AGENDA CULTURAL: 22/8 a 1º/9

Confira os eventos culturais que vão animar a cidade

RedaLumi

Chegou o momento de conferir mais uma agenda cultural do Projeto Lumi. Sente-se em sua poltrona preferida e venha acompanhar os principais eventos que ocorrem entre a quinta-feira, 22/8 e o domingo, 1º/9. Aproveite!

EXPOSIÇÕES

PLAYGROUND

O artista Felipe Barbosa pensou sobre diversos esportes, a partir dos componentes de um importante objeto: a bola! O resultado pode ser conferido na exposição Playground, que fica em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244, Lourdes, BH) até o domingo, 1º de setembro.

A VALORIZAÇÃO E O RESGATE DE NOSSA CULTURA

Yara Tupinambá apresenta os catopês, série de obras que homenageiam os negros no processo de formação do Brasil. A exposição pode ser vista no Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, S/N, Funcionário, BH) até domingo, 25 de agosto.

BARBARIDADES

Diversidade de corpos e os desvarios para se manter nos padrões de beleza contemporâneos são apontamentos suscitados em “Barbaridades”, nova publicação da artista Noemi Assumpção que será lançada no dia 25 de agosto, domingo, às 16h, no Museu da Moda – MUMO (Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte). “Barbaridades” apresenta obras criadas pela artista a partir de intervenções em bonecas Barbie utilizando diversos materiais para abordar o uso do corpo como produto e as dolorosas modificações sofridas para se encaixar nos padrões estéticos contemporâneos. O evento contará com um bate-papo com a realizadora, projeção de imagens e interpretação em LIBRAS, além da distribuição gratuita de exemplares da publicação. Nos dias 24 e 25 de agosto, a artista ministrará oficinas gratuitas no MUMO para o público realizar suas próprias subversões.

TV

TELECINE

Premium

Estreia no canal de TV por assinatura, dia 24/8, A Guerra do Amanhã (2021). No filme, um grupo de viajantes do tempo vem de 2051 avisando que o futuro da Terra está ameaçado por alienígenas mortíferos. Agora, Dan Forester e seus aliados são a única esperança para salvar o planeta.

No dia 31/8, tem Garra de Ferro (2023). Os irmãos Von Erich dominaram o mundo da luta livre nos anos 80. Treinados por um pai autoritário, eles colecionaram grandes sucessos e tragédias durante suas carreiras.

Cult

Na quarta (dia 28), o Telecine Cult apresenta, às 20h05, ‘Estômago’ para deixar todo mundo no clima da estreia de ‘Estômago 2 – O Poderoso Chefe’, que chega aos cinemas na quinta (dia 29). Lançado em 2007, ‘Estômago’ foi exibido no Festival de Berlim. No longa, João Miguel interpreta Raimundo, um homem que vai para São Paulo em busca de uma vida melhor. Lá, ele descobre o seu talento para a cozinha e tudo parece se encaminhar bem, até que uma traição muda o rumo de sua história. A direção é de Marcos Jorge e o elenco traz grandes nomes como os de Babu Santana, Fabíula Nascimento e Paulo Miklos.

Na quinta (dia 29), é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e o Telecine Cult preparou um especial com dois longas emocionantes que trazem para as telas o amor entre duas mulheres. Abrindo a programação, às 20h20, vem ‘Nós Duas’ — drama exibido em Toronto em 2019 e que foi indicado pela França para representar o país no Oscar® em 2020. Na história, duas mulheres que vivem um romance enfrentam provações quando a relação das duas é descoberta por familiares. Depois, às 22h, vem ‘Retrato de Uma Jovem em Chamas’, drama com temática LGBT+ premiado com a Palma Queer em 2019. Ambientado na França do século XVIII, o longa segue o romance entre uma jovem rica e uma pintora retratista.

CANAL BRASIL

A emissora exibirá no dia 22 de agosto, às 19h30, “As Marias”, dirigido por Dannon Lacerda, que acompanha a história de trigêmeas do Mato Grosso do Sul, que relatam suas trajetórias. O curta-metragem foi premiado como Melhor Filme do Panorama Latino Americano do Festival Curta Cinema de 2024.

Já no dia 27, às 21h, tem “Dinho”, de Leo Tabosa, cujo protagonista tem uma vida marcada por abandonos, até que sua mãe biológica retorna à sua vida.

Especial “Boca do Lixo”:

“A Viúva Virgem” (1972) (100’)

Horário: 22/08 (quarta para quinta), à 0h30

Classificação: 18 anos

Direção: Pedro Carlos Rovai

Sinopse: Em Minas Gerais, o poderoso “coronel” Alexandrão se casa com a jovem e virgem Cristina e promove uma grande festa de casamento em sua fazenda. Ele come e bebe muito ao longo do dia, e em sua “primeira noite” com a noiva, morre antes de consumar o casamento. O estado civil de Cristina se torna muito incomum, sendo uma viúva virgem. Seu médico a aconselha a viajar para o Rio de Janeiro para descansar, e ela se muda com a tia para um apartamento herdado no Leme. Uma vez no Rio de Janeiro, o patife Constantino, que sabe de sua riqueza, a corteja e pede dinheiro, roupas e uma Mercedes Benz emprestados de seus amigos, fingindo ser homem de negócios. Seus amigos lançam “ações” em uma bolsa paralela, baseada e apoiada na expectativa do possível casamento de Constantino com Cristina. No entanto, o fantasma do coronel Alexandrão aparece para ela sempre que ela pretende fazer sexo com Constantino.

“Filhos e Amantes” (1982) (96’)

Horário: 22/08 (quarta para quinta), às 2h15

Classificação: 18 anos

Direção: Francisco Ramalho Jr.

Sinopse: Durante um fim de semana em uma casa de campo, os jovens ansiosos por emoções fortes acabam mudando de parceiro e experimentando drogas.

“Excitação” (1976) (90’)

Horário: 22/08 (quarta para quinta), às 3h45

Classificação: 18 anos

Direção: Jean Garret

Sinopse: Helena e Renato são um casal que deixa a cidade grande para trás para viver no conforto de uma casa de praia. Mas todos os objetos eletrônicos da nova casa parecem ter vida própria, assustando a mulher e fazendo-a parecer mais insana a cada dia que passa. Seu marido e vizinhos não acreditam em suas histórias, mas um mistério sobre a morte do antigo dono pode explicar a verdade.

