Apresentador estava internado em São Paulo e faleceu neste sábado, 17/8
São Paulo, Brasil, sábado, 17/08/2024. A comunicação brasileira fica em luto. Morre, aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos, um dos maiores ícones da TV. Ele estava internado desde o começo do mês, com broncopneumonia, após infecção por H1N1.
Senor Abravanel (nome de batismo), nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Na adolescência, trabalhou como camelô, onde criou um jeito diferente de se comunicar e vender seu produto. Nos anos 1950, foi locutor na Rádio Nacional, em São Paulo. No início da década de 1960, migrou para a TV Paulista, onde apresentava “Vamos Brincar de Forca”. Na ocasião, ele comprou duas horas da programação da emissora, onde divulgava o “Baú da Felicidade”. Pouco depois, entrou no ar o Programa Sílvio Santos, que passou a liderar o horário de exibição. Em 1965, a TV Paulista foi vendida e se tornou a TV Globo São Paulo, com o programa Sílvio Santos ficando oito horas no ar, ao vivo, aos domingos. Mais de uma década depois, Sílvio sai da Globo e funda a TVS (Canal Estúdio Sílvio Santos), para onde migrou com seu programa. No Rio de Janeiro, a TVS exibia o programa, que era retransmitido para o resto do país pela TV Tupi. Neste período, Sílvio passou a participar de concessões públicas e conseguiu vencer a licitação para criar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, inaugurado em 1981. Recentemente, o Programa Sílvio Santos foi reconhecido pelo Guinnes Book como o mais longevo da TV mundial com o mesmo apresentador.
Na redemocratização do Brasil, Sílvio chegou a almejar a presidência da república. O SBT, emissora fundada por Sílvio, foi responsável por trazer ao país produções icônicas da TV mexicana, como os seriados “Chaves” e “Chapolin’, impossíveis de dissociar da imagem do canal, bem como as novelas que caíram no gosto popular, como “Marimar”, e “A Usurpadora” e as infantis “Carrossel” e “Chiquititas” que, anos depois, ganharam versões nacionais. No começo dos anos 2000, outro sucesso mexicano foi exibido por aqui, ganhando os fãs adolescentes: “Rebelde”.
De tempos em tempos, a emissora também produziu tramas nacionais, como as refilmagens de “Éramos Seis” e “Sangue do Meu Sangue”, que geraram grande repercussão com o público, além das inéditas “Fascinação” e “Amor & Revolução”, com histórias mais maduras, voltadas para o público adulto. O canal também reprisou novelas da extinta Manchete, como “Pantanal” e “Xica da Silva”.
Uma produção estrangeira que marcou época no SBT, ainda em seu começo, foi a minissérie “Os Pássaros Feridos” (1983), exibida em 1985, quando a Rede Globo, principal concorrente, exibia o sucesso “Roque Santeiro”. Na ocasião, Silvio Santos brincou no seu programa com o sucesso das duas produções e disse que as pessoas podiam assistir a Roque Santeiro e, na sequência, mudar para Os Pássaros Feridos. O apresentador afirmou que ele mesmo fazia isso: via na novela da Globo e, na sequência, mudava para sua emissora para assistir à minissérie.
Entre altos e baixos, Silvio conduziu o SBT para os anos 2000. Em 2001, o sequestro do comunicador e de sua filha Patrícia, em agosto daquele ano, parou o país, que acompanhava apreensivo os desdobramentos. Parte dessa história será contada em um filme com estreia prevista para setembro, estrelado por Rodrigo Faro.
O apresentador se afastou do programa poucas vezes e, mesmo em períodos de férias, deixava muito material gravado, de modo que raramente ficou fora do vídeo. Um desses momentos, foi durante a pandemia de COVID, em que ele interrompeu a produção. Após a pandemia, Silvio retomou suas atividades, ficando até 2022, quando passou o comando para a filha Patrícia Abravanel.
Em 2024, o apresentador contraiu o vírus H1N1 e, posteriormente, uma broncopneumonia, que o levou à internação no hospital Albert Einsten, onde faleceu às 4h50 deste sábado, 17 de agosto. De acordo com a família, seguindo um pedido do próprio Silvio, não haverá velório.
REPERCUSSÃO:
Tão logo a morte de Silvio Santos foi confirmada, a repercussão tomou conta da mídia: A Rede Globo interrompeu a programação, que no momento exibia o “É de Casa” e passou a noticiar o falecimento do comunicador. Maria Beltrão dividiu tela com Zileide Silva, do plantão do Jornal Hoje e seguiram com a cobertura até meio-dia e meia, quando entrou a jornal local (em Minas Gerais, o MGTV), devolvendo para o Jornal Hoje às 13h. Por causa da cobertura, foram canceladas as exibições do Globo Esporte, da novela Cheias de Charme e dos programas locais: em Minas, Terra de Minas, Rolê das Gerais e Viver Pra Valer.
