AGENDA CULTURAL: 18 a 24/08/2024

Confira os destaques culturais em cartaz nesta semana

RedaLumi

EXPOSIÇÕES

E se a gente pensasse o esporte a partir dos componentes de cada bola? No país do futebol, o artista Felipe Barbosa investiga a redonda por meio da geometria, pensando na matemática contida para construir este objeto tão familiar.

São estas descobertas que estão em destaque na galeria de arte do Centro Cultural Unimed-BH (Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte) até o dia 1º/9.

Playground, de Felipe Barbosa
Galeria do Centro Cultural Unimed-BH
Data:
 de 17/7 a 1º/9
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h.

*

O nome Yara Tupynambá se tornou, ao longo de 90 anos de idade e sete décadas de carreira, sinônimo da excelência de Minas Gerais nas artes plásticas produzidas no Brasil. A exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”, com curadoria da Fundação Clóvis Salgado, promove uma homenagem à tradição do congado em Minas Gerais, contando com mais de dez obras da série “Catopês”, feita pela artista com base na tradição de sua cidade-natal, Montes Claros. Em cartaz até o dia 25/8.

Exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”

a 25/8 (domingo)

Horários: De quarta a sexta-feira, de 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Local: Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade, s/nº, bairro Funcionários, Belo Horizonte

*

A maior coleção de arte pop e política do Brasil pode ser vista em BH somente até o dia 18 de agosto, quando se encerra a mostra “Política e Vanguarda (1964/85) na coleção Lili e João Avelar” que está em cartaz no Museu Inimá de Paula, com visitação gratuita. São mais de 300 obras produzidas durante o Regime Militar.

O curador da exposição e colecionador, João Avelar, reuniu um conjunto de experiências de vanguarda que emergiram durante a ditadura no país. Ao apresentá-las de forma sistematizada, a exposição sublinha a originalidade da arte brasileira produzida nesse período e a coexistência de suas múltiplas tendências.

Política e Vanguarda (1964/85) na coleção Lili e João Avelar”

Até 18 de agosto de 2024

Horário de visitação: terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 18h30 | quinta das 12h às 20h30 | domingos e feriados das 10h às 16h30

Entrada Gratuita

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro – Belo Horizonte/MG)

*

CINEMA

O Festival Cine Lapinhô, em sua segunda edição, apresenta o Cine Gastrô, um evento que celebra a união da culinária com a magia do cinema nacional. De 17 de julho a 18 de agosto, quatro restaurantes de Lapinha da Serra convidam o público a uma experiência única: degustar pratos inspirados em filmes icônicos do Brasil. O público terá a oportunidade de votar em suas receitas favoritas até 17 de agosto. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento do Cine Lapinhô, no dia 18 de agosto, recebendo o troféu Cine Gastrô e o reconhecimento da comunidade. A programação também conta com oficinas de cinema gratuitas.

Cine Gastrô

Quando: até 18 de agosto

Onde: Lapinha da Serra

Restaurantes participantes:

BISTRÔ LAPINHA – https://www.instagram.com/bistrolapinha/

Endereço: Rua Paraíso, 279 Lapinha da Serra 

Contato: 31982374818

CANTINA BAIANERA – https://www.instagram.com/cantinanovociclo/

Endereço: Rua do Batuque 73 Lapinha da Serra

Contato: 31 97246 1857

Casulo Risoteria e Gelateria –https://www.instagram.com/casulorisoteriaegelateria/

Endereço: Rua Olhos d’água, 01, Lapinha da Serra

Contato: 31 98884-9921


Feito na Lapinha – https://www.instagram.com/feitonalapinha/

Endereço: Rua do Batuque 137 – Lapinha da Serra MG

Contato: 31 984055291

*

Academia Brasileira de Cinema realiza a 8ª Mostra de Filmes Finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024 até o dia 27 de agosto. Os longas-metragens das categorias que concorrem ao Voto Popular serão exibidos gratuitamente em salas de cinemas de 13 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco. A programação está no  site da Academia.