“À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964) (84’)

Horário: 23/08 (quinta para sexta), à 0h30

Classificação: 18 anos

Direção: José Mojica Marins

Sinopse: Um coveiro percorre a cidade em busca de uma mulher para ter um filho.

“O Bem Dotado – O Homem De Itú” (1978) (104’)

Horário: 23/08 (quinta para sexta), às 1h55

Classificação: 18 anos

Direção: José Miziara

Sinopse: Um camponês tímido de Itu (uma vila no Brasil onde tudo é extraordinariamente grande) é convidado a trabalhar na casa de uma mulher rica, que acaba descobrindo as qualidades escondidas (e grandes) do homem.

“A Super Fêmea” (1973) (101’)

Horário: 23/08 (quinta para sexta), às 3h40

Classificação: 18 anos

Direção: Aníbal Massaini Neto

Sinopse: Linda modelo é contratada para estrelar uma campanha para vender um novo produto: a pílula anticoncepcional masculina. Mas não é fácil ganhar a confiança do seu público-alvo, já que as pessoas acreditam que ela causa impotência.

“Giselle” (1980) (90’)

Horário: 24/08 (sexta para sábado), à 0h30

Classificação: 18 anos

Direção: Victor Di Mello

Sinopse: Giselle seduz todos os membros de sua família. Ela causa indiretamente o fracasso do casamento de seu pai, pois sua madrasta se apaixona por ela. Depois, ela tem casos com o enteado de seu pai e com o empregado da fazenda.

“As Seis Mulheres de Adão” (1982) (85’)

Horário: 24/08 (sexta para sábado), às 2h10

Classificação: 18 anos

Direção: David Cardoso

Sinopse: Seis mulheres se vingam de um conquistador que as enganou.

“Histórias que Nossas Babás não Contavam” (1979) (87’)

Horário: 24/08 (sexta para sábado), às 3h35 

Classificação: 18 anos

Direção: Oswaldo de Oliveira

Sinopse: Sátira do conto de Branca de Neve, em que os sete anões mostram ao príncipe encantado que tamanho não é documento. Clara das Neves, é a filha de um rei que acaba de morrer e, em decorrência da morte do pai, seu protetor, ela passa a ser perseguida por sua madrasta, uma malvada ninfomaníaca invejosa. O caçador torna-se amante da bela princesa e sem coragem de matá-la, deixa-a na floresta, na companhia dos sete anões.

Tire 5 Cartas:

Estreia no Canal Brasil nesta sexta-feira, dia 23, às 21h, o longa-metragem “Tire 5 Cartas”, de Diego Freitas. Na comédia, Fátima (Lilia Cabral) é uma taróloga que mora no Rio de Janeiro e aplica golpes em seus clientes junto ao marido (Stepan Nercessian). Porém, ela acaba envolvida em um caso de roubo de anel e ambos decidem retornar para a terra natal em São Luís, no Maranhão, para fugir dessa encrenca. Os cantores Alcione e Sidney Magal participam do filme e, por isso, o Canal Brasil também exibirá os documentários “Alcione – O Samba é Primo do Jazz”, às 19h50, e “Me Chama que Eu Vou”, às 22h30.

MEGAPIX

Especial John Wick

Na quinta (dia 22), o Megapix apresenta, a partir das 19h25, o especial ‘John Wick’, que exibe – em sequência — os três primeiros títulos da franquia protagonizada por Keanu Reeves. Nos longas, o astro vive um matador de aluguel aposentado que volta à vida do crime depois de seu cachorro de estimação, dado a ele por sua falecida esposa, ter sido assassinado pela máfia.

Especial ‘John Wick’
Quinta, dia 22, a partir das 19h25.

John Wick – De Volta Ao Jogo (2014)
Quinta, dia 22, às 19h25.
Sinopse: John Wick é um ex-matador de Nova Iorque que está lidando com o luto após perder seu grande amor. Mas, quando invadem sua casa, o roubam e matam seu cachorro, ele é forçado a voltar à ativa para se vingar.
Diretor: Chad Stahelski, David Leitch
Elenco: Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Alfie Allen, Willem Dafoe, John Leguizamo, Dean Winters
Ação |16 anos | CHN, USA, UK | 98’

John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017)
Quinta, dia 22, às 21h.
Sinopse: John Wick retorna à ativa por uma cobrança do passado. Ele deve matar uma mafiosa, mas logo precisa lutar por sua própria vida quando abrem um contrato por sua cabeça.
Diretor: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Riccardo Scamarcio, Common, Laurence Fishburne, Claudia Gerini
Ação |16 anos | CHN, HKG, USA, UK | 119’

John Wick 3 – Parabellum (2019)
Quinta, dia 22, às 22h55.
Sinopse: Após assassinar o chefe da máfia, John Wick passa a ser perseguido por assassinos. Agora, ele precisa se unir aos antigos parceiros em busca de sua sobrevivência.
Diretor: Chad Stahelski
Elenco: Halle Berry, Ian McShane, Keanu Reeves, Laurence Fishburne
Ação |16 anos | USA | 125’

Programa duplo “Branca de Neve”

Na sexta (dia 23), é exibido um programa duplo com dois filmes livremente inspirados na história de Branca de Neve. Às 18h50, vai ao ar ‘Branca de Neve e o Caçador’, que foi indicado a duas categorias do Oscar® em 2013 e inaugura a série. O longa tem grande elenco e traz Kristen Stewart no papel da princesa encantada, Charlize Theron como a Rainha Ravenna e Chris Hemsworth como o Caçador. Depois, às 21h, vai ao ar ‘O Caçador e a Rainha do Gelo’, em que Ravenna se une à sua irmã, a Rainha do Gelo (Emily Blunt), para enfrentar o Caçador e sua amada, Sara (Jessica Chastain).

Programa Duplo
Sexta, dia 23, a partir das 18h50.

