Gran Turismo: De Jogador a Corredor e aquela surpresa marota que entra em cartaz nos cinemas. Talvez o spoiler já esteja no título, mas se você for distraído como eu e só se atentar a primeira parte do título Gran Turismo vai perceber que se trata do famoso vídeo game para PlayStation.
Ao começar a assistir ao filme pensei que se tratava da mais uma dessas adaptações (por vez genéricas e outras vezes caça níquel) de um game para o cinema, mas ao final para meu espanto descobrir que se tratava da história real do jovem Jann Mardenborough, que ao vencer uma série de competições do jogo Gran Turismo, promovidas por uma gigante automobilística, ganha a oportunidade de se tornar um piloto profissional.
O diretor Neill Blomkamp, mais conhecido por seus filmes autorais Distrito 9 (2009) Elysium (2013) e Chappei (2015) aqui nos apresenta um blockbuster que vale a pipoca e o refrigerante. E entretenimento puro com belas cenas de corrida, mas diversa pistas espalhadas por diversos países. Em alguns momentos o diretor usa os próprios recursos do jogo (como por exemplo a de montar o seu próprio carro de corrido) como parte da narrativa, trazendo assim a ideia de estamos jogando junto com Jann. Blomkamp também mescla no enredo os gêneros de ação, drama e esporte.
Além da história em si os destaques do filme vão para as atuações de David Harbour (Stranger Things) e Orlando Bloom (Piratas do Caribe). Harbour assume o ardo papel de mentorar e treinar Jann (Archie Madekwe) rumo a carreira de piloto profissional. Seu personagem também funciona com um guia dentro do filme para os espectadores. Esse segundo atributo para alguns pode ser bastante irritante o até mesmo desnecessário, pois Mardenborough tem um conhecimento intuitivo sobre com pilotar e se portar dentro da pista.
Na pele e de Marketing da companhia automobilística compete a Orlando não só escolher o novo corredor, mas também aquele que performa o melhor tempo nas telas enquanto marca e produto. A atuação de Bloom e bastante pontuada na primeira parte do filme, mas que ao longo do filme vai sendo diluída em momentos específicos da tramo.
A muito os Estúdios de Cinematográficos vem tentando com as adaptações de vídeo games repetir o mesmo sucesso que as Histórias em Quadrinhos vem fazendo ao longo dos anos no cinema. Gran Turismo: De Jogador a Corredor chegas as salas de cinemas para entra nessa corrida dos games que fizeram sucesso nas telonas.
***
Imagem gentilmente cedida por Sony Pictures