*

Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice chega às telonas de todo o Brasil em 5 de setembro, porém, antes, os fãs poderão se aquecer revivendo o clássico de 1988 também nos cinemas. Entre os dias 15 e 21 de agosto, o primeiro filme, Os Fantasmas Se Divertem, será exibido nos principais cinemas do país, resgatando as trapalhadas e aventuras do fantasma mais engraçado de todos os tempos.

Além disso, a Warner Bros. Pictures acaba de anunciar também que a venda antecipada de ingressos para o novo filme de Tim Burton começará dia 23 de agosto. 

*

7.ª Mostra de Cinema de Fama, que acontecerá de 22 a 25 de agosto de 2024 em Fama, Minas Gerais, homenageia este ano o ator e diretor Fabrício Boliveira, com a exibição do filme “Breve Miragem de Sol”, dirigido por Eryk Rocha. O ator, que tem presença confirmada na cidade mineira, é  o protagonista da nova novela das 7h da Rede Globo “Volta por Cima”. Em 2024, o ator também irá estrear no filme “Mugunzá” e está finalizando sua primeira direção em longa-metragem“Antígona não nasci proódio, nasci pro amor”, com estreia prevista para 2025.

7.ª Mostra de Cinema de Fama

22 a 25 de agosto de 2024

Praça da Matriz

Fama, Minas Gerais

Entrada Gratuita

*

A edição de estreia do Festival Bárbara de Cocais – Cinema e Formação Humana acontece entre os dias 21 e 24 de agosto de 2024, em diferentes espaços situados nos arredores da praça Monsenhor Gerardo Magela, em Barão de Cocais (MG) – e também no Parque Recanto Verde, em Santa Bárbara (MG), municípios que ficam a 98Km de Belo Horizonte.

 Mostra de Cinema

Realizada em uma sala de cinema montada no salão paroquial do Santuário de São João Batista, em Barão de Cocais, a Mostra de Cinema conta com três sessões diárias de quarta a sábado.

As sessões acontecem noSantuário de São João Batista (salão paroquial) – Capacidade: 100 pessoas (sujeito à lotação) (retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria da Rua São Manuel)

Quarta (21/8)

8h “Meu amigo Totoro” (1998), de Hayao Miyazaki            
As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo. Duração: 86 minutos. Classificação: livre.

10h  “Fantasmas” (2010), de André Oliveira Novais

O fantasma da ex. Duração: 11 minutos. Classificação: 12 anos. 

“República” (2020), de Grace Passô

Um xamã descobre que o Brasil é um sonho. Nada da experiência que se tem do país é real e, a qualquer momento, seja lá quem estiver sonhando o Brasil pode acordar – e, assim, tudo o que nós vivemos e conhecemos sobre nossa nação pode acabar. Duração: 15 minutos. Classificação: 12 anos.

“Nada” (2017), de Gabriel Martins

Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e, com ele, o Enem. A escola e seus pais a pressionam para que decida em qual curso se inscrever, mas ela não quer fazer nada. Duração: 27 minutos. Classificação: 12 anos.

20h  “Radical” (2023), de Christopher Zalla

Em uma periferia mexicana contaminada por negligência, corrupção e violência, um professor frustrado experimenta um método radical e inovador para romper a apatia de seus estudantes e despertar sua curiosidade, seu potencial e até mesmo sua genialidade. Duração: 125 minutos. Classificação: 13 anos. 