Branca de Neve e o Caçador (2012)
Sexta, dia 23, às 18h50.
Sinopse: A terrível Rainha Ravenna, em sua obsessão por beleza e juventude, quer destruir a Branca de Neve, Para isso, envia o caçador Eric atrás dela, mas ele passa a ajudar Branca de Neve contra a rainha.
Direção: Rupert Sanders
Elenco: Charlize Theron, Chris Hemsworth, Kristen Stewart, Sam Claflin
Aventura |12 anos | USA | 122’

O Caçador e a Rainha do Gelo (2016)
Sexta, dia 23, às 21h.
Sinopse: Irmã da Rainha Ravenna, a Rainha do Gelo comanda um exército de crianças que lhe juram lealdade e são proibidas de amar. Quando Erik e Sara crescem e se apaixonam, eles decidem lutar em nome do amor.
Diretor: Cedric Nicolas-Troyan
Elenco: Alexandra Roach, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Emily Blunt, Jessica Chastain, Nick Frost, Rob Brydon, Sam Claflin, Sheridan Smith
Aventura |12 anos | CHN, USA | 109’

CANAL LIKE

Making of de Detetives do Prédio Azul 4

“D.P.A. 4 – O Filme”, quarto longa-metragem dos Detetives do Prédio Azul, terminou de ser rodado no Rio de Janeiro e o Canal Like visitou o set para revelar o que o público pode esperar das novas aventuras do trio de detetives que é sucesso no Canal Gloob. A repórter Anne Braune traz alguns detalhes dos bastidores, além de entrevistas exclusivas com Emily Puppim (Mel), Stéfano Agostini (Zeca) e Samuel Minervino (Max), os três detetives, além da atriz Fabiula Nascimento, que faz uma participação no longa. 

Sexta-feira, 23 de agosto, 18:00

Séries – Emily em Paris (4ª Temporada)

Uma das séries mais populares da Netflix, “Emily em Paris” ganhou cinco novos episódios, para a felicidade dos fãs de Emily Cooper. A quarta temporada, dividida em duas partes, narra as novas aventuras da executiva de marketing americana na capital francesa, após o fim de seu relacionamento com Alfie (Lucien Laviscount). No Like, Hugo Bonemer guia o público em uma viagem pela cidade do amor e relembra a jornada de Emily e seus amigos no programa “Séries”.

Sexta-feira, 23 de agosto, 20:00

Acontece – Os Outros (2ª Temporada)

A segunda temporada de “Os Outros”, sucesso do Globoplay, já está disponível na plataforma. Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino) continuam em busca do filho Marcinho (Antonio Haddad), que desapareceu após o seu envolvimento com o miliciano Sérgio (Eduardo Sterblitch). Entre os novos personagens estão a misteriosa Maria (Mariana Nunes) e o casal formado por Raquel (Letícia Colin) e Paulo (Sergio Guizé). Eles moram no condomínio de luxo de casas, na Barra, para onde se mudou Sérgio. O Canal Like marcou presença na pré-estreia da nova temporada, que aconteceu no Rio de Janeiro, e traz todos os detalhes da noite, além de entrevistas exclusivas com o elenco.

Sexta-feira, 23 de agosto, 21:00

CINEMA

CINE SANTA TEREZA

Mostra Prêmio Grande Otelo

22/8 • 17h – Pérola

22/8 • 19h – Belchior – Apenas Um Coração Selvagem

23/8 • 16h30 – Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

23/8 • 19h – Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha

24/8 • 16h30 – Os Farofeiros 2

24/8 • 19h – Pedágio

25/8 • 16h30 – Mussum, o Filmis

25/8 • 19h – Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você

PRÊMIO GRANDE OTELO

Dira Paes – Foto: Leo Aversa
Toni Garrido – Foto: Washington Possato

Prêmio Grande Otelo, que acontece no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, será apresentado pela atriz Dira Paes e pelo cantor e ator Toni Garrido. A 23ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo. Os filmes com maior número de indicações são “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias, seguidos por “Aumenta que é Rock’n’Roll”, que disputa nove troféus. 

UCI

A rede de cinemas UCI vai exibir nos dias 26 e 27/8, 10 longas finalistas do Prêmio Grande Otelo, com ingressos a R$10.

Os longas selecionados são “Mussum, O Filmis”“Noites Alienígenas”“Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”“Pedágio”“Desapega!”“Minha Irmã e Eu”“Os Farofeiros”, “Pérola”“Saudosa Maloca” e “Três Tigres Tristes”. A venda de ingressos começa na terça, dia 20, e o UCI Day Cinema Brasileiro tem o apoio da ETC Filmes.

7ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA

Fabrício Boliveira – Foto: Jonathan Estrela

7.ª Mostra de Cinema de Fama, que acontecerá de 22 a 25 de agosto de 2024 em Fama, Minas Gerais, homenageia este ano o ator e diretor Fabrício Boliveira, com a exibição do filme “Breve Miragem de Sol”, dirigido por Eryk Rocha. Em 2024, o ator também irá estrear no filme “Mugunzá”, protagonizará a nova novela das sete da Globo, “Volta por Cima” e está finalizando sua primeira direção em longa-metragem“Antígona não nasci proódio, nasci pro amor”, com estreia prevista para 2025.

FESTIVAL BÁRBARA DE COCAIS

Foto: Marcos Eduardo

Com programação gratuita a atividades para públicos de todas as idades, a primeira edição do Festival Bárbara de Cocais promove a criação temporária de uma sala de cinema onde são exibidos filmes brasileiros e estrangeiros que abordam de distintas maneiras a questão da formação humana. Com curadoria de Pablo Lobato e Gustavo Jardim, a Mostra de Cinema acontece no salão paroquial do Santuário de São João Batista, em Barão de Cocais, e combina diferentes recortes do cinema contemporâneo, desde o popular ao documentário experimental – incluindo a pré-estreia do documentário “Oroboro”, de Pablo Lobato. 

Programação:

Quarta (21/8)

8h “Meu amigo Totoro” (1998), de Hayao Miyazaki            
As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo. Duração: 86 minutos. Classificação: livre.

Trailer: https://studioghibli.com.br/filmografia/meu-amigo-totoro/

10h  “Fantasmas” (2010), de André Oliveira Novais

O fantasma da ex. Duração: 11 minutos. Classificação: 12 anos. 

Imagens: https://www.youtube.com/@filmesdeplastico2741/videos

“República” (2020), de Grace Passô

Um xamã descobre que o Brasil é um sonho. Nada da experiência que se tem do país é real e, a qualquer momento, seja lá quem estiver sonhando o Brasil pode acordar – e, assim, tudo o que nós vivemos e conhecemos sobre nossa nação pode acabar. Duração: 15 minutos. Classificação: 12 anos.

“Nada” (2017), de Gabriel Martins

Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e, com ele, o Enem. A escola e seus pais a pressionam para que decida em qual curso se inscrever, mas ela não quer fazer nada. Duração: 27 minutos. Classificação: 12 anos.

