O filme é baseado na vida do cão Akita (macho) chamado Hachiko, que viveu no Japão entre 1923 e 1935
O cachorro mostrou uma lealdade a seu dono, o professor universitário de Tóquio chamado Hidesaburo Ueno, que adotou de uma fazenda quando esse ainda era um filhote.
Esta história foi adaptada para cinema diversas vezes, sendo a mais famosa e de maior sucesso comercial no Japão a versão de 1987 intitulada Hachiko Monogatari. A versão cinematográfica norte-americana foi estrelada por Richard Gere e lançada em 2009 com o título de Hachi: A Dog’s Story, em português foi traduzida como Sempre a seu Lado.
O diretor chinês Xu Ang faz algumas mudanças na história original, bem como as versões cinematográficas anteriores. O filme de 2023 se passa na China do início de século XXI onde acompanhamos Hachiko (agora nomeado de Ba Tong) durante um período de 15 anos. Nessa nova edição o cachorro não é adotado em uma fazenda e sim encontrado ainda filhote em uma estrada de um vilarejo abandonado pelo, também, professor universitário Chen Jingxiu (Feng Xioagang), quando esse realizava uma expedição pela universidade.
Jingxiu é um professor educado que vive uma vida confortável, mas monótona e estagnada. Sua esposa, a dona de casa Li Jiazhen (Joan Chen) se incomoda sobre que seu marido poderia estar ganhando mais dinheiro se tivesse o talento e a ambição de se tornar um professor titular. Chen e Li têm um casal de filhos, adolescentes no início da história e ao final do filme já estão casados e estabelecidos profissionalmente.
Li fica chateada ao ver se marido retornado da expedição com cachorro, pois ela tem medo do animal foi mordida por um quando era criança. Jingxiu diz a esposa que vai manter bicho temporariamente até encontrar um lar permanente. O professor se esforça na procura, mas ele rejeita as pessoas que respondem aos anúncios, por vários motivos. Claro, todos nós sabemos que Jingxiu realmente não quer doar esse cachorro e acaba ficando com ele. Jingxiu fica muito apegado a BaTong, tratando o cachorro como seu melhor amigo. Eventualmente, Jiazhen se entusiasma com o cachorro e considera BaTong também um membro da família.
Hachiko é um filme baseado em uma história real, na qual muitas pessoas já devem conhecer e saber como ela vai terminar, mas isso não torna a exibição menos emocionalmente e comovente. No geral, é exatamente o que você esperaria de um filme sobre um querido animal de estimação e como essa família lida com a perda e o luto.
Cotação por Ossos: 10
