Golpes financeiros e crise política
Vamos desbravar hoje o terceiro episódio da série animada Superman, produzida pelos estúdios Fleischer e lançada em 1941.
3º Episódio: Bilhões de Dólares Cia. Ltda
Título Original: Billion Dollar Limited
Personagem criado por: Jerome Siegel e Joe Shuster
Animação de: Myron Waldman e Frank Endres
História de: Seymour Kneitel e Isidore Sparber
Arranjo Musical: Sammy Timberg
Direção: Dave Fleischer
Com as vozes de: Joan Alexander (como Lois Lane), Jackson Beck (como Narrador), Bud Collyer (como Clark Kent/Superman), Jack Mercer e Julian Noa
Duração: 8min, 35seg.
O desenho começa com uma capa de jornal anunciando a maior transferência de ouro já realizada. Passamos, então, a um trem, com policiais e funcionários da Casa da Moeda carregando os vagões de carga com malotes de ouro. Mais a frente, Clark se despede de Lois, lamentando não poder seguir com ela na viagem, porque precisa fazer outra matéria.
O último carro sai da estação e passamos a acompanhar outro veículo, estacionado nas proximidades. Vários homens colocam capuzes e pegam armas. Alguns mecanismos do veículo encobrem sua placa e reforçam a proteção das janelas.

O trem parte da estação e o estranho carro quase atropela Clark, que desconfia. O veículo segue a locomotiva e os homens encapuzados passam para o trem, rendendo a tripulação. Lois percebe a movimentação estranha e resolve investigar. Dois bandidos e dois maquinistas são lançados para fora do trem, deixando Lois sozinha. Os bandidos que estão no carro começam a atirar. Lois pega uma arma para tentar se defender.

O trem segue desgovernado e, ao passar velozmente por uma estação, o agente do tráfego comunica às autoridades. Um aviso chega ao jornal Planeta Diário e Clark parte para salvar a composição.
Um dos bandidos, no entanto, desvia o trilho, planejando jogar o trem desgovernado contra um vagão carregado de explosivos. Cabe perguntar aqui: qual a lógica desta ação? Destruindo o trem, os bandidos não destruiriam também o tesouro? Enfim, o entrave serve para mostrar todo o poder do Superman. Num ato fenomenal, o herói simplesmente desvia os trilhos com as próprias mãos, fazendo com que a composição siga pelo caminho correto.

Os bandidos se assustam ao verem o que aconteceu, mas não desistem de seu plano de destruição: um deles explode a ponte pela qual o trem está passando, lançando os vagões em um penhasco. Superman, mais uma vez, salva a ocasião: ele consegue segurar todo o trem no ar e o leva em segurança (haja criatividade) para o outro lado da ponte, onde os trilhos estão intactos.

Mas bandido bom é aquele não desiste de ser vilão, não é? Os caras, simplesmente, lançam uma bomba na parte da frente do trem. Desta vez, Superman não consegue evitar que o artefato caia no interior da caldeira, mas consegue retirar Lois, antes que a locomotiva vá pelos ares.

Outros vagões desgovernados voltam de ré, mas Superman consegue pará-los. Num último ato de vilania, os bandidos lançam gás lacrimogênio no herói, deixando-o atordoado. Ele perde o controle momentaneamente, mas logo se recupera. Os bandidos ainda tentam atirar nele, mas é em vão. O filho de Krypton consegue levar os vagões carregados de ouro direto para a casa da moeda. A notícia é dada na capa do jornal.

Em suma, este terceiro episódio, embora menor que os dois anteriores, traz muito mais ação e mostra muito mais poderes do homem de aço. Mais uma vez, ele leva os bandidos à prisão e se afasta. Ninguém sabe, ao certo, o que ele é ou de onde vem. Lois ainda se sente atraída por ele e Clark observa tudo como um bom amigo. É a essência pura dos quadrinhos conquistando as telas.

As aventuras continuam…

Um comentário em “SUPERMAN (1941) – 3º episódio”