Imagens: https://www.youtube.com/@filmesdeplastico2741/videos

20h  “Radical” (2023), de Christopher Zalla

Em uma periferia mexicana contaminada por negligência, corrupção e violência, um professor frustrado experimenta um método radical e inovador para romper a apatia de seus estudantes e despertar sua curiosidade, seu potencial e até mesmo sua genialidade. Duração: 125 minutos. Classificação: 13 anos. 

Trailer: youtube.com/watch?v=oBeg_C3L_G8

Quinta (22/8)

8h  “Roda” (2021), de Francis Alys  com Rafael Ortega, Julien Devaux e Félix Blume

Sobre a cidade de Lubumbashi, no Congo, paira o “mampala”: a pilha de escória da mina de cobalto Étoile du Congo, cujas encostas inferiores são hoje vasculhadas por caçadores de lítio que arriscam suas vidas para alimentar o mercado global de baterias. O filme se apoia em contrastes dramáticos: pequenas figuras brilhantes contra a vasta escuridão, como uma criança que mal consegue ver por cima do pneu que luta para empurrar morro acima. No entanto, a canção que as crianças inventaram para resolver problemas pós-industriais, “Empurrando, empurrando”, traz fé a esses jovens carregadores do futuro da República Democrática do Congo. Duração: 9 minutos. Classificação: livre.

 “Das crianças Ikpeng para o mundo” (2001), de Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng e Natuyu Yuwipo Txicã

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo a video-cartas de crianças da Sierra Maestra, em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que responda sua vídeo-carta. Duração: 35 minutos. Classificação: livre.

10h  “Últimas conversas” (2014), de Eduardo Coutinho

Último filme dirigido pelo documentarista Eduardo Coutinho. Nele, o cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas, sentimentos e expectativas para o futuro. Duração: 85 minutos. Classificação: 12 anos. 

Trailer: youtube.com/watch?v=-MQBpKePw54

20h  “Dos 3 aos 3” (2023), de Pablo Lobato

O documentário acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler, onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança. Duração: 70 minutos. Classificação: livre.

Trailer: youtube.com/watch?v=Ts9s0etS_vw

Sexta (23)

10h “Que horas ela volta?” (2015), de Anna Muylaert

A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa. Duração: 112 minutos. Classificação: 12 anos. 

Trailer: youtube.com/watch?v=Dffs46VCJ_g


14h “Roda” (2021), de Francis Alys com Rafael Ortega, Julien Devaux e Félix BlumeSobre a cidade de Lubumbashi, no Congo, paira o “mampala”: a pilha de escória da mina de cobalto Étoile du Congo, cujas encostas inferiores são hoje vasculhadas por caçadores de lítio que arriscam suas vidas para alimentar o mercado global de baterias. O filme se apoia em contrastes dramáticos: pequenas figuras brilhantes contra a vasta escuridão, como uma criança que mal consegue ver por cima do pneu que luta para empurrar morro acima. No entanto, a canção que as crianças inventaram para resolver problemas pós-industriais, “Empurrando, empurrando”, traz fé a esses jovens carregadores do futuro da República Democrática do Congo. Duração: 9 minutos. Classificação: livre.

Da janela do meu quarto (2004), de Cao Guimarães. 

Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando. Duração: 5 minutos. Classificação: livre. 

imagens: vimeo.com/575192832

 Disque Quilombola (2012), de David Reeks, Gabriela Romeu e Renata Meirelles. 

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças. Duração: 13 minutos. Classificação: livre.

A menina espantalho (2008), de Cássio Pereira dos Santos. 

Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler. Duração: 13 minutos. Classificação: livre. 

20h  “Terra deu, terra come” (2010), de Rodrigo Siqueira

Memória e ficção se misturam na história do garimpeiro Pedro de Almeida, um dos últimos conhecedores dos vissungos, cantigas em dialeto cantadas durante os rituais fúnebres do interior de Minas Gerais. Duração: 89 minutos.  Classificação: 12 anos. 

Såbado (24)

10h “Wolfwalkers” (2020), de Tomm Moore e Ross Stewart PARA TODAS AS IDADES

Em uma época de superstição e magia, quando os lobos são considerados criaturas demoníacas, Robyn, uma jovem aprendiz de caçadora, chega à Irlanda com seu pai para erradicar a última matilha. No entanto, ela se torna amiga de um deles. Duração: 103 minutos. Classificação: 10 anos.

16h  “Tomboy” (2011), de Céline Sciamma

Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade. Duração: 82 minutos. Classificação: 10 anos.

Trailer: youtube.com/watch?v=bHOW6G0UKoQ

19h  PRÉ-ESTREIA: “Oroboro” (2024), de Pablo Lobato

Em um vale cercado por arranha-céus, duas turmas de um colégio vivem processos imersivos ao adaptarem para o teatro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e “A Flauta Mágica”, de Mozart. O filme revela a intimidade das descobertas, dores e alegrias vividas na radicalidade da juventude. Duração: 81 minutos. Classificação: 10 anos.

CINE HUMBERTO MAURO

Mostra “Wuxia – O Despertar das Lendas”

Programação:

21/08 QUA

15h Duelo até a Morte (Xian si jue, Siu-Tung Ching, Hong Kong, 1983) | 16 anos |

1h27

17h A Estalagem do Dragão (Long men kezhan, King Hu, Taiwan-Hong Kong, 1967)

| 12 anos | 1h51

19h Adeus, Dragon Inn (Bu San, Tsai Ming-Liang, Taiwan, 2003) | 12 anos | 1h23 |

Sessão Comentada por Júlio Cruz, pesquisador, curador e crítico de cinema.

22/08 QUI

16h CINEMA NO PARÁ: AMAZÔNIA EM MOVIMENTO | Sessão Batidas e

Ritmos | Livre | 1h42

Madá (San Marcelo, Brasil-PA, 2022) | 22 min.

Brega s/a (Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, Brasil-PA, 2018) | 7 min.

Batalha de São Braz (Adrianna Oliveira, Brasil-PA, 2015) 25 min.