Quinta (22/8)

8h  “Roda” (2021), de Francis Alys  com Rafael Ortega, Julien Devaux e Félix Blume

Sobre a cidade de Lubumbashi, no Congo, paira o “mampala”: a pilha de escória da mina de cobalto Étoile du Congo, cujas encostas inferiores são hoje vasculhadas por caçadores de lítio que arriscam suas vidas para alimentar o mercado global de baterias. O filme se apoia em contrastes dramáticos: pequenas figuras brilhantes contra a vasta escuridão, como uma criança que mal consegue ver por cima do pneu que luta para empurrar morro acima. No entanto, a canção que as crianças inventaram para resolver problemas pós-industriais, “Empurrando, empurrando”, traz fé a esses jovens carregadores do futuro da República Democrática do Congo. Duração: 9 minutos. Classificação: livre.

“Das crianças Ikpeng para o mundo” (2001), de Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng e Natuyu Yuwipo Txicã

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo a video-cartas de crianças da Sierra Maestra, em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que responda sua vídeo-carta. Duração: 35 minutos. Classificação: livre.

10h  “Últimas conversas” (2014), de Eduardo Coutinho

Último filme dirigido pelo documentarista Eduardo Coutinho. Nele, o cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas, sentimentos e expectativas para o futuro. Duração: 85 minutos. Classificação: 12 anos. 

20h  “Dos 3 aos 3” (2023), de Pablo Lobato

O documentário acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler, onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança. Duração: 70 minutos. Classificação: livre.

Sexta (23)

10h “Que horas ela volta?” (2015), de Anna Muylaert

A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa. Duração: 112 minutos. Classificação: 12 anos. 


14h “Roda” (2021), de Francis Alys com Rafael Ortega, Julien Devaux e Félix BlumeSobre a cidade de Lubumbashi, no Congo, paira o “mampala”: a pilha de escória da mina de cobalto Étoile du Congo, cujas encostas inferiores são hoje vasculhadas por caçadores de lítio que arriscam suas vidas para alimentar o mercado global de baterias. O filme se apoia em contrastes dramáticos: pequenas figuras brilhantes contra a vasta escuridão, como uma criança que mal consegue ver por cima do pneu que luta para empurrar morro acima. No entanto, a canção que as crianças inventaram para resolver problemas pós-industriais, “Empurrando, empurrando”, traz fé a esses jovens carregadores do futuro da República Democrática do Congo. Duração: 9 minutos. Classificação: livre.

Da janela do meu quarto (2004), de Cao Guimarães. 

Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando. Duração: 5 minutos. Classificação: livre. 

Disque Quilombola (2012), de David Reeks, Gabriela Romeu e Renata Meirelles. 

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças. Duração: 13 minutos. Classificação: livre.

A menina espantalho (2008), de Cássio Pereira dos Santos. 

Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler. Duração: 13 minutos. Classificação: livre. 

20h  “Terra deu, terra come” (2010), de Rodrigo Siqueira

Memória e ficção se misturam na história do garimpeiro Pedro de Almeida, um dos últimos conhecedores dos vissungos, cantigas em dialeto cantadas durante os rituais fúnebres do interior de Minas Gerais. Duração: 89 minutos.  Classificação: 12 anos. 

Sábado (24)

10h “Wolfwalkers” (2020), de Tomm Moore e Ross Stewart PARA TODAS AS IDADES

Em uma época de superstição e magia, quando os lobos são considerados criaturas demoníacas, Robyn, uma jovem aprendiz de caçadora, chega à Irlanda com seu pai para erradicar a última matilha. No entanto, ela se torna amiga de um deles. Duração: 103 minutos. Classificação: 10 anos.

16h  “Tomboy” (2011), de Céline Sciamma

Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade. Duração: 82 minutos. Classificação: 10 anos.

19h  PRÉ-ESTREIA: “Oroboro” (2024), de Pablo Lobato

Em um vale cercado por arranha-céus, duas turmas de um colégio vivem processos imersivos ao adaptarem para o teatro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e “A Flauta Mágica”, de Mozart. O filme revela a intimidade das descobertas, dores e alegrias vividas na radicalidade da juventude. Duração: 81 minutos. Classificação: 10 anos.

