SUPERMAN (ESTÚDIOS FLEISCHER)

Como o Superman pulou dos quadrinhos para as telonas em 1941

Antônio Pedro de Souza

Décadas antes de Christopher Reeve imortalizar o Homem de Aço nos cinemas, uma animação sofisticada para os padrões da época fez com que a popularidade do herói vindo de Krypton aumentasse consideravelmente. Trata-se de Superman, uma série composta por dezessete episódios produzidos pelos estúdios Fleischer entre 1941 e 1942 e que mostram as aventuras de Clark Kent/Superman, Lois Lane e outros personagens em desenhos animados coloridos, exibidos originalmente nos cinemas – numa era pré-TV.

Aproveitando o sucesso que o personagem já fazia nas tirinhas e revistinhas da DC Comics, os irmãos Max e Dave Fleischer fecharam um acordo para produzir os desenhos, que utilizaram a tecnologia Technicolor, bem como temas atuais ao período, evocando assim os embates da Segunda Guerra Mundial entre os EUA e a Alemanha nazista, os japoneses e outros inimigos.

A partir de hoje, o Projeto Lumi analisa cada um desses episódios, tentando traçar um panorama da época e o impacto dessa animação na cultura mundial.

1º Episódio: O Cientista Maluco

Título Original: Superman

Personagem criado por: Jerome Siegel e Joe Shuster

Animação de: Steve Muffati e Frank Endres

História de: Seymour Kneitel e I. Sparber

Argumento Musical: Sammy Timberg

Direção: Dave Fleischer

Duração: 10min, 25seg.

O primeiro episódio é um dos mais icônicos da animação, contando a trajetória de Superman, desde a explosão de seu planeta natal. Claro, por se tratar de um desenho curto, não temos uma longa introdução como acontece no filme de 1978, mas ainda assim, o narrador nos conta o que precisamos saber sobre Clark Kent/Superman.

Conhecemos a história de Krypton e sua raça mentalmente avançada. Também somos informados de que um importante cientista anteviu um desastre iminente e enviou, em um foguete, seu único filho, para o planeta Terra. Em nosso planeta, a criança foi resgatada por um motorista e deixada num orfanato. Atingindo a maturidade, descobriu seus poderes.

Então, em meio a uma trilha sonora forte, somos convidados a descobrir um pouco mais sobre este ser: “Mais rápido que uma bala. Mais poderoso que uma locomotiva. Capaz de atravessar um prédio em um só salto.”

E aí temos o primeiro conflito a que o Homem de Aço terá de enfrentar: um cientista que promete usar um poderoso raio eletrocutor e aniquilar a cidade à meia-noite. Clark e Lois são chamados pelo chefe do jornal para cobrir a história e tentar descobrir quem está por trás da ameaça.

Lois, no entanto, resolve partir sozinha, deixando os homens preocupados. A jornalista pilota um pequeno avião rumo a um lugar desconhecido. Enquanto isso, numa torre em um local remoto, um corvo observa atentamente o pêndulo de um relógio.

Somos, então, apresentados à figura sinistra do Cientista Maluco. O homem aciona uma série de mecanismos para pôr em prática o seu plano de destruição em massa. Neste momento, no entanto, Lois Lane chega à torre, apresentando-se como jornalista e é capturada pelo vilão.

O homem lança seu poderoso raio em uma ponte, destruindo-a e dando início ao caos na cidade. Assim que os meios de comunicação começam a divulgar o fato, Clark se afasta e diz a frase que se tornaria icônica ao longo da série: “Isto parece um trabalho para o Superman”. Ele entra em uma sala e acompanhamos apenas a silhueta do jornalista se transformando no herói – uma imagem recorrente ao longo dos 17 episódios.

Quando um raio atinge a base do edifício em que fica o jornal Planeta Diário, Superman dá uma amostra do seu imenso poder, conseguindo levantar o edifício com as duas mãos. Em seguida, o herói enfrenta o perigoso raio numa sequência animada de tirar o fôlego.

Superman sucumbe por um breve instante, apenas para recuperar o fôlego e agir com mais destreza. A pressão sobre a máquina de raios é demasiada, fazendo com que os circuitos não resistam por muito tempo, destruindo, assim, a perigosa invenção do Cientista Maluco.

Nos instantes finais antes do colapso, o Cientista e seu Corvo fogem, enquanto Superman resgata Lois Lane. Na saída, Superman captura o Cientista, jogando-o numa cela de prisão. A imagem fica estática, transformando-se numa capa de jornal com a manchete: “Superman captura Cientista Louco”.

O editor-chefe parabeniza Loise e ela atribui a vitória ao Superman, Clark olha para a tela e pisca para o público.

É interessante notar como, nesse primeiro episódio, toda a estrutura do Superman é montada: já sabemos sua origem, sua identidade, bem como sua afeição por Lois Lane. São apenas dez minutos de desenho animado, mas que traz uma imensidão de tramas para que os fãs do herói possam discutir, comentar e, claro, se aventurar.

Enfim, a série só estava começando…

Segundo episódio ->

Um comentário em “SUPERMAN (ESTÚDIOS FLEISCHER)

Deixe um comentário