18h Herói (Ying xiong, Yimou Zhang, Hong Kong-CHI, 2002) | 14 anos | 1h39

20h Batalha de Honra (Tai gik Cheung Sam Fung, Woo-Ping Yuen, Hong Kong,

1993) | 16 anos | 1h36

23/08 SEX

15h Wing Chun – Uma Luta Milenar (Wing Chun, Woo-Ping Yuen, Hong Kong, 1994)

| 14 anos | 1h36

17h Confissões Íntimas de Uma Cortesã Chinesa (Ai nu, Yuen Chor, Hong Kong,

1972) | 16 anos | 1h30

19h30 CINEMA E PSICANÁLISE | As Crianças (Les Enfants, Marguerite Duras,

França, 1985) | 16 anos | 1h25 | Sessão comentada por Paula Pimenta –

Psicanalista, membro da AME EBP/AMP.

24/08 SÁB

14h CINEMA NO PARÁ: AMAZÔNIA EM MOVIMENTO | Sessão Animações

Amazônicas | Livre | 1h05

A História de Zahy (Otoniel Oliveira, Brasil- PA, 2018) | 8 min.

Admirimiriti (Andrei Miralha, Brasil- PA, 2005) | 11min.

Pedaços de Pássaros (Andrei Miralha e Marcílio Costa, Brasil- PA, 2016) | 13 min.

Icamiabas na Cidade Amazônia (Otoniel Oliveira Roteiro, Brasil- PA, 2021) | 10 min.

Allegro Pero no Mucho (Cássio Tavernard, Brasil- PA, 2019) | 23 min.

15h30 FESTIVAL PALÁCIO PARA TODOS | Kung Fu Panda (Mark Osborne, John

Stevenson, EUA, 2008) | Livre | 1h32 | Sessão dublada, com portas abertas e

adequação de luz e de volume sonoro.

17h30 FESTIVAL PALÁCIO PARA TODOS | CINECLUBE ACESSÍVEL | Especial

Curtas-metragens do Prêmio Humberto Mauro | 16 anos | 47 min. | Sessão

comentada por Brisa Marques, artista, poeta, letrista e comunicadora.

Hemisfério Esquerdo em Fissuras (Caroline Cavalcanti, Julia Teles, Walter Gam Brasil-MG,

2024) | 8min.

Ponto e Vírgula (Jéssica Marques, Luiz Vidigal, Brasil-MG, 2O24) | 5min.

Conto Anônimo (Sara Pinheiro, Pablo Lamar, Brasil-MG, 2024) | 10min.

Melhor de Três (Fábio Narciso, Brasil-MG, 2024) | 10min.

Trap pesadelo, o manifesto, de Marco Antônio Pereira (Brasil-MG, 2024) | 14min.

20h O Clã do Lotus Branco (Hong Wending san po bai lian jiao, Lieh Lo, Hong Kong,

1980) | 14 anos | 1h35

25/08 DOM

18h A Jugular Blindada (Hao Xia, John Woo, Hong Kong, 1979) | 14 anos | 1h46

20h Herói (Ying xiong, Yimou Zhang, Hong Kong-CHI, 2002) | 14 anos | 1h39

Mostra “Cinema do Pará: Amazônia em Movimento”:

22/08 QUI

16h Sessão Batidas e ritmos | Livre | 54 min

MADÁ (San Marcelo, Bragança-PA, 2022) | 22 min

Brega s/a (Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, Belém – PA, 2018) | 7 min

Batalha de São Braz (Adrianna Oliveira, Belém – PA, 2015) | 25 min

24/08 SÁB

14h Animações amazônicas – Bloco 1 | Livre | 1h05

A História de Zahy (Otoniel Oliveira, Belém – PA, 2018) | 8 min

ADMIRIMIRITI (Andrei Miralha, Belém – PA, 2005) | 11min

Pedaços de pássaros (Andrei Miralha e Marcílio Costa, Belém – PA, 2016) | 13min

Icamiabas na cidade Amazônia (Otoniel Oliveira, Belém. – PA, 2021) | 10 min

Allegro pero no mucho (Cássio Tavernard, Belém – PA, 2019) | 23 min

27/08 TER

16h Sessão Ribeirinhos | Livre | 1h35

Vila da Barca (Renato Tapajós, Brasil-SP/PA, 1964) | 10 min

Marias da Castanha (Edna Castro e Simone Raskin, Brasil-PA, 1987) | 30 min

Marajó das Letras – Os abridores de Letras da Amazônia Marajoara (Fernanda Martins e

Marcelo Rodrigues, Brasil, 2018) | 30 min

Meu tempo menino (Emano Franklin, Brasil-PA, 2006) | 25 min

29/08 QUI

16h Sessão Belém do Pará | 16 anos | 1h19

Ver-o-Peso (J. Guedes, S. Freitas, P. Roland, Brasil-PA, 1984) | 14 min

O Homem do Central Hotel (Zienhe Castro, Brasil-PA, 2019) | 20 min

Enquanto Chove (Alberto Bitar e Paulo Almeida, Brasil-PA, 2003) | 18min

Monteiro Lopes (Bianca D’Aquino, Brasil-PA, 2022) | 27 min

31/08 SÁB

14h Animações amazônicas – Bloco 2 | 48 min

Nossa Senhora dos Miritis (Andrei Miralha, Brasil-PA, 2011) | 10 min

Cadê o Verde que Estava Aqui (Biratan Porto, Brasil-PA, 2006) | 11 min

Muragens, Crônicas de um Muro (Andrei Miralha, Brasil-PA, 2008) | 12 min

O Rapto do Peixe-Boi (Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar, Brasil-PA, 2009) | 15 min

Mostra “Novas Direções na Alemanha”:

27/8 TER

19h “Casulo” (Kokon, Leonie Krippendorff, 2020) | 16 anos | 1h39

28/8 QUA

19h “Toubab” (Florian Dietrich, 2020) | 14 anos | 1h36

29/8 QUI 

19h “Le Prince” (Lisa Bierwirth, 2021) | 16 anos | 2h05

30/8 SEX

19h “Preciosa Ivie” (Ivie wie Ivie, Sarah Blaßkiewitz, 2021) | 14 anos | 1h57

31/8 SÁB

19h “Nico” (Eline Gehring, 2021) | 14 anos | 1h20

1º/9 DOM

19h “Anima – Os Vestidos do Meu Pai” (Anima: Die Kleider meines Vaters, Uli Decker, 2022) | 16 anos | 1h35

TUDO O QUE VOCÊ PODIA SER

29/08 – quinta, 18h – Centro Cultural (R. Nova Ponte, 22 – Salgado Filho)

Filme: Tudo O Que Você Podia Ser

(Ricardo Alves Jr | MG/Brasil | 2023 |  Documentário, Drama | 83 min)

É o último dia de Aisha em Belo Horizonte. Acompanhamos a despedida na companhia de suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will. Por meio do cotidiano e dos encontros entre as personagens, o filme tece um retrato afetuoso sobre a família que se escolhe constituir através do valor da amizade.

