Crítica: Noite das Bruxas 

Dener Andrade

Noite das Bruxas é o terceiro filme da franquia que inclui Assassinato no Expresso do Oriente (2017), e Morte no Nilo (2022), todos baseados nas histórias da famosa autora Agatha Christie. O longa chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (14).  A direção é de Kenneth Branagh que também atua como famoso detetive desses três longas. Branagh é reconhecido ainda por outros trabalhos, o mais recente foi por Belfast (2022), onde teve 7 indicações ao Oscar, incluindo melhor diretor e melhor filme do ano

Veneza 

Era uma manhã comum em Veneza (Itália), Hercule Poirot (Kenneth Branagh), nosso adorável detetive, agora aposentado e em busca de seu descanso, é retirado de sua paz por uma visita inesperada. Visita essa de uma velha conhecida, a famosa autora Ariadne Oliver (Tina Fey). Oliver, consegue com que Poirot a acompanhe a uma mansão na noite de Halloween, onde todos acreditavam que o lugar era assombrado pelas crianças que outrora foram deixadas para morrer ali. 

Um farsa, uma assassinato ou suicidio? 

Parece que uma história de terror pode ter causado a morte de uma jovem que havia se suicidado, pulando de sua sacada no mar que era seu terreiro. Uma médium, a Mrs. Reynolds (Michelle Yeoh), vai a até a mansão tentar contatar com a falecida, mas algo acontece durante a sessão. Uma acusação grave é feita, “Eu fui morta, assassino (a).”

O detetive que já não mais exercia suas funções, foi pego com tudo com essa surpresa, e mesmo sem saber se acredita no que é ali falado por Mrs Reynolds, prende todos na mansão proibindo assim a saída de todos ali presente. 

Quem é o assassino(a)? 

Um lugar cheio de suspeitos, uma noite macabra, sons estranhos, vozes de crianças por todos os lados. Meu Deus! Uma tentativa de assassinato, duas pessoas morrem de forma desconhecidas. Quem ou o que está por trás dessas novas mortes? 

Minha visão sobre o longa Noite das Bruxas. 

Primeiro, vou falar sobre a escolha do lugar onde passa a história: é simplesmente lindo e sua fotografia parece um cartão postal, uma propaganda de venha conhecer Veneza, muito lindo. 

O figurino maravilhoso, a maquiagem linda. Apaixonado estou pelo bigode do nosso detetive. 

O roteiro é muito bom, mas o terror não me pegou muito, cenas bem feitas mas não me causaram sustos ou momentos de medo. 

Achei o filme parado, houve momentos em que tive que me espreguiçar na cadeira do cinema, mas isso não é algo que chega a incomodar tanto. 

O suspense por trás é muito bom e quem gosta do gênero, pode ser que mate algumas charadas já na metade do longa. 

O único ponto que me deixou um pouco frustrado foi com a falta do terror, apesar do nome, mas vale ressaltar que a obra é inspirada em textos da Agatha Christie, conhecido exatamente por criar um clima de suspense e entraves policialescos, e não terror explícito. No mais, o filme entrega em carisma, suas piadas, o elenco excepcional. 

Espero que goste do filme e depois venha me contar o que você achou e se você se assustou na cadeira em alguma cena. 

Ficha técnica 

Título: Noite das Bruxas

Duração: 1h e 43min

Direção: Kenneth Branagh

Roteiro: Michael Green, Agatha Christie

Elenco: Kenneth Branagh, Michelle Yeoh, Jamie Dornan

Deixe um comentário