Atividades Formativas: Palestras e Oficinas

A programação de palestras inclui grandes nomes do pensamento brasileiro: a filósofa, psicanalista e poeta Viviane Mosé, que apresenta “Educação, criação e vontade”; a poeta, dramaturga, ensaísta e professora Leda Maria Martins, com “Nos espirais da formação humana”, e a psicóloga, professora e pesquisadora Virgínia Kastrup, em “Encontros com o cinema: o cuidado e o cultivo do comum”.

As palestras serão realizadas de quarta a sexta, no Cine Rex, em Barão de Cocais, sempre às 18h.

As inscrições para as oficinas são gratuitas, e os formulários já estão disponíveis no Instagram do projeto: @barbaradecocais.

Creche Parental Pública

Sob a condução da artista convidada Graziela Kunsch, a Creche Parental Pública será instalada na área externa do Santuário de São João Batista entre quarta e sábado, permanecendo aberta ao público entre as 9h e as 17h.

*

As linguagens artísticas da dança e do documentário se unem para gerar reflexões sobre a produção de dança no Brasil na mostra “Move Concreto! Dança e Documentário”. O evento, que acontece de forma presencial e online de 09 a 21 de agosto de 2024, apresentará documentários de dança, videodanças e filmes que exploram a dança como protagonista. Realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre e patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, o evento busca explorar a videodança como um campo híbrido, que transcende a mera transposição da dança do palco para as telas. Ao todo são 5 produções que serão exibidas em diferentes espaços públicos de Contagem e no youtube. Além da exibição dos filmes, a Mostra traz bate-papos com os realizadores das produções.

*

CINEMA DO MINAS TÊNIS CLUBE – PROGRAMAÇÃO DE 15 a 21/8:

Sala 01

É assim que acaba – 10:30 e 18:20

Os fantasmas se divertem – 14:00

Meu filho, nosso mundo – 16:20

Armadilha – 20:40

Sala 02

Divertida mente 2 – 10:40 e 14:10

O último pub – 16:10

Família – 15:15 (exceto na segunda-feira, 19/8)

O auge do humano 3 – 20:30 (exceto na segunda-feira, 19/8)

                                    19:30 (apenas na segunda-feira, 19/8, sessão comentada por Bárbara Belo)

*

SHOWS

O espetáculo “Tangos e Boleros – grandes clássicos e suas histórias” retorna ao palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, e desta vez, com a participação especial da atriz e cantora Tânia Alves. A apresentação promete emocionar e trazer à tona as mais belas recordações. Trata-se de um espetáculo cênico musical que leva o público a uma viagem no tempo, resgatando os momentos áureos dos tangos e boleros que marcaram o início do século XX. 

Tangos e boleros convida Tânia Alves
Data: 24 e 25 de agosto
Horário: Sábado às 20h e domingo às 16h
Classificação livre
Ingressos: R$100 (inteira)
Ingressos solidários: R$ 60 (preço único), mediante doação de 1 pacote de fralda geriátrica ou 1kg de alimento não perecível no dia do espetáculo.

*

Uma noite para reviver clássicos importantes da música de raiz do cancioneiro popular com arranjos orquestrais e um toque de música erudita, é o que promete o encontro entre Gabriel Sater e a Orquestra Opus no próximo dia 17 de agosto, sábado, às 20 horas, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

O repertório da noite inclui “Tigre do Rio” (Gabriel Sater), “Noite de Tempestade” (Gabriel Sater/Luiz Carlos Sá), “Amanheceu Peguei a Viola” (Renato Teixeira), “Caçador de Mim” (Luiz Carlos Sá/Sérgio Magrão), “Trindade” (Gabriel Sater/João Gaspar), “Boca do Mato” (Gabriel Sater/Luiz Carlos Sá), “Maria Maria” (Milton Nascimento/Fernando Brant), “Nas Montanhas de Minas” (Gabriel Sater), “Mercedita” (Gabriel Sater), “Nós Dois” (Celso Adolfo), “Tocando em Frente” (Almir Sater/Renato Teixeira), “Nós” (Tião Carvalho), “Marruá” (Gabriel Sater), “Amor de Índio” (Beto Guedes/Ronaldo Bastos) e “Cavalo Preto” (Anacleto Rosas Jr.).