Classificação indicativa: 16 anos

VIDEOCLIPE-SE

Minas Gerais se prepara para receber duas importantes iniciativas que celebram e incentivam a produção audiovisual e musical no Estado, o “Videoclipe-se Festival 2ª Edição” e o “Videoclipe-se: Nas Estradas de Minas”. Ambos os festivais, que ocorrerão em dezembro deste ano, contam com linhas de premiação. Uma delas é a Mostra Competitiva onde poderão ser inscritos videoclipes de qualquer região do Estado, lançados a partir de 2023. As inscrições para a Mostra Competitiva estarão abertas de 26 de agosto a 23 de setembro de 2024. Outra categoria é a Produção de Videoclipes que vai contemplar artistas ou bandas independentes com a produção completa de videoclipe para sua música original. As inscrições para esta linha estarão abertas de 19 de agosto a 9 de setembro de 2024. Para participar, os interessados devem se inscrever no site videoclipese.com.br

LONGLEGS – VÍNCULO MORTAL

A Diamond Films antecipou o lançamento de LONGLEGS – VÍNCULO MORTAL, que chega aos cinemas em 28 de agosto. Agora, espectadores de todo o Brasil terão um dia a menos de ansiedade até conferir por que o novo longa do diretor Oz Perkins é considerado um dos títulos mais perturbadores de 2024.

CINEMA DO CENTRO CULTURAL MINAS TÊNIS CLUBE

22 a 28/8

Sala 01

10:30 – Divertida Mente 2 (somente dias 24 e 25/8)

13:50 – Família

16:10 – O Último Pub (exceto dia 22/8)

16:40 – Tipos de Gentileza (somente dia 22/8)

18:30 – Tipos de Gentileza (exceto dias 22 e 27/8)

19:30 – Othelo, O Grande (somente dia 27/8, sessão comentada)

20:00 – Cristina, 1300 – Affonso Ávila – Homem ao Termo (somente 22/8, sessão comentada)

21:30 – Cristina, 1300 – Affonso Ávila – Homem ao Termo (exceto dias 22 e 27/8)

Sala 02

10:40 – Divertida Mente 2 (somente dias 24 e 25/8)

14:00 – Divertida Mente 2

16:00 – É assim que acaba

18:20 – É assim que acaba (exceto dias 22 e 27/8)

19:30 – Othelo, O Grande (somente dia 27/8, sessão comentada)

20:00 – Cristina, 1300 – Affonso Ávila – Homem ao Termo (somente 22/8, sessão comentada)

20:40 – Motel Destino (exceto dias 22 e 27/8)

O PROFESSOR QUE PROMETEU O MAR

A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte realiza uma sessão especial em pré-estreia nacional do filme espanhol “O Professor que Prometeu o Mar”, no dia 24 de agosto, sábado, às 20 horas, na Sala 1 do Una Cine Belas Artes, com entrada gratuita e retirada de ingressos 1 hora antes da sessão. A exibição contará com a presença de Francesc Escribano, roteirista, jornalista, escritor, produtor catalão e autor do livro que inspirou o filme. A obra angariou grande sucesso de público e crítica em outros países, além de ter sido indicada aos prestigiados Prêmios Goya e Feroz, as principais premiações do cinema espanhol. Dirigido por Patricia Font e baseado também no trabalho de José Antonio Abella e do fotógrafo Sergi Bernal, o filme apresenta uma narrativa comovente a respeito da resiliência humana e do poder transformador da educação.

“O Professor que Prometeu o Mar” narra a história real e emocionante de Antoni Benaiges, interpretado por Enric Auquer. Em 1934, Benaiges, um jovem professor nascido em Mont-roig del Camp (Tarragona), foi designado para uma escola rural em Bañuelos de Bureba, Burgos, uma localidade com menos de 200 habitantes. Durante dois anos letivos (1934-1936), Benaiges se dedicou a implementar novas técnicas pedagógicas baseadas no método Freinet, um sistema que valorizava a experimentação, a expressão infantil e a cooperação. Embora tenha dado aulas apenas durante dois anos letivos (de 1934 a 1936, quando foi baleado), Benaiges deixou uma memória indelével e um legado educativo que é um paradigma de como foram aqueles anos em Espanha.

Benaiges prometeu a seus alunos algo inimaginável: levá-los para ver o mar, um sonho quase impossível para crianças de uma região tão isolada. Ele equipou a escola com uma gráfica e materiais para que os alunos imprimissem seus próprios textos, reunidos em livrinhos que foram trocados com outras escolas. Este período foi uma era de inovação educacional e otimismo para seus alunos.

MARATONA HARRY POTTER

Após a reexibição de Harry Potter e o Prizioneiro de Azkaban reunir mais de 500 mil fãs em sessões exclusivas em mais de 750 salas, os Potterheads devem se preparar novamente para uma aventura inesquecível. Dia 31 de agosto os aficionados pelo bruxo mais amado de todos os tempos poderão maratonar os três primeiros filmes da saga Harry Potter nas telonas de alguns cinemas pelo Brasil. 

A maratona contempla a exibição de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e promete resgatar a magia da história de um jeito único e imperdível. 

A pré-venda de ingressos começa em 27 de agosto, 10h. 

