os efeitos visuais são fantásticos, proporcionando ao filme  suspense e excitação na medida certa. A trilha sonora também foi muito eficaz em aumentar o suspense.

O que mais impressiona é a gama de tópicos em que este filme se aprofunda. Se fosse uma produção de Hollywood, teríamos no máximo o apontamento de 2 assuntos, sendo que um deles seria provavelmente o drama ou traumas que a protagonista teria que lidar. Mas os roteiristas exploram de maneria competente questões ambientas, políticas e  econômicas ao redor das petrolíferas e como elas impactam as comunidades inseridas nesse contexto. Outro detalhe é que o filme não apela para o maniqueísmo da corporação capitalista malvada versus heroína ambientalista. Inclusive, a empresa Eelume apresentada no filme existe na realidade, e seus robôs subaquáticos semelhantes a cobras são produtos reais. 

Mar Em Chamas é um filme de desastre com uma mensagem urgente. Uma história sem drama desnecessário. Pode ser visto também com um retrato do jogo perigoso que fazemos com a natureza. É um ótimo filme-catástrofe, com atuações críveis, os efeitos especiais são realmente de cair o queixo, o nível de realismo é bastante surpreendente.

***

Cotação por Ossos:

8,5

***

Ficha Técnica:

Filme: Mar Em Chamas

Título Original: Nordsjøen

Ano de Lançamento: 2021

Direção: John Andreas Andersen

Roteiro original de: Harald Rosenløw-EegLars Gudmestad

Edição: Kalle Doniselli Gulbrandsen Christian Siebenherz

Trilha Sonora: Johannes Ringen / Johan Söderqvist

Elenco: Kristine Kujath Thorp (Sofia); Henrik Bjelland (Stian); Rolf Kristian Larsen (Arthur); Anders Baasmo (Ronny); Bjørn Floberg (William Lie); Anneke von der Lippe (Gunn); Christoffer Staib (Steiner Skagemo); Ane Skumsvoll (Berit); Cengiz Al (Jasin); Nils Elias Olsen (Odin). 

Duração: 1h44

Classificação Etária: Não recomendado para menores de 14 anos

País produtor: Noruega 

Cartaz do filme gentilmente cedido por: Adrelina Pura e Sinny Assessoria e Comunicação

Deixe um comentário