Orquestra Opus convida Gabriel Sater

Data: 17/08/2024, sábado, 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte/MG
Classificação etária: livre. Menores de 14 anos devem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais.

*

Muito distante de qualquer rivalidade que a cada dia fica mais restrita apenas aos campos de futebol, a interação entre brasileiros e argentinos no turismo, na cultura e nas artes sempre ajudou a reafirmar a amizade entre os dois povos. No dia 21 de agosto, quarta-feira, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes será palco de uma celebração que irá resgatar alguns dos maiores símbolos da tradição musical dos portenhos. 

Além dos músicos especialmente convidados para o concerto, participarão as solistas Andreia de Paula e Bárbara Brasil, integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG), e o tenor mineiro Gustavo Eda (atualmente solista fixo no elenco do Teatro Trier, na Alemanha). A regência será de Hernán Sánchez Arteaga, maestro titular e diretor musical do CLMG. Os ingressos para acompanhar “Lírico em Concerto – Noites Argentinas” estão à venda (R$30,00 a inteira e R$15,00 a meia-entrada) na bilheteria do Palácio das Artes e no site da Eventim.

Lírico em Concerto – Noites Argentinas”

Data: 21 de agosto (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria do Palácio das Artes ou na plataforma Eventim

Classificação indicativa: 10 anos

*

TEATRO

“Aptá”, um trabalho de dança-teatro que une movimento, palavra e silêncio para explorar relações humanas, estreia de 22 a 25 de agosto, quinta a domingo, no Teatro Raul Belém Machado, em Belo Horizonte. O espetáculo é idealizado pelo dançarino Bernardo Gondim, que divide a dramaturgia com a diretora Anamaria Fernandes. A criação procura explorar as relações entre Bernardo e seu filho, Manoel, que está dentro do espectro autista. A montagem também perpassa pela conexão com o seu pai, falecido durante o processo de criação deste trabalho, fechando o ciclo entre três gerações: avô, pai e filho. “Aptá” traz experiências de comunicação inerentes ao contexto geracional, da atipicidade de comportamento, marcando o encontro entre o dançarino e seu filho, entre o dançarino e seu próprio pai.

Datas: 22 a 25 de agosto de 2024  

Horários: Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 16h  

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (R. Jauá, 80, Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG) 

Ingressos: R$ 20,00 (inteira); R$ 15,00 (promocional); R$ 10,00 (meia). Disponíveis no Sympla – Link: https://bileto.sympla.com.br/event/96425

Mais informações: @bernardo.gondim

*

O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2244, Lourdes, BH) recebe nos dias 17 e 18/8, sábado e domingo, às 20h e 18h, respectivamente, o espetáculo “O vendedor de sonhos”, da obra de Augusto Cury. O livro homônimo já foi traduzido para mais de 60 idiomas e a adaptação para o teatro é do próprio autor.  

No palco, estarão os atores Mateus Carrieri, Milton Levy, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Bruno Sperança e Guilherme Carrasco. A trama conta a história do personagem Júlio César, que tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato por intermédio de um mendigo, o Mestre, que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos, convidam Bartolomeu, um bêbado boa-praça para a missão de vender sonhos e despertar a sociedade doente. Mas a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.

“O vendedor de sonhos”

Data: 17 e 18 de agosto de 2024
Horário: Sábado, às 20h, domingo, às 18h
Classificação: 10 anos

*

TV

Estreias no Telecine:

Creed III (2023)

No Telecine Premium, dia 17.

