Antônio Pedro de Souza
Delicada comédia brasileira, o filme “Um Dia Cinco Estrelas” explora a forma – e as causas – de como adiamos nossos sonhos.
A personagem central busca realizar a viagem de sua vida, mas os problemas familiares acabam fazendo com que ela adie, mais uma vez, seus planos.
Penalizados com a situação da matriarca, a família decide, mesmo que de maneira metafórica, realizar o sonho da senhora, dando início a uma divertida história repleta de percalços.
O filme não traz nenhuma novidade: já vimos esse tema em longas como “Dez Horas Para o Natal”, por exemplo, mas a dinâmica muda a cada história e é interessante perceber como os personagens vão se desenvolvendo.
A direção é acertada e a produção consegue se esquivar de uma história que poderia cair facilmente no “besteirol”. Há, claro, momentos em que o riso deve rolar solto, mas eles são intermediados por momentos mais sensíveis e reflexivos.
Por fim, vale destacar que “Um Dia Cinco Estrelas” mexe com os sonhos mais íntimos e verdadeiros de cada pessoa e, por isso, consegue essa proximidade com o espectador.
Vale muito a pena conferir.
CRÍTICA: UM DIA CINCO ESTRELAS