CONCERTOS:

CENTRO CULTURAL UNIMED-BH MINAS TÊNIS CLUBE

Aos 30 anos, a pianista coreana Su Yeon Kim tem sido aclamada pela crítica especializada como uma das maiores instrumentistas de sua geração. Ela conquistou o 1º prêmio no Concurso Internacional de Piano de Montreal, em 2021, e o 2º lugar no Concurso Internacional Mozart de Salzburgo, em 2020.  Su Yeon Kim já se apresentou nas maiores salas ao redor do mundo, como Teatro alla Scala Milan, Franz Liszt Hall Budapest, Konzerthaus de Viena, Salle Cortot Paris, Kennedy Center Washington, Hamarikyu Asahi Hall Tokyo, Seoul Arts Center, Elbphilharmonie Hamburg, NDR Hannover, Canadian Opera Company Toronto. Como solista, se apresentou em orquestras renomadas em todo o mundo: Sinfônica de Montreal, Royal Filarmônica, Filarmônica Eslovaca, Filarmônica da Cracóvia, Filarmônica de Seul, Filarmônica de Paris, Filarmônica de Bruxelas, entre outras. Seu primeiro álbum “Mozart Recital” foi lançado pelo selo Steinway & Sons em 2023 e apontado pela Revista Gramophone como “Um álbum a ser ouvido”, eleito pela Allmusic como “Álbum do Ano”, e também o álbum escolhido pelos críticos para o International Piano Magazine.

Data: 27/8 (terça-feira)
Horário: 20h30

TRILHAS CURTAS

O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe, em agosto, o lançamento do álbum que reúne trilhas sonoras de curtas metragens criadas por cinco grandes compositores da música instrumental brasileira, com participação ao vivo de mais de vinte instrumentistas. O álbum “Trilhas Curtas” reúne temas de filmes de curta metragem realizados nos últimos quarenta anos. 

No repertório do concerto, o espectador confere obras compostas por Nivaldo Ornelas, Celso Adolfo, Andersen Viana, João Batista Melo e Marcos Souza ganharem novos arranjos dos próprios compositores ou de orquestradores como Túlio Mourão e Alexey Kurkdjian, da Orquestra Sphaera. Segundo o idealizador e produtor executivo do projeto, o compositor, cineasta e escritor João Batista Melo, “Trilhas Curtas” surgiu com a intenção de preservar e divulgar a música composta para filmes de curta metragem.

Participam do álbum e do concerto de lançamento músicos renomados de várias gerações e estilos como Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, Renato Saldanha, Mamour Ba, Lucas de Moro, Kiko Mitre, Cid Ornelas, Cyrano Almeida, Sandra Ornelas, Ariel Castilho e Robério Tolentino. O projeto inclui, ainda, membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, como o percussionista Rafael Alberto, a flautista Renata Xavier e o quinteto de cordas formado por Jovana Trifunovic, Robson Fonseca, Laura Von Atzinger, Gerry Verona e Walace Mariano, além do trompetista Claudio Marcus Floriano, da Orquestra Sinfônica de MG.

Data: 29/8
Horário: quinta-feira, 20h
Ingressos: R$ 60 (inteira)
Classificação: 10 anos

SHOWS

TANGOS E BOLEROS

O espetáculo “Tangos e Boleros – grandes clássicos e suas histórias” retorna ao palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, e desta vez, com a participação especial da atriz e cantora Tânia Alves. A apresentação promete emocionar e trazer à tona as mais belas recordações. Trata-se de um espetáculo cênico musical que leva o público a uma viagem no tempo, resgatando os momentos áureos dos tangos e boleros que marcaram o início do século XX. 

Sob a condução do ator e cantor Marcio Miranda, a plateia será guiada por uma narrativa rica em histórias e curiosidades sobre as composições e seus criadores. Acompanhado por músicos e bailarinos, Marcio Miranda trará à vida clássicos de ícones como Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Roberto Goyeneche, Trio Los Panchos, Buena Vista Social Club, Agustin Lara e Consuelo Velasques, além de homenagear grandes nomes brasileiros como Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira e Ângela Maria.

Data: 24 e 25 de agosto
Horário: Sábado às 20h e domingo às 16h
Classificação livre
Ingressos: R$100 (inteira)

CELSO MOREIRA

O violonista, guitarrista, compositor e professor Celso Moreira, um dos expoentes da música instrumental brasileira, vai apresentar show inédito em Belo Horizonte. O espetáculo Celso Moreira 70 anos acontece em 30/8 (sexta-feira), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, com preços populares.

Celso Moreira é mineiro de Guanhães e, em sua trajetória artística, acompanhou músicos como Milton Nascimento, o saxofonista Nivaldo Ornelas e Gisela Gonçalves. Participou também do festival internacional de jazz (Tudo é jazz) por dois anos consecutivos, em Ouro Preto. Neste ano também foi jurado do prêmio BDMG Instrumental, assim como do Troféu Marco Antônio Araújo (BDMG).

Celso Moreira – 70 anos
Data
: 30/8
Horário: sexta-feira, 20h
Ingressos: R$ 30 (inteira)
Classificação: livre

MARCELA JARDIM

Marcela Jardim, conhecida pela música “Chicletinho”, traz sua nova turnê ao palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, no final de agosto. Marcela é, atualmente, a cantora infantojuvenil mais ouvida do Brasil. No espetáculo “Sou feita de alegria”, ela traz muita energia, vibração e promete deixar muita alegria no coração dos fãs.

A cantora se apresentará com todo o seu balé, cantando ao vivo sucessos e interagindo com o público. Suas coreografias contagiam a todos, leva diversão e alegria para toda família. No repertório, hits como “Barbie”, “Stitch” e “Tubarão kids te amo”, além de surpresas e eternos sucessos como Xuxa, Sandy e Junior e Trem da Alegria.

E mais: após o show Marcelinha tira fotos e troca pulseirinhas com seus convidados Chicletinhos. Traga a criançada!

Data: 31/8

Horário: sábado, 17h

Ingressos: R$ 150 (inteira – primeiro lote) | R$ 200 (inteira – segundo lote)

Classificação: livre

LITERATURA

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE PARACATU

Afonso Borges – Foto: Eugenio Savio

O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – chega à 2ª edição com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. O evento acontece de 28 de agosto a 1.⁰ de setembro, com entrada gratuita e com espaço inclusivo, no município mineiro que fica a 500 km de Belo Horizonte e 230 Km de Brasília. A programação ocorrerá na Gira Fliparacatu, um circuito cultural, criado pelo Festival, no Centro Histórico da cidade, que contempla múltiplos espaços, cada um com sua programação específica. São mais de 60 autores convidados, entre internacionais, nacionais e locais. A curadoria é de Sérgio Abranches, Tom Farias e Afonso Borges, também idealizador e presidente do festival. Todas as atividades do Festival serão transmitidas ao vivo e em qualidade 4K pelo canal do YouTube do Fliparacatu.