Sinopse: Adonis Creed vem colhendo os frutos do sucesso tanto no boxe quanto na sua vida pessoal. Quando um amigo de infância reaparece após um longo tempo preso, um novo desafio pode colocar tudo a perder.

Diretor: Michael B. Jordan

Elenco: Jonathan Majors, Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Wood Harris

Drama| 12 anos | USA | 116’

A Guerra do Amanhã (2021

No Telecine Premium, dia 24.

Sinopse: Um grupo de viajantes do tempo vem de 2051 avisando que o futuro da Terra está ameaçado por alienígenas mortíferos. Agora, Dan Forester e seus aliados são a única esperança para salvar o planeta.

Diretor: Chris McKay

Elenco: Betty Gilpin, Chris Pratt, J.K. Simmons, Sam Richardson, Yvonne Strahovski

Ação | 14 anos | USA | 138’

TELECINE CULT EXIBE ESPECIAL ROBERT DE NIRO

No sábado (dia 17), em comemoração ao aniversário de 81 anos de Robert De Niro, o Telecine Cult apresenta um programa duplo com longas protagonizados pelo astro. Abrindo a programação, às 19h, vem ‘Cassino’, de Martin Scorsese. Na trama, ele faz o proprietário de um Cassino em Las Vegas que, ao entrar em uma crise financeira, passa a desconfiar de sua esposa e parceiros de negócio. Além do astro, o elenco tem Sharon Stone, indicada ao Oscar® de Melhor Atriz por sua atuação no filme.

Às 22h, vem ‘O Franco Atirador’, longa de Michael Cimino que traz para as telas questões latentes nos EUA nos anos 1970, como o impacto da guerra nas vidas das pessoas e o machismo que permeava as relações sociais. Na trama, De Niro interpreta um operário que é convocado para a Guerra do Vietnã — conflito que ocorreu entre os anos de 1954 e 1975. O elenco traz também Meryl Streep e John Savage. Em 1979, o título concorreu a nove categorias do Oscar®, das quais saiu vitorioso em cinco — incluindo a de Melhor Filme.

TELECINE CULT EXIBE ESPECIAL JOSÉ WILKER

Na terça (dia 20), é celebrado os 78 anos de nascimento de José Wilker, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. Para celebrar a sua memória, o Telecine Cult apresenta, a partir das 19h55, um combo duplo com longas estrelados por ele. Abrindo a programação vem ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, dirigido por Bruno Barreto e baseado no livro homônimo de Jorge Amado. Ninguém menos que Sonia Braga assume o papel de Dona Flor, em uma atuação memorável. José Wilker e Mauro Mendonça completam o “trisal” do filme, que é considerado um clássico absoluto do cinema brasileiro.

Depois,às 22h, vem ‘Bye Bye Brasil’, longa de Cacá Diegues que concorreu à Palma de Ouro em 1980. Estrelado por Betty Faria, Fábio Jr. e José Wilker, a história acompanha um trio de artistas que viaja o país levando entretenimento para as pessoas mais pobres. Eles, então, enveredam por uma jornada transformadora.

CANAL BRASIL EXIBE OS CURTAS

“Pequenas insurreições” (2023) (13’)

Horário: Terça, 20/08, às 19h30

Classificação: 12 anos

Direção: William de Oliveira

Sinopse: Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres compartilha experiências, reflete sobre suas vidas e decide fazer um pacto.

“O Último Rock” (2023) (24′)

Horário: Quarta, 21/08, às 19h30

Classificação: 12 anos

Direção: William de Oliveira

Sinopse: Um grupo de jovens negros se reúne para uma festa antes de ficarem em lockdown por causa da covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.

“As Marias” (2023) (17’)

Horário: Quinta, 22/08, às 19h30

Direção: Dannon Lacerda

Sinopse: Vivendo em uma sociedade conservadora, as trigêmeas rompem a barreira da invisibilidade e do silêncio narrando passagens comoventes de suas vidas em Guia Lopes da Laguna (MS), região de fronteira com o Paraguai.