Veja o momento em que a programação foi interrompida para dar a notícia:
A família de Silvio Santos, divulgou a seguinte nota:
“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel”
O SBT também divulgou esta nota:
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.
Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão.
Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações.”
Veja o momento em que a programação é interrompida para dar a notícia:
*
Veja outras notas de autoridades, famosos e veículos de comunicação:
Rede Globo:
“O Brasil se despede hoje, com tristeza, de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs”.
Rede Bandeirantes:
“A TV Brasileira perdeu hoje Silvio Santos e está de luto.
Em nome da família Saad e da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão me solidarizo com os seus familiares e companheiros de trabalho do SBT.
Silvio Santos foi o maior comunicador da história da TV Brasileira. Deixa gerações de fãs e de seguidores e um enorme legado que não será esquecido.
João Saad
Presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão”
Rede Record:
Com grande pesar que o Sr. Edir Macedo, sua família, o CEO da RECORD, Sr. Marcus Vinícius Vieira, os funcionários, diretores e colaboradores da RECORD recebem a notícia de que uma parte da história da televisão brasileira se encerrou neste sábado, 17 de agosto de 2024, com a morte de Senor Abravanel. Infelizmente chega o dia que Silvio Santos e seu público se separam.
Em 93 anos de vida, mais de 60 se confundem com a televisão. Silvio Santos foi camelô, animador de circo, locutor e radialista em seus primeiros passos profissionais. E cada um deles parecia destinado a levá-lo para a carreira que o tornaria célebre para todos os brasileiros, a de homem de TV. Porque Silvio Santos não era tão somente apresentador ou proprietário de uma emissora, ele era a TV. Personificando-a como ninguém, Silvio Santos ajudou a moldá-la com seu estilo único e personalista, contribuindo para sua consolidação como a mídia mais importante para o brasileiro em todos os cantos do país.
À toda família Abravanel, aos colaboradores do SBT e brasileiros que por anos o acompanharam, expressamos nosso profundo sentimento de pesar.
Silvio, como você muitas vezes cantou: “Do mundo não se leva nada”. Mas que você leve a nossa gratidão e pelo menos um pouco da alegria que nos trouxe. Por aqui, vamos sempre “sorrir e cantar”…
RedeTV!
Silvio Santos não foi apenas um apresentador. Ele foi um gênio do entretenimento, um visionário e um mestre da comunicação que cativou milhões de lares por décadas. Sua energia, carisma e dedicação foram a força que transformou sonhos em realidade e que ajudou a moldar a história da televisão no Brasil.
Nesta hora de dor, a RedeTV! presta a sua mais sincera homenagem e envia condolências à família, amigos e fãs do apresentador.
Descanse em paz, Silvio Santos. Seu brilho, sorriso e voz jamais serão esquecidos.
TV Aparecida
Nos solidarizamos hoje pelo falecimento de um dos maiores nomes da televisão brasileira, Silvio Santos!
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, e desde então foi um grande exemplo de comunicador!
Nas fotos relembramos momentos em que este grande ícone da TV esteve presente na trajetória da Rede Aparecida de Comunicação, desde a participação do Padre Vitor Coelho no seu programa de 1969 até 2019 quando recebeu das mãos da Direção da TV Aparecida a Imagem de Nossa Senhora Aparecida!
A TV Aparecida deseja que Deus e Nossa Senhora Aparecida o receba com todo carinho e amor, e conforte familiares, colaboradores e fãs!
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, Presidente da República
Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país. Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros, querido pelas suas “colegas de trabalho”, como carinhosamente chamava as telespectadoras. Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da nossa TV, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país.
Ao longo dos anos nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país. Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores e trabalhadoras de suas empresas e fãs pelo Brasil.
GERALDO ALCKIMIN, Vice-presidente da República
Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá, como se fosse parte de nossas famílias. Por isso, hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas “alguém de casa”: de todas as casas. Com uma voz inconfundível, uma simplicidade cativante e um microfone na lapela, Silvio Santos trouxe alegria para milhões de lares brasileiros. Ao longo das décadas, pudemos testemunhar o fascínio da plateia com sua presença. Mais recentemente, ao lado de sua filha, a querida Patrícia Abravanel, percebi que, mesmo ausente durante a celebração dos 60 anos de seu programa, Silvio Santos fascinava, como uma verdadeira lenda. À sua família e seus amigos, os meus sentimentos e as minhas orações, por essa grande perda.