De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

A SOMBRA DE FAUSTO

O escritor e professor de literatura belo-horizontino, Nelson Ricardo Reis, apresenta o seu primeiro romance, “À Sombra de Fausto”, onde tece uma história rica em ambiguidade e simbolismo. Neste seu livro de estreia, o autor revisita o mito fáustico em uma narrativa envolvente e ambientada na Europa contemporânea. Fausto, protagonista da lenda alemã, paira sobre a narrativa da obra de Nelson Ricardo Reis convidando o leitor a refletir sobre as escolhas e seus desdobramentos. O lançamento de “À Sombra de Fausto” está marcado para o dia 31 de agosto, sábado, às 11h, na Livraria Quixote.

TEATRO

APTÁ

APTÁ – Foto: Flávio Charchar

“Aptá”, um trabalho de dança-teatro que une movimento, palavra e silêncio para explorar relações humanas, estreia de 22 a 25 de agosto, quinta a domingo, no Teatro Raul Belém Machado (R. Jauá, 80, Alípio de Melo, Belo Horizonte). O espetáculo é idealizado pelo dançarino Bernardo Gondim, que divide a dramaturgia com a diretora Anamaria Fernandes. A criação procura explorar as relações entre Bernardo e seu filho, Manoel, que está dentro do espectro autista. A montagem também perpassa pela conexão com o seu pai, falecido durante o processo de criação deste trabalho, fechando o ciclo entre três gerações: avô, pai e filho. “Aptá” traz experiências de comunicação inerentes ao contexto geracional, da atipicidade de comportamento, marcando o encontro entre o dançarino e seu filho, entre o dançarino e seu próprio pai.

VIENEN POR MÍ

Uma peça escrita por uma travesti com atuação de outra travesti. É assim que a atriz Fábia Mirassos define em poucas palavras “Vienen Por Mí”. O texto da dramaturga chilena Claudia Rodriguez ganha direção de Janaina Leite e é um convite para contestar as autoridades de forma plural e cênica, propondo metáforas que incluem o corpo travesti em diferentes linguagens, como poesia, performance, monólogo e stand-up. O espetáculo cumpre temporada no Teatro II do CCBB BH, de 30 de agosto a 23 de setembro, de sexta a segunda, às 21h. Os ingressos serão vendidos a partir de 15 reais, no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB. Todas as sessões terão acessibilidade em Libras e o programa estará disponível em braille. Após a apresentação do dia 14 de setembro, sábado, acontecerá um bate-papo com a atriz idealizadora Fábia Mirassos e a diretora Janaína Leite sobre o processo  e a trajetória de “Vienen por Mí” no Brasil.

FESTIVAIS

ENTRE – FESTIVAL DAS INFÂNCIAS

Ser uma ponte entre artistas, pesquisadores das artes e das infâncias, e, claro, o público. Esta é a vocação do Entre – Festival das Infâncias. A temporada de 2024 do Festival chega, ainda, com o objetivo de ultrapassar os limites do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e de ampliar os horizontes das artes cênicas. Serão cinco espetáculos que contemplam teatro, dança, música e circo, chegando às ruas com a Invasão de Palhaços, do Grupo Trampulim, em espetáculo gratuito na Praça da Liberdade. E, como fomentar o acesso à arte está em pauta no Entre, os espetáculos no Teatro têm preços populares. 

31/8 – Trampulim para mobilizar (performance em praça pública. Ação de divulgação do programa)
1º/9 – Barbatuques
20/10 – Três Fadas Moribundas
10/11 – Frankinho
17/11 – Sodade  
Ingressos: R$ 30 (inteira)
Classificação: livre

PALÁCIO PARA TODOS

Foto: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado (FCS)/Palácio das Artes, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e dos projetos “Palco Aberto Cefart” e “Dia do Pequeno Artista”, convida para o “Festival Palácio Para Todos”, promovendo acessibilidade e protagonismo das pessoas com deficiência, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, de 22 a 25 de agosto de 2024. As atividades são gratuitas. 

Na programação estão mediações para pessoas cegas ou com baixa visão, com visitas guiadas nas galerias do Palácio das Artes onde estão expostas as obras da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, na quinta, sexta e sábado,  às 14h. Muitos artistas da extensa programação são pessoas com deficiência. Dia 22 de agosto, quinta, tem lançamento de obras com acessibilidade na plataforma CineHumbertoMauroMais, com 65 curtas que  ficarão permanentemente na programação virtual pelo link https://www.cinehumbertomauromais.com/. Ainda dia 22, tem o espetáculo “(in)tensões”, da Cia. de Dança Palácio das Artes, às 18h, nos Jardins Internos do Palácio das Artes;  no mesmo local, às 19h, o jovem cantor Gabriel Cheib, que  tem Síndrome de Down, se apresenta, com seu pai, o violonista Rafael Cheib. E, às 20h,tem o Grupo de Choro do Cefart e cantora Augusta Barna. A programação completa está disponível no site www.palaciodasartes.com.br . 

Outros destaques da programação

Dia 23 de agosto, às 18h, o espetáculo de dança, “Andanças Urbanas”,  que tem uma bailarina cadeirante e um bailarino cego, será apresentado pela Cia Ananda, nos Jardins Internos do Palácio das Artes. Dia 24 de agosto, sábado, dentro do “Palco Aberto Cefart”, “Dia do Pequeno Artista” e, claro, no “Festival Palácio Para Todos”, nos jardins internos, contação de histórias, com Samuel Vitor, que possui TEA (Transtorno do Espectro Autista), às 14h30; programa seguido pelo jogo “Tabuleiro Acessível” e por uma roda de conversa sobre autismo, às 15h30, com duas crianças que têm TEA, autoras de livros e palestrantes sobre o tema. Em seguida, às  17h, se apresenta a banda “New Orions”, cujo vocalista, Davi Lennon, também tem TEA. Ainda dia 24, mas no Teatro João Ceschiatti, às 13h, “Olhando sem olhos” (dança sem o uso da visão), também com a Cia Ananda. Dia 25 de agosto, encerramento do “Festival Palácio Para Todos”, no Teatro João Ceschiatti, às 19h, tem o espetáculo “Corpo Preto Surdo: Nós Estamos Aqui”, produção teatral de e com Marcos Andrade, abordando a experiência de pessoas surdas e ouvintes negras, com o suporte da Língua Brasileira de Sinais (Libras).  Para as atividades no teatro, a retirada de ingressos é uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do Palácio das Artes.

Deixe um comentário