MEGAPIX EXIBE

Especial ‘Fujões Megapix’

Sexta, dia 16, a partir das 19h15.

Fuga Implacável (2012)

Sexta, dia 16, às 19h15. 

Sinopse: Mesmo durante suas férias em família, Will não consegue se desligar do trabalho. Quando sua mãe e irmão são sequestrados, ele descobre que seu pai é um agente da CIA e deve ajudar no resgate.

Diretor: Mabrouk El Mechri

Elenco: Bruce Willis, Henry Cavill, Sigourney Weaver

Ação |14 anos | ESP, USA | 93’

Rota de Fuga (2013)

Sexta, dia 16, às 21h.

Sinopse: Ray Breslin projeta prisões à prova de fugas. Quando é enviado para uma cadeia isolada no meio do oceano, ele precisa encontrar uma brecha que o permita fugir. Para isso, contará com a ajuda de Emil Rottmayer.

Diretor: Mikael Hafström

Elenco: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel

Ação | 14 anos | USA |111’

Rambo – Programado Para Matar (1982)

Sexta, dia 16, às 23h10. 

Sinopse: Rambo, um veterano que ainda sofre com os traumas da guerra é detido pelo xerife ao voltar para o seu país. Forçado a fugir para as montanhas, terá que travar uma batalha contra seus perseguidores.

Diretor: Ted Kotcheff

Elenco: Brian Dennehy, David Caruso, Jack Starrett, Richard Crenna, Sylvester Stallone

Ação | 14 anos | USA | 92’

LITERATURA

Lançamento do livro “Vinho, Azeitona e Éter”

“Este livro nasceu durante uma caminhada no duro solo da realidade. Resultado de observações, vivências e reflexões a respeito da ‘dangerosíssima’ arte de viver e conviver com o turbulento mundo, que oferece poucas chances ao pensar. Apresenta crônicas filosóficas matutadas durante longo período da vida do autor. Retrata visões do mundo, incluindo arcabouço filosófico oferecido pelos antigos gregos, observações em viagens e análise filosófica da tecnologia, a teia que envolve o mundo contemporâneo, tornando-se uma segunda natureza e às vezes entrando em conflito com ela.

22/8

Quinta-feira

19h às 21h

VINHO, AZEITONAS E ÉTER

Autor: José Carlos de Araújo e Oliveira

Classificação:livre

Entrada gratuita

Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG

*

Diversidade de corpos e os desvarios para se manter nos padrões de beleza contemporâneos são apontamentos suscitados em “Barbaridades”, nova publicação da artista Noemi Assumpção que será lançada no dia 25 de agosto, domingo, às 16h, no Museu da Moda – MUMO. “Barbaridades” apresenta obras criadas pela artista a partir de intervenções em bonecas Barbie utilizando diversos materiais para abordar o uso do corpo como produto e as dolorosas modificações sofridas para se encaixar nos padrões estéticos contemporâneos. O evento contará com um bate-papo com a realizadora, projeção de imagens e interpretação em LIBRAS, além da distribuição gratuita de exemplares da publicação. Nos dias 24 e 25 de agosto, a artista ministrará oficinas gratuitas no MUMO para o público realizar suas próprias subversões.

Lançamento da Publicação “Barbaridades”

Data: 25 de agosto de 2023 (domingo)

Horário: 16h

Local: MUMO Museu da Moda – Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte

Classificação: 18 anos

Entrada Gratuita

*

FESTIVAL

No próximo domingo, 18 de agosto, a cidade de Vespasiano se prepara para receber um dia de arte, cultura e criatividade com o Festival Ocupa+. O evento gratuito, que acontecerá na Lagoa do Morro Alto das 9h às 15h, promete uma programação diversificada para todas as idades com exposição, oficinas, música, dança, grafite, piquenique literário, contação de histórias e muito mais. O Festival Ocupa+ é uma iniciativa que busca estimular a qualidade de vida por meio da arte, incentivando a troca de saberes e comunicação entre gerações através de diferentes formas de expressões artísticas. O evento conta com diversos artistas locais na programação.