BONINHO, Diretor de TV:
Hoje o Brasil perde o maior comunicador e profissional de televisão. Silvio nos divertiu durante muitos anos, com seu humor, sua alegria e paixão em fazer televisão. Meus sentimentos a família e que continuem levar seu legado tão importante para todos nós.
ANGÉLICA, Apresentadora de TV:
Silvio Santos acreditou em mim e me incentivou a ser mais do que apenas uma apresentadora de TV, mas uma verdadeira comunicadora. Ele abriu portas, me deu oportunidades e, por isso, serei eternamente grata. Seu legado viverá para sempre, não só na televisão, mas no coração de todos que tiveram o privilégio de aprender com ele. Obrigada por tudo, Silvio. Um beijo enorme nos corações de todos os familiares e amigos próximos!
ELIANA, Apresentadora de TV:
(Ao postar uma foto ao lado de Sílvio, ambos sorrindo): É assim que quero me lembrar de você.
Obrigada por todos os ensinamentos.
Descanse em paz, amado mestre.
XUXA, Apresentadora de TV:
Que sua família seja abraçada por Deus e que os corações de vcs sejam acalentados. Nós todos somos muito íntimos do artista Silvio Santos e, por essa condição de fã e admiradora, quero reiterar o respeito pelo artista que ensinou muito, mais muito mesmo, pra todos nós apresentadores e fãs da sua arte.
A música “ Silvio Santos vem aí, tarã tarã rã” vai fazer parte de todos nós brasileiros.
Obrigada por tudo e um beijo carinhoso à família e amigos.
MARA MARAVILHA, Apresentadora de TV:
Silvio Santos meu amor, meu paizão do coração, nunca vai morrer, agora ele foi descansar!
Não é por acaso que hoje é sábado…
No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado “Shabat”) significa “descanso,” “cessação,”repouso” ou “interrupção” é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, pois segundo a tradição hebraica Deus descansou no sétimo dia após completar a criação do universo (Gênesis 2:1-3).
Até logo meu amor, meu PAITRÃO
FAFÁ DE BELÉM, Cantora:
Ele me acolheu como uma filha. Eu tinha 18 anos, chegava de Belém e Silvio acreditou em mim. Fiz participações em seus programas na TV Tupi, na TVS e no SBT. Esse vídeo é do primeiro Teleton, quando ele me chamou e disse que me queria para dar credibilidade ao projeto. Obrigada, “Senhor Televisão”. Obrigada por ter mudado a minha vida. Hoje perdemos o maior comunicador de todos os tempos. Vá em paz, Seu Silvio. O Brasil te amará para sempre!
MARÍLIA GABRIELA, Apresentadora e Atriz:
Adeus, patrão, adeus. Generoso, extraordinário profissional, seu carisma, seu bom humor, sua presença magnética jamais serão esquecidos. Essa a eternidade de um grande homem. Sigo…muito agradecida por tanto.
FÁTIMA BERNARDES, Jornalista e Apresentadora:
Impossível falar de televisão e da história da comunicação no Brasil sem citar o nome dele. Silvio Santos morreu hoje aos 93 anos. Não cheguei a conhecê-lo, mas era como se conhecesse. Tinha o dom de falar com o público. De se fazer íntimo. Construiu um império, mas continuava ser o animador de auditório. Meu carinho pra família e pro seu imenso público.
CELSO PORTIOLLI, Apresentador de TV:
Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande.
Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos.
Descanse em paz, Silvio Santos. Você é e sempre será o maior.
SERGINHO GROISMAN, Apresentador de TV:
(Ao postar um vídeo do Troféu Imprensa): Foram anos convivência com Silvio. Mas hoje quero deixar registrado aqui um dos nossos encontros no Troféu Imprensa. Empresário sério. Comunicador alegre. Do mundo não se leva nada vamos sorrir e cantar.
Meu abraço carinhoso a família
RODRIGO FARO, Apresentador e ator. Intérprete de Silvio Santos no filme “Silvio”, com estreia prevista para setembro:
O Brasil perde hoje o maior nome da televisão brasileira, um gênio da comunicação.
Silvio se foi, mas seu legado será eterno.
Foi assistindo Silvio na TV que eu descobri a minha vocação.
Silvio foi uma inspiração para mim e para todos aqueles que trabalham com comunicação nesse país.
Que honra ter conhecido e aprendido com esse grande artista.
Descanse em paz Silvio.
Meu abraço e meus sentimentos aos familiares, amigos e a toda família SBT.
“Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar”!
