Crítica: Resistência

Dener Andrade

Resistência é o novo longa-metragem de ficção científica que aborda a IA. A direção é de Gareth Edwards, também responsável por Godzilla (2014) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016). O filme conta com uma pegada de produções antes vistas como: A.I. – Inteligência Artificial (2001) e  Eu, Robô (2004). 

Infiltrado 

Joshua (John David Washington) é um soldado estadunidense que é enviado em uma missão muito importante: se aproximar de uma jovem Maya (Gemma Chan) e tentar, assim, encontrar através dela um “inimigo/traidor da humanidade”. Um chefe da resistência de humanos protege as máquinas, uma vez que foram elas culpadas por uma grande explosão que matou milhares de pessoas, mostrando que tentar colocar os robôs como amigos e até mesmo em lugares de entes queridos que já não estavam mais vivos é um erro, iniciando assim uma guerra contra as máquinas.

Acredita-se que Maya sabe o paradeiro da pessoa que comanda a resistência. No entanto, o que não é esperado é que Joshua e Maya fossem se apaixonar e engravidariam. Porém, depois de um ataque surpresa onde o casal estava, algo terrível acontece com a mulher e seu neném que ainda estava em seu ventre. 

Uma arma que pode mudar tudo

Anos depois, o não mais soldado vive sua vida recolhendo restos de robôs que estavam no lugar onde houve a explosão que mostrou à humanidade que as máquinas não são confiáveis. Ele está com algumas sequelas e recebe uma visita de chefes do exército falando que sua mulher estava viva e sabia onde estava o paradeiro de uma arma que poderia derrotar a “nave” humana que é utilizada como principal arma contra os robôs que ainda resistem por sua existência. Essa arma, no entanto, se parece com uma criança chamada Alphie (Madeleine Yuna Voyles)

Joshua acaba descobrindo algumas verdades por trás do ataque à ilha, o que o faz deixar a robô viva até que tudo seja esclarecido. Esses segredos você só vai descobrir indo ao cinema mais perto de você. 

Minha visão sobre a produção de Resistência 

Vamos lá: o filme é lindo, seu roteiro é muito bom e te faz pensar: Nossa, que legal! Eu já vi isso antes. Mas, não é de forma negativa, é gostoso e me fez ficar pensando em histórias de filmes onde robôs querem dominar o mundo e tudo mais. É bem contado e não me cansou de ficar na sala de cinema. 

A atuação de John e da pequena Madeleine é algo muito bom de assistir. O CGI é lindo e bem feito, o que não seria uma surpresa, já que seu orçamento é de 80 milhões de dólares, eu ficaria muito irritado se o filme fosse feio ou mal feito. O roteiro é bem escrito, tudo muito bem construído. Eu realmente me diverti muito assistindo o filme.

Do mais, eu realmente espero que tenha uma boa experiência no cinema e que goste do filme. 

Até o próximo lançamento. 

Ficha técnica 

Título: Resistência 

Duração: 2h e 13min 

Direção: Gareth Edwards 

Roteiro: Gareth Edwards, Chris WeitzElenco: John David Washington, Madeleine Yuna Voyles, Gemma Chan

Deixe um comentário