“Estamos muito felizes em trazer o Festival Ocupa+ para Vespasiano celebrando a diversidade cultural e criando espaços de convívio e interação através da arte e da cultura. Nesta edição, o projeto está contemplando 3 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte: Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo, buscando promover a saúde física e mental, além de vivências artísticas e culturais como fonte de socialização”, explica Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto.

Manhã de arte e cultura

Na abertura do Festival, a partir das 9h, o público será recebido com a exposição “Relicário: Gestos que Encantam”, que celebra a autonomia e a criatividade dos participantes das oficinas de artes visuais do projeto Ocupa+. Às 9h30, Bráulio Soares conduzirá uma Oficina de Capoeira Adaptada onde, através de uma aula divertida e acessível, serão ensinados movimentos de capoeira adaptados para todas as pessoas.

No mesmo horário começa a atividade “Território Lúndico” voltada para o público infantil. Esta ação vai proporcionar vivências lúdicas e criativas a partir de um repertório de brincadeiras da cultura brasileira.

A programação matinal continua com a Oficina de Reciclagem, às 10h, e a Oficina de Dobradura, explorando a natureza com papel, às 10h30. Ainda pela manhã, o público poderá conferir o Sarau de Poesias com Artistas Surdos, marcado para às 10h. Lhay Mendes, jovem surda e exploradora do mundo; Ludmilla Azevedo, jovem surda e bailarina; e Edméia Cupertino, mulher preta e surda, todas moradoras de Vespasiano, se reúnem para um momento sensível, potente e muito poético.

Para os amantes da literatura, o Piquenique Literário, com contação de histórias e oficina de pinturas, será um momento de encantamento às 11h. No Piquenique Literário, enredos e suas personagens ganham vida na voz da contadora de histórias Alessandra Visentin.

Tarde de música, dança e grafite

A tarde começa com um show de Junior Vlasack e Jair Amaral, às 12h, que prestarão uma homenagem aos grandes sucessos do pop e da MPB. Em seguida, às 12h30, o grupo de Dança Urbana do bairro do Morro Alto promete contagiar a todos com sua energia e talento. Coordenado por Joaice Dom, o grupo reúne dançarinos que são jovens atendidos pelo programa Fica Vivo.

Enquanto isso, Evandro Alves e Piero Bagnariol realizarão uma pintura ao vivo com técnicas de grafite, e às 12h50, a Banda Neutrox, com sua seleção de sucessos da “música brega”, garantirá a animação do público.

Encontro de gerações e celebração a Cultura Hip-Hop

A tarde segue com a apresentação de Marcelo Fonseca e Murilo Fonseca, às 13h30. Pai e filho celebrarão a beleza do violino e do acordeon em um encontro musical. Às 14h30, Gabriel Lucas, Yuri Alves e Edgar Ferreira conduzirão uma Oficina de História em Quadrinhos, explorando a fauna do cerrado.

Para encerrar o festival em grande estilo, às 14h10 o coletivo Lombra na Lapa apresentará uma Batalha de MC’s trazendo a vibrante cultura Hip-Hop para o palco da Lagoa do Morro Alto. Lombra na Laga é um coletivo cultural que há mais de 10 anos atua na região de Vespasiano trazendo a cultura Hip-Hop para a periferia, gerando oportunidades para os jovens artistas, e ajudando na formação de Mc’s, DJ’s, Bboys e Grafiteiros.

Festival Ocupa+ Vespasiano

Local: Lagoa do Morro Alto

Cidade: Vespasiano | MG

Data: 18 de agosto, domingo

Horário: 9h às 15h

GRATUITO

Deixe um comentário